ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Chuva desacelera obra, mas governo garante duplicação da Euler no prazo

Moradores e motoristas que passam pelo trecho reclamam de lentidão, mas Governo garante que não haverá atraso.

Anahi Gurgel | 04/03/2017 08:22
Na avenida Euler de Azevedo, placas sinalizam as obras de duplicação. (Foto: Anahi Gurgel)
Na avenida Euler de Azevedo, placas sinalizam as obras de duplicação. (Foto: Anahi Gurgel)

Ausência de máquinas e trabalhadores de braços cruzados compunham, na tarde de sexta-feira (3), o cenário das obras de duplicação da Avenida Euler de Azevedo, que liga a região central de Campo Grande à MS-080, saída para Rochedo. É que o período de chuvas tem ditado o ritmo dos trabalhos no local, obrigando os operários a fazer algumas interrupções.

Uma 'paradeira' que preocupa a população que convive diariamente com o fluxo intenso e perigoso do trajeto. O Governo do Estado, no entanto, garante que não há mudanças no cronograma dos trabalhos, previstos para terminarem em julho próximo. 

“Está tudo muito devagar; poucos homens trabalhando. Se tivesse mais gente pegando firme, seria bem mais rápido”, revela Flávia Lopes, 35 anos, funcionária de um posto de combustível localizado em frente à Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do sul). 

Também funcionário do posto, Alisson Johnnhy Oliveira, 24, reclama da lentidão. “Tem que agilizar porque o trânsito aqui continua perigoso. Os motoristas passam muito rápido e os pedestres têm dificuldade para atravessar na faixa. É uma falta de respeito absurda”, conta, mostrando ainda que, há alguns dias, um veículo desrespeitou a sinalização e acabou derrubando uma das placas de sinalização para fazer o retorno na avenida.

Na Uems, a expectativa para que a readequação de tráfego na região também é grande. “Vai melhorar o trânsito, porque o movimento aqui aumentou desde quando a universidade foi inaugurada, em agosto de 2015”, afirma a funcionária Neide Oliveira Martins, 43.

Funcionários de posto de combustível mostram placa derrubada por condutor imprudente. "Tem muito desrespeito nesse trecho", afirmam. (Foto: Anahi Gurgel)
Funcionários de posto de combustível mostram placa derrubada por condutor imprudente. "Tem muito desrespeito nesse trecho", afirmam. (Foto: Anahi Gurgel)

Andamento da obra – Apesar da aparente lentidão, a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), por meio da assessoria, informou que a obra segue cronograma planejado e não será entregue com atraso. O ritmo está mais desacelerado devido ao período chuvoso, que vem interferindo no desempenho das equipes, explica a fonte oficial.

”Esse tipo de problema é esperado em uma obra complexa como a da duplicação da Euler de Azevedo, mas os trabalhos serão realizados com tranquilidade, sem a necessidade de aceleração, e concluídos dentro do prazo estipulado, que é julho de 2017”, garante a assessoria.

Até o fechamento desta reportagem, não foi informado quanto da obra já estavam concluídos. Até novembro de 2016, o serviço de drenagem, que permite a pavimentação e ampliação da pista, estava 75% pronto. 

Na tarde de sexta, a equipe do Campo Grande News verificou que faltava ainda aterramento de uma área para finalizar o serviço de drenagem, segundo informou um trabalhador de uma das empreiteiras responsáveis.

As empresas Anfer Construções e Comércio Ltda e a Construtora Industrial São Luiz foram selecionadas para tocar a obra. Cada uma é responsável pelos serviços de reparo de asfalto, ampliação da pista, implantação de serviços de drenagem e ciclovia em 4,5 km.

As obras estão sendo feitas em uma pista de cada vez, sendo que cada empresa começou o serviço por uma extremidade da via. 

Área da Euler de Azevedo que será aterrada para que a drenagem do trecho seja concluída. (Foto: Anahi Gurgel)
Área da Euler de Azevedo que será aterrada para que a drenagem do trecho seja concluída. (Foto: Anahi Gurgel)

Trecho perigoso - Com o custo de R$ 14,7 milhões e compreendendo 4,5 quilômetros, a duplicação da Euler de Azevedo contempla o trecho entre entroncamento com a Avenida Presidente Vargas, perímetro urbano de Campo Grande, até o anel rodoviário da MS-080, região oeste - a única saída da cidade onde as pistas ainda não são duplicadas.

A obra tem como intenção melhorar o trânsito de veículos no trecho, que teve um aumento de fluxo após o início do funcionamento da unidade da Uems, o que vinha causando acidentes e transtornos aos moradores, comerciantes e motoristas que passam pelo trajeto. Na região também funciona a sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Joana Amélia durante expediente em lanchonete, em frente à Uems. (Foto: Anahi Gurgel)
Joana Amélia durante expediente em lanchonete, em frente à Uems. (Foto: Anahi Gurgel)
Nos siga no Google Notícias