Russell conquista pole e Bortoleto larga em 10º na abertura da temporada da F1
Britânico lidera dobradinha da Mercedes em Melbourne; brasileiro fica fora do Q3 após problema com a Audi
A temporada 2026 da Fórmula 1 começa com domínio da Mercedes no grid de largada do GP da Austrália. O inglês George Russell garantiu a pole position ao registrar a melhor volta da classificação no circuito de Melbourne, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto ficou com a décima posição após enfrentar um problema mecânico durante a sessão.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Mercedes dominou a classificação para o GP da Austrália, primeira etapa da temporada 2026 da Fórmula 1. George Russell conquistou a pole position com o tempo de 1m19s507, liderando uma dobradinha da equipe com Andrea Kimi Antonelli em segundo lugar. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi F1 Team, largará em décimo após enfrentar problemas mecânicos no Q3. O atual campeão Max Verstappen sofreu acidente no Q1 e largará em 20º. A corrida acontece neste domingo, no circuito de Albert Park, em Melbourne.
Russell anotou o tempo de 1m19s507 na madrugada deste sábado (7), assegurando o primeiro lugar no grid para a etapa que abre a temporada. O piloto puxou uma dobradinha da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team com o jovem Andrea Kimi Antonelli em segundo lugar. A terceira posição ficou com Isack Hadjar, que fez sua estreia na Red Bull Racing já entre os três primeiros.
A corrida será disputada na madrugada deste domingo (8), a partir de 0h15 (horário de Mato Grosso do Sul), no tradicional circuito de Albert Park, em Melbourne.
Representando a Audi F1 Team, Bortoleto foi o único piloto da equipe a alcançar o top 10 do grid. O brasileiro começou a classificação em bom ritmo no Q1, chegando a registrar o melhor tempo provisório da sessão e avançando ao Q2 na décima colocação, à frente do companheiro de equipe Nico Hülkenberg.
No Q2, repetiu o desempenho e garantiu novamente o décimo lugar, avançando para a fase final da classificação. No entanto, ao retornar aos boxes, o carro apresentou uma quebra e o piloto acabou parando na entrada do pit lane. Bortoleto precisou ser empurrado por fiscais até a garagem e ficou fora do Q3, o que o deixou sem tempo registrado na última parte da disputa.
Mesmo com o problema, o brasileiro assegurou a décima posição no grid de largada para a corrida de domingo.
Após treinos livres em que rivais chegaram a se destacar, a Mercedes confirmou a força na sessão classificatória. A equipe dominou a disputa, mesmo com momentos de competitividade de equipes como a McLaren e a Scuderia Ferrari.
A Ferrari, inclusive, iniciou a classificação com estratégia diferente ao colocar pneus médios nos carros de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, o que foi suficiente para ambos avançarem ao Q2.
Com o resultado, Russell chegou à oitava pole position da carreira na Fórmula 1. O desempenho também encerrou um jejum de seis grandes prêmios desde a última vez em que o britânico havia largado da primeira colocação, no GP de Singapura, disputado em outubro do ano passado. Esta foi ainda a primeira pole do piloto na etapa australiana, prova em que já soma dois pódios, mas ainda não conquistou vitória.
A Red Bull teve motivos para comemorar e também para se preocupar na classificação. Enquanto Hadjar garantiu a terceira posição no grid, o atual campeão Max Verstappen sofreu um acidente ainda no Q1 e largará do fundo do pelotão.
Além da batida do piloto holandês, a sessão também registrou problemas com carros da Williams Racing e da Aston Martin F1 Team. A própria Mercedes também teve um contratempo quando Antonelli deixou os boxes com uma peça ainda presa ao carro.
Grid de largada do GP da Austrália
- George Russell (Mercedes)
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
- Isack Hadjar (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Arvid Lindblad (Racing Bulls)
- Gabriel Bortoleto (Audi)
- Nico Hülkenberg (Audi)
- Oliver Bearman (Haas)
- Esteban Ocon (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Alexander Albon (Williams)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Sergio Pérez (Cadillac)
- Valtteri Bottas (Cadillac)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Carlos Sainz (Williams)
- Lance Stroll (Aston Martin)


