Presidentes da OAB e do STJ discutem criação de novas varas federais no Estado
Visita integra uma agenda de aproximação com entidades da advocacia e da magistratura
O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do CJF (Conselho da Justiça Federal), ministro Herman Benjamin, esteve em Campo Grande nesta quinta-feira (28) para uma visita institucional à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Ele foi acompanhado pelo ministro Paulo Sérgio Domingues, também do STJ, e pelo desembargador federal Carlos Muta, presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A comitiva foi recebida pelo presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, pela vice-presidente Marta do Carmo Taques, além de dirigentes da entidade, entre eles Luiz Renê Gonçalves do Amaral (secretário-geral e corregedor-geral), Letícia Arrais Miranda Guimarães (secretária-geral adjunta), Fábio Nogueira Costa (diretor-tesoureiro), Mansour Elias Karmouche (conselheiro federal e membro honorário vitalício) e Alexandre Ávalo Santana (conselheiro federal).
Durante o encontro, Bitto Pereira destacou a relevância da presença do presidente do STJ e reforçou a demanda da advocacia sul-mato-grossense. “Essa foi a primeira visita oficial do presidente do STJ à OAB/MS. Reiteramos o pleito pela criação de novas varas federais em nosso Estado e estamos esperançosos de que esse pedido seja atendido.”
Herman Benjamin afirmou que a visita integra uma agenda de aproximação com entidades da advocacia e da magistratura. Segundo ele, a intenção é conhecer de perto os desafios locais e avaliar a necessidade de expansão da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul.
“O objetivo é estar presente em um dos estados que mais cresce no país, conhecer os problemas que desafiam o Judiciário e, no caso da Justiça Federal, visitar locais onde pretendemos criar novas varas. Queremos que essa iniciativa seja um cartão de visita da magistratura federal brasileira”, disse.
Também participaram da agenda o juiz federal Erivaldo R. Santos, auxiliar da Presidência do CJF; o juiz federal Otávio Port, auxiliar da Corregedoria-Geral do CJF; o juiz federal Caio Castagne Marinho, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil); a juíza federal Monique Marchioli Leite, diretora do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul; o juiz federal Fernando Nardon Nielsen, auxiliar da Presidência do TRF3; e o juiz federal Ney Gustavo Paes de Andrade, presidente da Ajufems (Associação dos Juízes Federais de Mato Grosso do Sul).