ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Capital alerta para perigos de acidentes com escorpiões em janeiro

Segundo a Sesau, foram registrados 1,1 mil acidentes com escorpiões em 2022

Guilherme Correia | 03/01/2023 23:24
Escorpiões coletados em um recipiente. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)
Escorpiões coletados em um recipiente. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Em publicação feita pela Prefeitura de Campo Grande, a médica veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Paula Nogueira, alerta para que moradores da Capital redobrem a atenção para minimizar os riscos de serem vítimas de acidentes com escorpiões.

Neste início de ano, o tempo chuvoso e quente costuma favorecer o aparecimento de animais peçonhentos, sobretudo o escorpião, trazendo perigo aos habitantes da cidade e de vários municípios sul-mato-grossenses.

Estes animais costumam se alojar no esgoto e encanamentos, mas também podem ser encontrados em frestas e rachaduras em paredes e pisos, caixas de passagem elétrica e pluviais, e entulhos e materiais inservíveis acumulados nos imóveis.

“Dessa forma, recomenda-se que ralos e pias estejam sempre fechados quando não estão em uso, a vedação de frestas e rachaduras, e utilização de equipamentos de proteção individual como botas e luvas ao manusear entulhos e lixos. Tomando estes cuidados a gente diminui os riscos de acidentes com estes animais”, disse Nogueira, no site oficial de notícias do município.

A orientação é para que as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Conforme a veterinária, caso os animais sejam encontrados nas casas, os moradores devem isolá-lo em um pote, sempre que possível, e ligar para o CCZ, para identificação da espécie e orientações de manejo. O órgão dispõe de dois telefones disponíveis à população: (67) 3313-5000 e (67) 2020-1796.

Segundo dados do CCZ, em 2022, foram registrados 1.165 acidentes com escorpiões em Campo Grande. O número de ocorrências pode ser ainda maior, considerando que há relatórios que ainda não estão concluídos referente ao último ano.

Nos siga no Google Notícias