ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Casal recebe indenização por não conseguir embarcar em voo lotado

A companhia aérea vendeu mais passagens que o número de assentos e por isso foi condenada a reparar os danos aos clientes

Geisy Garnes | 30/06/2020 14:39
A decisão é do juiz Juliano Rodrigues Valentim, da 3ª Vara Cível de Campo Grande (Foto: Paulo Francis/ Arquivo)
A decisão é do juiz Juliano Rodrigues Valentim, da 3ª Vara Cível de Campo Grande (Foto: Paulo Francis/ Arquivo)

Casal de Mato Grosso do Sul receberá pagamento de indenização e danos morais por não conseguir embarcar em viagem para África após a companhia aérea vender um número de passagens maior do que o número de assentos no avião. A decisão é da 3ª Vara Cível de Campo Grande.

Conforme o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o casal garantiu as passagens com seis meses de antecedência, com saída de São Paulo no dia 12 de novembro de 2018 e retorno no dia 23 de novembro. Ainda assim, ao tentarem efetuar o check-in, foram informados que havia ocorrido "overbooking", quando a venda ou reserva de bilhetes ou passagens fica acima do número de lugares realmente disponíveis na aeronave.

Sem terem como embarcar, precisaram esperar a companhia aérea verificar a disponibilidade de voos em outras companhias. Embora tenha sido constatado a existência de lugares em outro avião, o casal não foi autorizado a viajar porque a “empresa não teria "caixa" para bancar as passagens.

Por conta disso, as passagens emitidas para o dia seguinte e o casal encaminhado para um hotel em Guarulhos. Ao chegaram no local, no entanto, foram avisados que não havia vagas e eles precisavam voltar ao aeroporto e reservar outra hospedagem.

No dia seguinte conseguiram embarcar, mas tiveram novos problemas. A companhia havia colocado outras pessoas nos assentos reservados por eles e por isso foram acomodados na saída de emergência, local em que deveria ser proibido para passageiras grávidas, como era o caso da mulher na época.

A mesma situação de overbooking aconteceu na volta e por isso o casal precisou alterar todo o cronograma da viagem. Eles perderam voos, diárias de hotéis e até mesmo aluguel de carro, por isso entraram com o pedido de reparação na justiça.

Em sua defesa, a companhia afirmou que overbooking não é ilegal e sim uma prática regulamentada para equilibrar transporte aéreo nacional e internacional denominada e evitar "no show", que ocorre quando o passageiro faz a reserva, bloqueia assento e não comparece no embarque. Relatou também que não mediu esforços para solucionar os problemas.

Em decisão, o juiz Juliano Rodrigues Valentim ressaltou que mesmo o overbooking sendo uma prática constante das empresas aéreas, é certo que a conduta, “sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor” configura falha na prestação do serviço. Motivo que configura responsabilidade da transportadora na reparação dos danos ocasionados.

“De mais a mais, houve manifesta violação aos termos do contrato de transporte, segundo o qual o transportador tinha o dever de transportar os autores nas datas e horários avençados, salvo força maior ou caso fortuito, o que sequer foi alegado”, completou o magistrado.

Depois de análise dos documentos e extratos do cartão de crédito e constatação de gastos resultado dos atrasos, determinou pagamento de R$ 10 mil de danos morais a cada passageiro, além de indenização de R$ 2.359,23 de danos materiais.

Nos siga no Google Notícias