ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Campo Grande terá nomes internacionais em congresso sobre doenças infecciosas

Serão debatidas arboviroses, zoonoses, raiva, leishmaniose, HTLV e outros temas

Por Cassia Modena | 26/08/2025 17:10
Campo Grande terá nomes internacionais em congresso sobre doenças infecciosas
Palestrante na 8ª edição do congresso, também realizada na UFMS (Foto: Divulgação/UFMS)

Campo Grande será a sede do 9º Congresso Centro-Oeste de Doenças Infecciosas, que tem nomes de pesquisadores internacionais na programação. O evento ocorre nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), nos auditórios I e II do complexo multiuso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande sedia o 9º Congresso Centro-Oeste de Doenças Infecciosas nesta quinta (28) e sexta-feira (29) na UFMS. O evento reúne pesquisadores internacionais, incluindo Preety D'Souza (Inglaterra) e Zoraida Fernandez (Venezuela), além de especialistas da Argentina, Índia, Estados Unidos, Canadá e Brasil. O congresso abordará temas como arboviroses, resistência antimicrobiana, zoonoses, raiva, leishmaniose, HTLV e preparação para emergências sanitárias. Voltado para estudantes, profissionais da saúde, pesquisadores e gestores, o evento é aberto ao público. Além de conferências e mesas-redondas, haverá oficinas, apresentação de trabalhos e debates sobre a interseção entre ciência, políticas públicas e saúde. A programação completa está disponível no Instagram @congresso_diern.

O encontro é voltado a estudantes, profissionais da saúde, instituições de ensino e pesquisa e gestores, mas é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse no tema. As inscrições para os interessados em receber certificado, apresentar trabalho e participar de oficinas já terminaram.

Alguns dos assuntos abordados serão arboviroses, resistência antimicrobiana, zoonoses, raiva, leishmaniose, HTLV, infecções fúngicas, vigilância participativa, saúde única e preparação para emergências sanitárias.

Entre os convidados internacionais estão a pesquisadora inglesa Preety D'Souza e Zoraida Fernandez, da Venezuela. Haverá outros da Argentina, Índia, Estados Unidos e Canadá. A programação inclui também gestores públicos, representantes de organizações multilaterais e especialistas brasileiros reconhecidos nacionalmente.

Além das conferências e mesas-redondas, o evento terá oficinas práticas, apresentações de trabalhos e espaços de articulação entre pesquisa, gestão e serviço. A programação completa pode ser conferida na página instagram.com/congresso_diern.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.