ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Casa da Mulher Brasileira passa a fazer exame de corpo de delito

A expectativa é de que os exames já sejam realizados neste ano, em parceria com o Governo do Estado

Viviane Oliveira | 14/01/2021 09:58
A Casa da Mulher Brasileira fica na Rua Brasília, no Jardim Imá (Foto: Henrique kawaminami) 
A Casa da Mulher Brasileira fica na Rua Brasília, no Jardim Imá (Foto: Henrique kawaminami)

A Casa da Mulher Brasileira vai passar a fazer exame de corpo de delito (prova fundamental para esclarecer crimes) em vítimas de violência doméstica. Atualmente, o serviço é oferecido apenas no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal). A expectativa é de que os exames sejam realizados ainda neste ano, em parceria com o Governo do Estado.

“Temos uma central de transporte na Casa da Mulher, que tem prestado apoio à vítima para se deslocar ao Imol em determinadas situações. Porém, concluímos que se esse atendimento for prestado no local, a mulher terá acesso a realização do exame de forma mais rápida e efetiva”, explicou a superintendente da Casa da Mulher Brasileira, Tai Loschi. O procedimento é fundamental para o inquérito policial e a instrução processual.

O ano de 2020 registrou um aumento expressivo nos casos de feminicídio em Campo Grande. Dados levantados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) apontam que, somente na Capital, 11 mulheres foram assassinadas entre o dia 1º de janeiro ao dia 15 de dezembro, seis a mais do que no mesmo período de 2019.

“No ano passado foi assustadora a quantidade de feminicídios não só na nossa cidade, mas no mundo todo. Sabemos que a pandemia potencializou os crimes contra as mulheres, porém, ainda não sabemos como. Por isso, fazemos um alerta às mulheres para buscar ajuda antes que seja tarde demais. Aqui em Campo Grande a Casa da Mulher Brasileira oferece diversos serviços essenciais às mulheres vítimas de violência”, disse a superintendente.

Nos siga no Google Notícias