ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Capital aluga equipamentos para exame que ajuda no diagnóstico da covid-19

Por R$ 984 mil, município contratou testes de gasometria para UPAs e CRSs

Jones Mário | 09/07/2020 09:54
CRS Tiradentes será um dos equipados com procedimento para exame de gasometria (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
CRS Tiradentes será um dos equipados com procedimento para exame de gasometria (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A prefeitura de Campo Grande vai pagar R$ 984,9 mil pela locação de equipamentos que processam exames de gasometria. O serviço será instalado em seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde).

Usado para medir o pH e as quantidades de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, o teste de gasometria auxilia no diagnóstico da covid-19. A baixa oxigenação na corrente sanguínea pode indicar infecção pelo vírus.

O município abriu licitação para contratar o serviço. O processo teve vencedora a mato-grossense Easy Soluções Diagnósticas Ltda. A empresa deverá fornecer os insumos e materiais de suporte, além da automação dos exames.

O edital de licitação estimou uso de 14.400 kits para exames em período de um ano, com base nas médias de 120 testes por mês nas UPAs e 60 mensais nos CRSs - acrescidos de margens de segurança de 30% e 10%, respectivamente.

Os equipamentos serão instalados nas UPAs Cel. Antonino, Vila Almeida, Universitário, Santa Mônica, Leblon e Moreninha; e nos CRSs Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila II.

A locação será custeada com recursos do Fundo Municipal de Saúde. O contrato com a Easy Soluções Diagnósticas será válido por um ano.

Novo coronavírus - Conforme boletim de ontem (8) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Campo Grande tem 3.729 casos confirmados de covid-19, além de 28 mortes.

Nos siga no Google Notícias