ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Carretas e ônibus realizam exames de prevenção do Câncer de mama no Estado

Juliana Brum | 24/10/2015 11:23
ônibus viaja para o interior levando o que há de mais moderno em tratamentos de prevenção ao Câncer ( Foto - Divulgação/ Assessoria de Imprensa)
ônibus viaja para o interior levando o que há de mais moderno em tratamentos de prevenção ao Câncer ( Foto - Divulgação/ Assessoria de Imprensa)

Tanto na Capital quanto no interior mulheres podem realizar programas gratuitos que incentivam os exames preventivos do Câncer de mama.

Na Capital a unidade móvel da Carreta do Hospital do Câncer de Barretos realiza serviços de prevenção através da mamografia e exames preventivos como exames de colo do útero. Cada semana a carreta está em um bairro segundo um cronograma planejado em conjunto com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Outro serviço oferecido voltado para o interior do Estado é o “Ônibus da Saúde” desenvolvido pela Cassems, em parceira com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão, equipada com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos que aos finais de semana visitam os municípios parceiros da instituição do interior. O programa tem como objetivo levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso, no caso os exames são voltados para as mulheres.

Em quatro anos de funcionamento do ônibus, o Programa de prevenção ao Câncer funciona com foco no diagnóstico precoce, onde contabilizou até junho de 2015, o atendimento de mais de 22 mil pessoas em 72 dos 79 municípios do Estado, destas 2 mil estão em tratamento.

Ele viaja aos finais de semana aos municípios que apresentam um número elevado de mulheres que não fazem os exames preventivos regularmente.

O ônibus estará na Capital no sábado (28), às 19h, no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco) durante o lançamento do livro que contará a trajetória do ônibus nestes 100 dias de existência do programa.

Segundo o diretor presidente da Cassems,Ricardo Ayache, o lançamento do livro que registrou as 100 viagens é uma homenagem ao outubro Rosa, mês em que destaca a importância da prevenção ao Câncer de Mama.

"Sem dúvida alguma esta ação é uma forma de chamar a atenção para a importância da realização dos exames de prevenção. Inclusive no dia do lançamento do livro cada participante terá o direito de indicar três pessoas para realizarem os exames no ônibus móvel de forma agendada" explicou o presidente e médico cardiologista Ricardo Ayche.

Nos siga no Google Notícias