Coleta de lixo atrasa e Solurb diz que surto de gripe afastou trabalhadores
Moradores dos bairros Iracy Coelho, Nogueira e Bela Laguna estão há seis dias sem coleta domiciliar
Com sacos de lixo amontoados nas ruas, moradores de alguns bairros de Campo Grande reclamam que a última coleta domiciliar foi feita na quinta-feira (dia 30). Por causa do feriado de Ano-Novo, o recolhimento foi suspenso nos dias 1º e 2, mas na segunda-feira (dia 3), os serviços seriam retomados normalmente.
A Solurb, concessionária responsável pela gestão da limpeza urbana e do manejo de resíduos sólidos, confirmou o atraso na coleta e disse que um surto de gripe afastou vários trabalhadores.
Morador do Residencial Iracy Coelho Netto, Nilton Fernandes da Silva, 55 anos, contou que a coleta era para ter passado ontem (4), mas não passou. A vizinhança toda colocou o lixo na rua. “Estamos sem coleta de lixo há 6 dias”, lamentou. Por lá, a coleta domiciliar acontece 3 vezes na semana, na terça-feira, na quinta-feira e no sábado. Moradores do Bairro Nogueira e Bela Laguna também reclamaram da mesma situação.
Em nota, a Solurb informou que historicamente o período entre Natal e Ano-Novo gera um aumento considerável na produção e, neste ano, apesar de todas as medidas operacionais adotadas pela empresa nos dias 3 e 4 para a coleta da totalidade de lixo acumulados nos bairros, uma pequena parcela da população não teve os resíduos recolhidos no dia programado.
“Mesmo aumentando a capacidade operacional com o aumento da mão de obra e veículos, não se atingiu a totalidade esperada, uma vez que boa parte da mão de obra operacional esperada não compareceu, tendo em vista o surto de gripe que assola o município de Campo Grande, assim computamos 34% de ausência de nosso trabalhadores (em especial os coletores)".
Mesmo assim, conforme o texto, no último dia 4, foram coletadas 1.200 toneladas, o que representou mais de 30% de aumento em relação à média diária, de 930 toneladas. A Solurb espera normalizar a situação até amanhã (dia 6) no período da manhã".
"Por que os moradores não estão sendo informados sobre a crise de funcionários da Solurb? Nós estamos amontoando os lixos em frente às nossas casas sem ter previsão de coleta", lamentou outro morador do Iracy Coelho, que preferiu não se identificar.