A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

29/10/2014 22:39

Com 416 denuncias em MS, exploração sexual é tema de debate

Eduardo Penedo

Mato Grosso do Sul registrou 416 denuncias de exploração sexual de crianças e adolescentes nos últimos quatro anos. E para reforçar as estratégias para combater este tipo de crime, considerado hediondo, o Ministério do Turismo, com apoio da Fundação de Turismo de MS, promove encontro na sexta-feira (31) para debater o tema. Entre os principais canais de denúncia, destacam-se o Disque 100 e a multiplicação das informações levadas ao público por meio das palestras.

Segundo o Ministério do Turismo, de janeiro a julho deste ano, foram 61 denúncias de exploração sexual infantil no Estado. Vale ressaltar, no entanto, que o número de ligações não corresponde necessariamente ao número de casos.

Durante o encontro, o público terá a oportunidade de conhecer a atuação conjunta dos programas Pronatec Turismo e Vira Vida, do Sesi. Por meio de cursos técnicos e da inclusão no mercado de trabalho, ambos têm por objetivo contribuir para a ressocialização de adolescentes que sofreram esse tipo violência. Além disso, o Ministério da Saúde apresentará dados com o fluxo de atendimento às vítimas.

O MTur tem mobilizado toda a rede de proteção a crianças e adolescentes que lidam com o setor do turismo, entre eles garçons, que podem ganham gorjeta para indicar as vítimas, além de representantes da rede hoteleira e de pousadas, onde os encontros costumam acontecer. Desde o início do ano, as palestras foram feitas em 17 capitais brasileiras. Mais de 2 mil pessoas já foram sensibilizadas.

Além do Disque 100, a denúncia pode vir pelos celulares, por meio de um aplicativo com o nome Proteja Brasil, desenvolvido pela Unicef e o governo brasileiro. Disponível na Apple Store ou Google Play, a ferramenta auxilia os usuários a identificar e denunciar as violações de direitos de crianças e adolescentes.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions