ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Cemitério de maior movimento tem voluntários para amenizar calor

Liana Feitosa e Renan Nucci | 02/11/2014 10:19
Distribuição voluntária levou cerca de 70 jovens a cemitérios. (Foto: Marcelo Calazans)
Distribuição voluntária levou cerca de 70 jovens a cemitérios. (Foto: Marcelo Calazans)

Um grupo de 70 voluntários religiosos trabalha no Dia de Finados (2) para dar apoio às famílias que visitam os cemitérios Santo Amaro e São Sebastião, mais conhecido como Cruzeiro. Para amenizar os efeitos do calor, eles fazem a distribuição gratuita de água mineral.

Só no Santo Amaro, o de maior fluxo de pessoas, a administração acredita que, até o momento, 20 mil pessoas já tenham passado. Até o final do dia, a expectativa é que mais de 40 mil pessoas visitem o lugar.

A distribuição gratuita de água, que ajuda a combater o forte calor, é organizada pela Igreja Batista Memorial. "O objetivo da igreja é sempre ajudar. Acredito que vamos distribuir 3 mil copos de água mineral hoje, aqui no Santo Amaro", conta o pastor Eli Souza Júnior.

Cerca de 8 mil copos foram arrecadados após campanha feita na igreja e a iniciativa já ocorre há seis anos. Além desse grupo, voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia realizam programação há nove anos no cemitério Parque das Primaveras, também na Capital. A partir das 14h, o Coral da Sociau (Sociedade de Jovens da Igreja Adventista do Bairro Universitário) se apresenta no local sob a liderança de Givanildo Gomes. "Já é tradição, faz parte do nosso calendário de atividades cantar para os visitantes", explica Josiane Gomes, uma das líderes do grupo.

Parque das Primaveras também atrai voluntários que dão apoio às famílias visitantes. (Foto: Elverson Cardozo)
Parque das Primaveras também atrai voluntários que dão apoio às famílias visitantes. (Foto: Elverson Cardozo)

Também adventista, Johnny Capriata, 59 anos, foi ao mesmo cemitério para distribuir 18 livros com mensagens espirituais. Para ele, o objetivo do trabalho voluntário não é divulgar a igreja, mas o amor de Cristo. "Porque todos nós somos irmãos", completa.

Outros membros da igreja, inclusive muitas crianças, também foram ao local para distribuir materiais religiosos, principalmente panfletos com mensagens bíblicas sobre esperança após a morte.

Visitantes - Para Gonçalo Nazário, 47 anos, que esteve logo pela manhã no Santo Amaro, homenagens aos familiares falecidos não devem se restringir ao Dia de Finados. "O familiar deve ser sempre lembrado e é importante a família estar unida mesmo após perder alguém", compartilha Nazário, que foi ao cemitério acompanhado dos pais, esposa, irmão e sobrinho.

No Santo Amaro ele visitou o túmulo onde está enterrada uma tia, falecida há mais de um ano, e aproveitou a ocasião, não só para homenagens, mas também para fazer reparos e limpeza no local, assim como retirar o mato.

Lixo acumulado durante feriado será retirado amanhã (03). (Foto: Marcelo Calazans)
Lixo acumulado durante feriado será retirado amanhã (03). (Foto: Marcelo Calazans)

Lixo - Inclusive por causa disso, muitas pessoas estão incomodadas com a sujeira que acaba acumulada na área. A servidora pública Maria de Lurdes Mateus, de 77 anos, reclamou muito da situação e acha inadmissível que o local esteja em tão mal condição. "É uma falta de respeito com as famílias", dispara a senhora que tem os pais, neto e amigos enterrados lá.

No entanto, segundo Joel Joerke, da equipe que administra o cemitério, é inevitável a sujeira e, até mesmo, normal devido ao enorme fluxo de pessoas que depositam flores, velas e outros objetos nos túmulos. Sem mencionar ainda o fato de que as visitações pelo Dia de Finados acontecem desde a sexta-feira (31).

Amanhã, segunda-feira (03), de acordo com a administração, a equipe de funcionários fará um mutirão de limpeza na área para retirar todo o lixo acumulado.

Visitantes aproveitam data para limpar área ao redor de túmulos. (Foto: Marcelo Calazans)
Visitantes aproveitam data para limpar área ao redor de túmulos. (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias