Clínica escola da UFMS oferece vacinação contra gripe até 30 de maio
O atendimento é prioritário para os grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde
A Clínica Escola Integrada do Instituto Integrado de Saúde está oferecendo vacinação contra influenza de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, em Campo Grande. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação, com previsão de término em 30 de maio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O atendimento ocorre no setor 2 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou carteira funcional. O atendimento é prioritário para os grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde.
Neste mês, a vacinação é direcionada a crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. Também fazem parte do público-alvo trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da segurança pública e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longa distância.
A lista inclui ainda pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, além de pessoas com deficiência permanente e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes.
O diretor do Instituto Integrado de Saúde, Nathan Aratani, reforça a importância da imunização diante da proximidade do inverno. “A campanha tem como objetivo prevenir internações por doenças respiratórias graves. É importante que todos os grupos se vacinem antes do início do inverno, período em que há aumento dos casos”, afirma.
Segundo ele, Mato Grosso do Sul está em alerta, com tendência de crescimento de casos de síndrome respiratória grave, conforme dados da Fundação Oswaldo Cruz.
As vacinas são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde e protegem contra três tipos de vírus da influenza. Em geral, apresentam efeitos leves, como dor no local da aplicação e febre baixa. A vacina não causa gripe, podendo provocar apenas uma resposta imunológica com sintomas leves.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


