Caravana da Advocacia Pública debate inovação e uso da IA em Campo Grande
MS é o terceiro estado do país a sediar encontro sobre modernização e cooperação institucional

Campo Grande recebe nesta semana, entre quarta-feira (3) e sexta-feira (5), a Caravana de Inovação da Advocacia Pública, promovida pela AGU (Advocacia-Geral da União) em parceria com a PGE (Procuradoria-Geral do Estado). Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do país a sediar o evento, que tem como foco inovação, uso de inteligência artificial e cooperação institucional.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O encontro acontece no Bioparque e reúne representantes da União, do Estado e de municípios sul-mato-grossenses em palestras e oficinas voltadas à modernização da advocacia pública.
- Leia Também
- Prazo para relatório final da CPI do transporte público é prorrogado por 30 dias
- Lançada licitação para definir quem vai administrar a Vila dos Idosos
A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, destacou que o momento exige integração entre as instituições para adaptar estruturas e promover uma mudança cultural na forma de atuação da advocacia pública.
“O momento é de mudança, então nada mais oportuno que modernizarmos nossas estruturas e atuações. Quando me deparei com a integração entre o Laboratório de Inovação da AGU e o da PGE, compartilhando isso com outras instituições do sistema jurídico, com a Justiça e com os municípios, me encorajei na certeza de que estamos avançando de forma estratégica para entregar um trabalho ainda melhor”, afirmou.
Mato Grosso do Sul foi escolhido como sede da primeira edição da caravana no Centro-Oeste. O formato do projeto é híbrido: a primeira etapa ocorreu em agosto, de forma digital, com webinários sobre inovação jurídica e transformação digital; já a fase presencial acontece agora em Campo Grande.
O procurador-geral da União, Bruno Portela, explicou que a escolha de MS se deu pelo protagonismo do Estado em políticas de inovação.
“A ideia é trabalhar com problemas reais e buscar soluções para a gestão pública. Durante esses três dias, vamos ter capacitação, compartilhamento de conteúdos e serviços, além de desafios práticos”, ressaltou.
O evento de abertura também contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), que reforçou a sintonia da iniciativa com os eixos estratégicos do governo estadual.
“Integração, capacitação, uso de novas ferramentas, como jurimetria e inteligência artificial, além de legal design, dialogam diretamente com a visão que temos para o futuro da gestão pública em nosso Estado: mais eficiência, mais transparência e mais proximidade com a cidadania”, destacou.
As caravanas são o primeiro projeto nacional da AGU após o órgão ser reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação), modelo institucional que permite utilizar instrumentos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, como arranjos para viabilizar pesquisa e inovação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.