ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Cinema pela verdade mostra filme sobre ditadura militar em Campo Grande

Luciana Brazil | 22/08/2013 13:12

O projeto Clube dos Cineclubes apresenta hoje (22), a partir das 18h30, no Museu da Imagem e Som, em Campo Grande, a Mostra Cinema pela Verdade, com o filme “No”, sobre a ditadura civil e militar. Após a exibição do longa, os participantes poderão debater sobre o tema. A entrada é franca.

Ontem o projeto exibiu dois filmes: “Eu me lembro” e “Infância Clandestina”.

O projeto Cinema pela Verdade acontece entre maio e agosto, nos 27 estados do país. A atividade é realizada pelo Icem (Instituto Cultura em Movimento) em parceria com o Ministério da Justiça.

O projeto foi aprovado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia. Em Mato Grosso do Sul o evento teve início em julho, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e seguiu para outras universidades.

Já o Clube do CineClube é um projeto coordenado pelo Cinema (d)e Horror juntamente com o Colegiado de Cinema, com apoio do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul.

“O audiovisual é uma ferramenta extraordinária para a cultura em nosso tempo, nos permite, além do registro e da divulgação do patrimônio e da memória, refletir sobre a sociedade por meio de obras que suscitem o debate, como essa Mostra que recebemos no MIS”, analisa Américo Calheiros, diretor da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Filme: “No”: Em 1988 o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão. Direção: Pablo Larraín (Drama, 110 min, 2012).

Serviço: O Museu da Imagem e do Som, fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Informações pelo e-mail mis@fcms.ms.gov.br ou pelo fone 3316-9178.

Nos siga no Google Notícias