ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Capital libera terceira dose da Janssen para maiores de 18 anos

Vacina está liberada para quem tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses

Ana Oshiro | 21/06/2022 10:43
Frascos do imunizante da Janssen (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Frascos do imunizante da Janssen (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Nesta terça-feira (21) a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) liberou a terceira dose da vacina da Janssen para pessoas acima dos 18 anos. A vacina está liberada para quem tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses.

A liberação na Capital foi realizada depois que o Ministério da Saúde liberou, nesta segunda-feira, o reforço para o público que se imunizou com a vacina da Janssen. Todos que têm 18 anos ou mais podem receber um primeiro, um segundo e um terceiro reforço, dependendo do tempo decorrido desde a dose única recebida. Os que receberam a dose única duas vezes (DU + 1º reforço), devem tomar agora o segundo reforço.

Em Campo Grande mais de 40 locais estão aplicando as vacinas contra covid nesta terça-feira. O atendimento acontece durante todo o dia em horários alternados, conforme os calendários estabelecidos pela Sesau.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Outros imunizantes - Desde ontem, a quarta dose da vacina contra a covid-19 está disponível para toda a população com 40 anos ou mais e que tenha recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Também está disponível a dose para pessoas com 18 anos ou mais que tenham algum imunocomprometimento grave e para trabalhadores da saúde, sempre respeitando o intervalo mínimo de quatro meses.

O primeiro reforço pode ser aplicado em toda a população com 12 anos ou mais, obedecendo o mesmo intervalo, ou em quem tem 18 anos ou mais com imunocomprometimento – para este público é necessário um intervalo de 28 dias da segunda dose.

Quem tem cinco anos ou mais e ainda não recebeu nenhuma dose deste imunizante também poderá tomar a vacina, assim como quem já cumpriu o intervalo recomendado pelo fabricante de cada uma das vacinas.

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira (24) (Foto: Divulgação)
Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira (24) (Foto: Divulgação)

Contra gripe - Até o dia 24 de junho a vacina contra a gripe está sendo aplicada exclusivamente no público prioritário da campanha. Conforme recomendação do Ministério da Saúde a vacina está disponível para as gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Iniciada no começo do mês de abril, a campanha de vacinação contra a gripe imunizou, até o momento, 105.676 pessoas, o que corresponde a 35,79% de todo o público alvo da Capital, um quantitativo muito abaixo da meta estabelecida em 90%.

Desde o início do ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por H3N2, a maioria ocorridos no mês de janeiro, após um surto atípico do vírus no entre o final de 2021 e o início deste ano. A vacina disponível no SUS protege contra três dos principais vírus circulantes, o H1N1, H2N3 e Influenza B.

Nos siga no Google Notícias