A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

20/04/2013 11:41

Capital tem 9 mil buracos; operação "tapa-buracos" só fechou 3 mil

Zemil Rocha
Veículo chega perto de buraco na avenida João Arinos, no bairro Cidade Jardim (Foto; Vanderlei Aparecido)Veículo chega perto de buraco na avenida João Arinos, no bairro Cidade Jardim (Foto; Vanderlei Aparecido)

As chuvas e os desgastes naturais de pavimento já abriram, em Campo Grande, cerca de 9 mil buracos nas ruas e avenidas, segundo estimativa do titular da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), engenheiro Semy Ferraz. “Nós já tampamos 3 mil buracos, mas faltam ainda 6 mil”, informou o secretário.

O cálculo de Semy Ferraz é baseado na estimativa de que a Capital tem três buracos por quilômetro de via urbana. Como o município possui 2.800 quilômetros de ruas e avenidas pavimentadas, chega-se a quase 9 mil buracos, ou mais exatamente 8.400.

Alguns dos buracos, segundo Semy, eram na verdade “crateras”, como a da Rua Panambi Vera, onde um carro foi engolido em janeiro dese ano. O fato chegou a ser divulgado pela imprensa nacional e levou a prefeito Alcides Bernal a pagar uma indenização de R$ 12 mil ao dono do veículo.

Também chegou a ser interditada a avenida Marechal Rondon, onde se abriu uma cratera na pista que demanda ao centro da cidade, deixando-a intransitável no trecho próximo da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado por quase uma semana.

Outro grande estrago provocado pelas chuvas e que igualmente provocou interdição aconteceu na rua Ezequiel Ferreira Lima, esquina com o prolongamento da Ernesto Geisel, no Aero Rancho. A ponte do Caic teve de ser interditada para a realização de obra.

 

Moradores improvisaram tapa-buraco na Vila Ieda (Foto: Divulgação)Moradores improvisaram tapa-buraco na Vila Ieda (Foto: Divulgação)
Morador vê cada cratera nas ruas da cidade (Vanderlei Aparecido)Morador vê cada cratera nas ruas da cidade (Vanderlei Aparecido)

No Jardim Seminário, metade da pista de uma das ruas foi levada pelas águas, devido a transbordando com rompimento da tubulação. “Lá tivemos que colocar um tubo grande, maior”, informou Semy Ferraz.

A situação da baraqueira na cidade tem gerado protestos dos moradores de Campo Grande e anedotas via Facebook, onde há até uma página com o nome “Tire uma foto do seu ‘buraco’”.

O próprio secretário Semy Ferraz cita uma estória que é contada entre os funcionários, de que um servidor se deu ao trabalho de contar os buracos de uma grande avenida da Capital. “Dizem que ele encontrou 326 buracos na Av. Guaicurus”, disse o secretário Semy. A Avenida Guaicurus tem 10 quilômetros de extensão, indo do macroanel do Itamaracá até perto do bairro Aero Rancho, passando por vários bairros, como Universitário, Colibri e Rouxinóis.

O trabalho de tapar buracos, segundo Semy, é inglório. “Você tampa e vem a chuva e abre mais seis buracos”, justificou o secretário. “Em abril teve um período que não pudemos fazer nada, porque tivemos sete dias chovendo direto na cidade”, finalizou.

Buraco causa terceiro acidente e moradores protestam na Vila Carlota
Um buraco na rua Dinar provocou o terceiro acidente envolvendo motociclistas na noite deste sábado (13) na Vila Carlota, em Campo Grande. De acordo c...
Eventos de Natal, inauguração de igreja e obras interditam 9 ruas na Capital
A Agetran (Agência Municial de Transporte e Trânsito) informa que pelo menos 9 ruas terão o tráfego impedido neste domingo (17) em Campo Grande. O fe...


Pelas ruas da Vila Planalto temos o orgulho de apresentar além de buracos lixo nas calçadas por moradores que jogam nas casas dos vizinhos e provocam brigas. Se fossem só os buracos até dava para acreditar agora temos ainda falta de médicos, enfermeiros, vereadores e faltam até corruptos para roubarem. Uma vergonha a mãe do prefeito morar num bairro que hoje completa 111 dias desgoverno sem assistência nenhuma, isto por que a casa da mãe dele custou mais de R$ 400mil e na rua dela tem um buraco a cada 10 metros. Queria saber como faz para reduzir o IPTU quando não recebemos de volta os tapa buracos e saúde nos postos? Alguém saberia dizer como reduzir ou não pagar por aquilo que não temos ? Senhores vereadores diminuam teus salários e parem de fazer papel de idiotas com o povo.
 
Danielle Espindola em 21/04/2013 18:05:36
Os buracos de Campo Grande foram feitos para estragar com a chuva. Afinal de contas, não dá lucro fazer asfalto bom.
 
Cleberson Costa Silva em 21/04/2013 10:33:35
Ué não estou entendendo, o atual prefeito em sua campanha disse claramente que iria acabar com os tapas buracos, que isso era pra privilegiar empreiteiros, e que iria implantar novos asfaltos na cidade. Como se vê, mais uma mentira entre tantas que ele praticou em sua campanha e que não cumpriu, e neste caso faz pior, deixa a cidade toda esburacada, mostrando sua incompetência em administrar a cidade.
E ainda tem acéfalo que o defende.
 
Jefferson Fonseca em 21/04/2013 06:05:06
essa ação de 'tapa buracos ' não adianta nada tem que recapear tudo de novo Prefeito Bernal
 
fabio leão em 21/04/2013 02:38:12
Quem ta contando? Esquecerao de contar na minha rua...
 
Ailton J. Branco em 21/04/2013 00:02:23
Acho que deve ter uns 90.000 buracos em vez de 9 mil. Tres buracos por kilometro? Só isso? Mesmo aqui em Caranda, a ruazinha de nem 300 metros onde moro já tinha uns 8 buracos... (e alguns bem grandes, tipo 30 cm de profundidade e da largura da via INTEIRA. Fecharam sexta). E 326 na Guaicurus também é bem mais que 3 por km, né?
O que dá revolta é ver que asfalto em Alemanha resiste guerras, em Japão resiste terremotos, e no mundo desenvolvido se projeta 20 anos de vida util, mas aqui CADA ANO o asfalto fica intransitável. Só por causa da chuva? Bom, Inglaterra, Irlanda e Holanda também tem muita chuva. Alguem quer ver como esta o asfalto lá? Muito melhor! E não, essa buraqueira infelizmente não é a culpa do Bernal. É a culpa de quem fez o serviço, caso isso faz menos que 15 anos atras!
 
Marcos da Silva em 20/04/2013 22:27:53
Hiii Esse buracos são Da época Ainda Do Dinossauros, Sempre Existiu, isso Pq O antigo Prefeito Foi Um Exceler Prefeito...Kd Os defensores deles..
Culpa ele agora.
Ninguém Culpa fala nd agora Né..
 
Fábio Souza em 20/04/2013 18:46:36
9 mil buracos, nada era 18 mil, so que emendaram uns aos outros por isso fico somente 9 mil!
CAMPO GRANDE NÃO TEM BURACO, CAMPO GRANDE NÃO TEM É ASFALTO!
 
Anderson Silva em 20/04/2013 18:28:53
Só 9.000 buracos ? Aqui em Dourados temos quase 200.000 buracos, para cada habitante 01 buraco e a previsão que até 2.043 estejam todos tapados !
 
Alberto Bento em 20/04/2013 16:47:00
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quem contou esses buracos ????????
 
edmar matos em 20/04/2013 15:02:19
esses buracos da Av. Guaicurus a maioria é da BR ao itamaracá, esta péssimo, estraguei o carro ali, e agora tenho que consertar, que pouca vergonha.....
 
Lucilene Fegruglia Dos Santos Buzaneli em 20/04/2013 14:13:43
Obrigado prefeito Nelsinho. Pelo asfalto de qualidade que vocês deixaram para nós, afinal foi de graça né??? Tal como a saúde, e a educação! Lamentável!!!!!
 
João Batista em 20/04/2013 13:52:26
so tem um porem esses tampa buraco nao sabe tampa buracos, estam precisando de um engenheiro de verdade, que saiba fazer o servico pois e de pessima qualidade, quando nao deixa fundo deixa alto d+....vamos comecar a fazer direito pois o dinheiro do povo nao e capim...
 
luiz carlos em 20/04/2013 13:39:11
so tem um porem esses tampa buraco nao sabe tampa buracos, estam precisando de um engenheiro de verdade, que saiba fazer o servico pois e de pessima qualidade, quando nao deixa fundo deixa alto d+....vamos comecar a fazer direito pois o dinheiro do povo nao e capim...
 
luiz carlos em 20/04/2013 13:38:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions