ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Celebração e procissão de Corpus Christi deve reunir 15 mil na Capital

Lúcio Borges | 02/06/2015 21:27
Tapete será montado ao longo da Rua 14 de Julho. (Foto: Arquivo/João Garrigó)
Tapete será montado ao longo da Rua 14 de Julho. (Foto: Arquivo/João Garrigó)

A tradicional comemoração da Igreja Católica de Corpus Christi, com celebração e procissão no centro de Campo Grande, deve reunir na tarde desta quinta-feira (4), cerca de 15 mil fieis. A participação é programada e estimada com a presença das 44 paróquias da Arquidiocese da Capital, que organiza toda a data religiosa, com as comunidades de cada bairro. Os fieis se preparam há dias para a data que tem a confecção do tapete ornamental por onde passa a procissão do cálice com a Eucaristia, o Santíssimo Corpo de Cristo.

O dia tem uma programação especial que leva os fieis, de crianças a idosos, de liderança comunitárias aos religiosos (padres e bispos) a se envolverem em ações de preparo para a Missa, como em visita a entidades hospitalares e assistenciais, e, arrecadação de donativos. A data religiosa inicia-se logo pela manhã, a partir das 7h, com a montagem dos tradicionais tapetes temáticos ao longo da Rua 14 de Julho, a partir da Avenida Mato Grosso até a Fernando Corrêa da Costa – em frente ao Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho.

Conforme programa divulgado pela Arquidiocese, também pela manhã, até as 12 horas, será realizada a visitação do Santíssimo a alguns hospitais e clínicas da Capital. O ritual religioso passará pelos hospitais Regional, HU, Santa Casa, Maternidade Cândido Mariano, Proncor, Clínica Campo Grande e Hospital da Criança, dentre outros. As visitas serão realizadas pelo arcebispo metropolitano, dom Dimas Lara Barbosa, pelo bispo auxiliar dom Janusz Marian Danecki e pelo recém-nomeado bispo de Jaboticabal, dom Eduardo Pinheiro da Silva. Também serão visitadas as três Uneis (Unidades Educacionais de Internação) da Capital – Dom Bosco, Los Angeles e a Feminina.

Na parte da tarde, a Missa de Corpus Christi, com todas as comunidades católicas da Arquidiocese, tem inicio às 15 horas e após segue a procissão. De acordo com a direção da diocese, além de rezar na Missa, os fieis foram motivados para realizar seu “gesto concreto”, sendo convidadas a partilha e ao amor em prol dos idosos do asilo, Recanto São João Bosco. “Os assistidos pela entidade necessitam de produtos de higiene, como sabonete líquido, cremes hidratantes e fraldas geriátricas. As doações poderão ser feitas, em especial no momento do Ofertório da Celebração, nos recipientes que estarão próximos ao altar”, anuncia assessoria da Arquidiocese.

Interdição e Missa

Para a realização das celebrações, a principal via do centro da Capital será fechada, já por volta das 5h30 do dia 4 de junho, em um trecho de aproximadamente 1km. A Rua 14 de Julho será interditada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), pois há necessidade da segurança e liberação total da via para recoberta pelos tapetes que serão montados pelas comunidades. Como ainda para a montagem da estrutura a ser montada na esquina da rua 14 de Julho com a avenida Mato Grosso, onde será celebrada a Missa.

O que significa Corpus Christi?

Para os Católicos, o dia de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O nome em latim significa Corpo de Cristo. A celebração foi incluída no calendário litúrgico da Igreja Católica em 1264, pelo papa Urbano IV, para dar destaque ao mistério da Eucaristia. A festa acontece sempre na quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, por volta do ano de 1961. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida.

Nos siga no Google Notícias