ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com 9,3 mil casos de dengue, Prefeitura oficializa emergência

Paula Vitorino | 21/01/2013 08:55
No sábado, prefeito anunciou contratações e compra emergencial de remédio, já com base em decreto de emergência. (Foto: Luciano Muta)
No sábado, prefeito anunciou contratações e compra emergencial de remédio, já com base em decreto de emergência. (Foto: Luciano Muta)

Com 9,3 mil notificações de dengue até este domingo, segundo os dados da Prefeitura de Campo Grande, foi oficializada nesta segunda-feira a situação de emergência em razão da epidemia. O número considera os registros da doença até ontem à tarde, conforme a prefeitura. Até agora, uma mulher morreu vítima da doença.

A Prefeitura justifica que o decreto é necessário para dar uma “resposta urgente ao controle de epidemia da dengue”. A situação de emergência permite que a Prefeitura apresse contratações e faça compras sem licitação. No sábado já foi anunciado que serão contratados 160 agentes e realizada compra emergencial de medicamentos. O decreto tem validade por 180 dias.

No relatório apresentado como justificativa para o decreto, a vigilância sanitária da Capital apresenta dados comparativos com os anos anteriores e as epidemias já enfrentadas: 2002, 2007 e 2010.

As notificações até 17 de janeiro deste ano, 7.697 mil, já ultrapassam o total de suspeitas identificadas em todos os anos anteriores, com exceção de 2007, quando foram 12.192 mil no total do mês. No comparativo, os casos em 2013 já ultrapassam a média para o mesmo período de 2007.

O bairro Jardim Tijuca aparece no mapa com o maior índice de notificações nas duas primeiras semanas do mês. Nove bairros aparecem com infestação muito alta do mosquito transmissor.

A Saúde ainda alerta que estão em circulação na cidade os tipos 1, 2 e 4 de dengue, sendo que o último é novo e, por isso, a população se encontra mais suscetível à infecção.

A administração também afirma que o decreto foi necessário devido ao baixo estoque de medicamentos da gestão anterior e a falta de trabalho preventivo em 68 micro regiões da cidade ao longo de 2012.

Além disso, o município afirma que está com defasagem de 160 agentes de controle de endemias e alto índice de internação e exames, com aumento das consultas nas unidades de saúde – média de 5 mil por dia.

Nos siga no Google Notícias