ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Centro Cultural oferece aulas de Forró e de Samba de Gafieira

Alan Diógenes | 30/01/2015 23:17

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, inicia através do Programa Educativo as inscrições para aulas de Forró e de Samba de Gafieira, ambas para iniciantes, direcionadas para pessoas a partir de 15 anos. Os cursos são ministrados pelo professor, coreógrafo e pesquisador da cultura popular Davi Rosendo, as terças e quartas-feiras.

As aulas iniciam na próxima terça-feira (3 de fevereiro), sendo a primeira gratuita e acontecem nos seguintes horários: Forró da 18h30min às 19h30min e Samba de Gafieira das 20h30min às 21h30min, com término em abril e com mensalidade de R$ 90,00 por curso.

Estilos - Designação popular dos bailes frequentados e promovidos por migrantes nordestinos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Forró teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estradas de ferro. Trazido ao sul por Dominguinhos e Luiz Gonzaga, o ritmo foi para São Paulo nos anos 60 e hoje é bastante difundido por diversos intérpretes como os grupos Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino. É um dos ritmos mais dançados por todas as faixas etárias que podem optar por uma dança coladinha ou pela execução de diversos giros e figuras que o Forró moderno incorporou.

O Samba de Gafieira é um estilo de dança de salão que se originou no Rio de Janeiro oriundo do Maxixe, ritmo praticado no início do século XX. Muito admirado pela mistura de gingado, proteção, elegância e condução do cavalheiro e pela beleza de ganchos de perna da dama.

Professor - Davi Rosendo leciona Dança de Salão desde 2006. Foi aluno do Centro de Dança Cláudio e Dinorá, aprendeu Tango em Buenos Aires, na Argentina, foi integrante do Grupo Bailah (Grupo Coreográfico de Dança de Salão da UFMS), participou do curso de Formação de Professores de Dança de Salão na Escola de Dança e Centro Cultural Jaime Arôxa, no Rio de Janeiro em 2013, e atua também como coreógrafo.

Ministrou diversas oficinas de dança em 2014 no Centro Cultural José Octávio Guizzo. É formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestrando em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Serviço - As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8h às 18 horas na secretaria do Centro Cultural, que fica na Rua 26 de agosto, 453 ou diretamente com o professor no dia da aula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nos siga no Google Notícias