A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

30/01/2011 17:04

Cigcoe é acionada e eleição nas Moreninhas termina com um detido

Danúbia Burema

Confusão ocorreu em frente ao colégio onde é feita votação

Situação já estava tensa no local de votação no início da tarde. (Foto: Simão Nogueira)Situação já estava tensa no local de votação no início da tarde. (Foto: Simão Nogueira)

A eleição para presidente de bairro nas Moreninhas, em Campo Grande, terminou com uma pessoa detida e reforço policial para conter o tumulto em frente ao colégio Waldenir Barros da Silva.

A Cigcoe (Companhia de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) foi acionada junto com duas viaturas da Polícia Militar.

Conforme o organizador da eleição, José Gondim, a confusão ocorreu na frente do colégio envolvendo pessoas que apoiavam chapas adversárias.

Em contato com o Campo Grande News , um morador alegou que a Polícia usou spray de pimenta para conter os ânimos, mas a PM não confirma essa informação.

Segundo o Cigcoe, policiais do 10º Batalhão detiveram uma pessoa durante o tumulto, mas o motivo nem a identificação foram divulgados.

A Polícia e os organizadores garantem que a situação já foi normalizada no local.

Hoje foi dia dos 3.379 eleitores das Moreninhas escolherem o novo presidente do bairro.

A situação no local de votação foi tensa durante todo o dia. Moradores reclamaram de não poderem votar porque o nome não constava na lista. Quatro chapas concorrem à presidência do bairro.

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


Olá Pessoal.

Moro a 23 anos na região das Moreninhas e já a muito tempo nossa região é aterrorizada pelo tráfico de drogas, violência, escândalos de exploração sexual de menores como já foi noticiado nacionalmente. Quanto a política não é diferente. Em várias reuniões de cúpula política, já se diz que as Moreninhas é "curral do político fulando, ou sicrano".

Acredito que as Moreninhas já tem plenas capacidades de ser um bairro muito diferente do que sempre foi. Onde a maioria foi e é trabalhadora de verdade, mas peca em deixar que essas "manchas" sejam a nossa cara. Coisa não é.

Penso eu como morador que: polícia foi feita para trabalhar em prol da comunidade. Mas na ânsia de virar BOPE, criam várias formas de serem notícia. Pensem comigo, já a muito tempo associam Moreninhas com violência+polícia. Chega!

Não é polícia, não é política, não é cemitério que resolverão os problemas de nossa comunidade, e sim, a própria consciência do que somos e do que não queremos ser.

Alisson Pereira
 
Alisson Pereira em 02/02/2011 06:13:47
como todo mundo já comentou,essa eleição foi mal organizada e com isso muitos votos foram disperdiçados,por falta de organização e com isso prejudicaram os candidatos concorrentes da chapa vencedora,porque parecia disputa política mesmo com muitas compra votos,só não viu isso tudo quem não quis ver com certeza não havia necessidade de usar uma vã,pra buscar poucos eleitores cadastrados para votar dai a gente percebe que houve fraude nessa eleição porque essa vã foi usada para transportar pessoas de bairros distantes.só esperamos que o presidente do bairro saiba trabalhar por nós que precisamos de coisas novas, trabalhos novos e não fica ai retocando o que esta pronto,e não esquecer da responsabilidade assumida.
 
Lucélia cáceres paim em 31/01/2011 12:42:37
Sou moradora no bairro há 29 anos, entendo que nós ainda não estamos preparados para um País Democrático, democracia não é anarquia, tumultos baderna, é triste e vergonhoso para o nosso bairro, temos uma Associação de Moradores, onde os moradores não tem voz e nem vez. A começar pela forma das Eleições, se existe um Estatuto, acredito que nada pode alterar, se diz que forma-se uma Comissão Eleitoral, pois bem tudo seria preparado conforme está na lei de um procfesso eleitoral e não haveria necessidade de os moradores se cadastrarem para estarem aptos a votar, e outra até onde eu tenho conhecimento outras adjacencias não fazem parte do Estatuto, que é da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Moreninhas I e II, até o momento não vi nehuma diretoria trabalhar em prol dos moradores, tendo em vista que os mesmos fazem parte do Núcleo Habitacional, trabalham em favor dos Políticos isso sim, e no momento em que haja um tumulto ou badernas a nossa Polícia mal remunerada tem que intervir sim, pois eles dão a vida pela segurança de toda uma população, srs. representantes, Federais, Estaduais e Municipais deêm uma olhadinha para o bairro não temos infra estrutura, para ser um bairro independente, como alguns pensam em torná-lo. Vamos preparar melhor os nossos moradores?
 
Loenir G. de Arruda em 31/01/2011 11:31:26
MORO NAS MORENINHAS ÀH 28 ANOS E MEU NOME NAO ESTAVA NA LISTA DE VOTAÇÃO, E NAO DEVEMOS GENERALIZAR QUANTO AOS POLICIAIS, MAS PRECISAMOS PARAR C/ESSA CORRUPÇAO, PQ NAO PODEMOS MAS CONFIAR EM NINGUEM!!!!!, PQ NAO SABEMOS ONDE ACHARMOS SEGURANÇA, POR QUE UM FAZ OUTROS LEVAM. FAZER OK?
 
ESTER GOMES DOS REIS em 31/01/2011 10:32:59
É MEUS AMIGOS VCS TEM RAZÃO, SE NO CASO EU PRECISAR DE SEGURANÇA ALGUM DIA VOU FALAR COM OS BANDIDOS DA REGIÃO PORQUE COM ESSA POLICIA QUE HOJE TRABALHA E É PAGA COM O NOSSO DINHEIRO NÃO DÁ PARA CONTAR, SE VCS SÃO POLICIAIS DE BEM PEÇO DESCULPA E DIGO MAIS FAÇA UM TRABALHO PARA COMBATER A CRIMINALIDADE QUE CRESCE E MUITO NA NOSSA REGIÃO. AGORA JOGAR GAZ DE PIMENTA NA POPULAÇÃO, E BATER EM UM SINDICALISTA ISSO FOI DEMAIS. ALO JACINI A BOLA ESTA COM VC!!!!!!!!!!!!
 
carlinhos das moreninhas em 31/01/2011 10:29:23
É gente a demogracia nao existe mesmo, nem mesmo em uma eleicao de bairro, acho que a UMAN deveria cancelar essa eleicao fazer um novo cadastramento(ela mesma), e assim fazer justica.
 
David D'avila em 31/01/2011 09:43:33
Ganhou os melhores , ganhou a honestidade, ganhou a chapa que vai fazer a grande diferença de tudo oque ja foi feito neste bairro, de forma alguma tivemos o pensamento que teve o nossos adversarios, adversarios que so queriam fazer a diferença usando em primeiro lugar a desordem o mal carater . foi comprovado que aviam muitas e muitas pessoa que estavam em situação fraudulenta, mas conseguimos, passar por sima de tudo isso ,e hoje acordamos sendo campeões, campeões sim, por que lutamos comtra duas chapas que estavam usando os meios mais sujos de se ganhar uma desputa ,mas não deu, da proxima jogem com a homestidade , talvez possam alcansar o que buscam. Um grande abraço aos que votaram na chapa 4, obrigado mesmo.
 
Paulo chapa 4 em 31/01/2011 09:27:02
Infelizmente a grande maioria do movimento comunitário de CAMPO
GRANDE e não é diferente em outros estados do Brasil, é um "penduricalho" de gabinetes de Parlamentares e também do Excecitivo Municipal! As disputas acirradas ocorrem por conta de espaços politicos partidários e de parlamentares (eleições de 2012 já estão aí). Os projetos de ações comunitárias ficam no segundo plano ou mesmo no esquecimento. Como o trabalho comunitário, é uma ação pessoal voluntária,sem remuneração, os politicos acabam instrumentalizando os lideres para seus interesses. Este ano quero apresentar um projeto na Camara Municipal com objetivo para que esse serviço seja remunerado. No projeto o lider pode até renunciar se quiser a remuneração mas, ele vai ter um vínculo com o municipio . No projeto a entidade deverá estar em dia com todas as documentaçoes, o lider e sua diretoria não poderá ter vínculo com gabinetes de parlamentar. Além disso o projeto prevê curso para as lideranças a fim de credenciá-lo ao cargo. (Lider comunitario não precisa ter curso universitário, mas necessita de conhecimento).Campo Grande precisa regionalizar sua administração e nesse caso as lideranças comunitarias cumprirão bem esse papel. Posso estar sonhando mas creio que assim deve funcionar melhor do que o que esta aí hoje. 90% das Associações não tem estruturas, não dispões de uma sede sequer e muitos presidentes tem só documentos debaixo dos braços e sua casa para atender a comunidade. Todo condominio com dinheiro público deveria ser garantido uma unidade para ser a sede das associações de moradores. (Estamos num pais democrático) isso ajuda a cultivar nas gerações o espirito das ações comunitárias. Campo Grande já realiza uma boa experiencia com os Conselhos Regionais - esse é outro assunto que poderiamos discutir em outra oportunidade - Os Conselhos Regionais tem uma relação muioto importante com as comunidades organizadas no município.
 
Janio Batista de Macedo em 31/01/2011 09:07:16
A maior fraude que eu já ví em eleições , a policia deixava só entrar quem eles queriam , ontem nossa comunidade foi tratada como marginais da mais alta potência , moro na moreninha desde que nasci fui candidato a vice pela chapa 2 , minha mãe foi para votar e o nome dela não estava na lista e assim aconteceu com meu pai e com várias outras pessoas que não puderam votar, aqui vai meu voto de repudio e umam que diz que organizou.
 
Aleixo Larrea em 31/01/2011 08:56:34
Não sei do que aconteceu durante o processo eleitoral no Bairro Moreninhas, mas uma coisa é certa: Quando o internauta CARLINHOS DAS MORENINHAS precisar da proteção do Estado através da PM, verá o tamanho e a gravidade das besteiras que escreveu em seus comentários. Se de fato aconteceram excessos, que vá ao comandante da Unidade citada, ou a Corregedoria e faça uma denúncia formal. Chamar profissionais da segurança pública de " marginais fardados" é demonstração de desrespeito e completa ignorância. Mas saibam que, independente dos injustos e infelizes comentários desse cidadão, ele poderá sempre contar com o apoio desses mesmos profissionais que ora ele ofende. Pois são profissionais sérios e comprometidos com o bem comum.
 
Fernando Silva em 31/01/2011 08:55:30
Incrível como tudo o que acontece na sociedade é culpa da polícia....temos o costume de generalizar tudo. A eleição foi mal organizada, dá problema: Culpa da polícia. Alaga-se bairros na capital, tem problemas: Culpa da polícia....Já esta mais do que na hora de revermos nossos conceitos e buscar a raiz do problema. Excessos, se existirem, que sejam punidos ao rigor da lei. Agora é fácil chamar de bandido fardado quem, por tão pouco salário, trabalha diuturnamente sob o compromisso de defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida!! Um mínimo de respeito as nossas polícias!
 
elber araújo em 31/01/2011 08:41:30
Acho que seu comentário foi totalmente infeliz, Sr. "Carlinhos das Moreninhas"
Primeiramente, a policia militar com cereza está preparada para agir em todas as circunstâncias, perante a sociedade Sulmatogrossense.
A policia militar não tem culpa, se tem um bando de ignorantes que não sabem dialogar, e estão prestes a entrar em vias de fato. Com isso ela tem que agir se não esses "animais" vão sair "na porrada".
Acho que a palavra "marginal" caberia ao sr. por mostrar-se tão ignorante e sem senso crítico perante uma situação na qual teve de agir a policia militar.
 
Alex Jhonny em 31/01/2011 08:38:21
Eu sou muito Fan da CIGCOE.Procuro sempre noticias que envolvam ela,sempre procuro no campograndenews.VLW
 
Daniel Fere em 31/01/2011 04:56:05
fernando, voce que é policial militar, mora nas moreninhas, sabe que houveram excessos, Descriminar todos policiais é errado, mas ontem eu conversei com a tenente, ela responde pelo batalhao do bairro tiradentes, e demonstrou ser uma pessoa preparada para desempenhar suas funçoes. Educaçao e preparo independe de sexo. Ela mesma ficou indignada com a falta de preparo do policial, que usou o spray de pimenta sim senhor, e voce deve saber que este spray atingiu uma criança de 2 anos de idade que estava no colo da mae que fora votar ontem. Esta tenente, da qual nao me recordo o nome, muito nova por sinal, nos orientou a denunciar este mau preparado policial e ela garantiu que tomaria todas a providencias para que o mesmo fosse punido. Caso voce nao saiba, existem gravaçoes tanto da agressao policial quanto do uso do spray de pimenta. Mas nos, cidadaos de bem, agradecemos aos verdadeiros policiais, preparados, que ontem la estiveram dando todo apoio para que a eleiçao, apesar da desorganizaçao da UMAM. fosse um sucesso. Nao houveram incidentes envolvendo integrantes das chapas concorrentes e isso mostra maturidade da populaçao. Parabens a todos que participaram do pleito e fica meus sinceros parabens a chapa 4 que foi a grande vencedora e que nada teve a ver com a desorganizaçao da UMAM, esta sim a responsavel maior pelas confusoes geradas durante a eleiçao. Eperamos que na proxima, seja feita uma comissao eleitoral para que a mesma possa realizar a futura eleiçao e deixe a UMAM de fora, pois em todas eleiçoes da qual participa, sempre ficam reclamaçoes, seja em que bairro for.
 
JORGE DAURI DE OLIVEIRA FERNANDES em 31/01/2011 03:14:35
ACHO QUE NOSSA POLICIA ESTA DESPREPARADA PARA LIDAR COM A NOSSA SOCIEDADE, A TRUCULENCIA USADA CONTRA OS MORADORES DA NOSSA COMUNIDADE FOI A GRANDE PROVA, ELES ÃLEM DE USAREM GAZ DE PIMENTA, AMEAÇARAM ATIRAR COM ESCOPETA E QUASE ESTRANGULOU O SINDICALISTA BRITO QUE É DIRETOR DO SINDICATO DOS BANCARIOS. POLICIA É PARA COMBATER BANDIDO, E COMBATER O TRAFICO QUE CRESCE A CADA DIA EM NOSSA COMUNIDADE. VAI AQUI O NOSSO REPUDIO A ESSES MARGINAIS FARDADOS.
 
carlinhos das moreninhas em 30/01/2011 10:31:58
olha eu morro a mais de 20 anos na moreninha e a primeira vez que voto achei mal organizada essa eleiçao nossa tinha gente de outro bairro votando e muita gente tambem ficou sem votar espero que quem ganhe faz algo pelo bairro.
 
raquel mendonça em 30/01/2011 10:29:30
Isso é uma vergonha,tudo que esta relatado realmente aconteceu, é triste em um país democratico coisas desse tipo acontecerem, eu fui uma moradora que não pude votar,mesmo constando uma ficha de cadastramento no local mas alegaram que meu nome não estava na "lista", e quando a população indignada usa a "força " que lhe cabe que sõa as palavras é reprimida pela força fisica, é melhor investigar e ver a quem e a o que essa presidencia estrá servindo...