ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com avanço da dengue, Hemosul faz plantão para doação de sangue

O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, em Campo Grande

Aline dos Santos | 15/02/2020 09:08
A necessidade é para todos os tipos de sangue e Hemosul tem horário especial neste sábado. (Foto: Edemir Rodrigues)
A necessidade é para todos os tipos de sangue e Hemosul tem horário especial neste sábado. (Foto: Edemir Rodrigues)

O Hemosul vai funcionar em horário ampliado, até às 17h, neste sábado, em Campo Grande. O objetivo é ampliar o atendimento aos doadores e produzir plaquetas. A demanda tem aumentado com os casos de dengue, que, geralmente, provoca redução na taxa de plaquetas. A necessidade é para todos os tipos de sangue.

As plaquetas formam uma barreira nos vasos lesionados, impedindo a ocorrência de hemorragias e auxiliando na defesa do organismo. Para doar, é necessário levar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e idade entre 16 e 69 anos. Os doadores que tenham 16 ou 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

De acordo com o site de notícias do governo, a frequência de doação é diferente entre homens e mulheres. Doadores do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de dois meses; já as mulheres podem doar até três vezes durante o ano, com intervalo mínimo de três meses.

O Hemosul fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, em Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (67) 3312-1500 e 3312-1517.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Mato Grosso do Sul teve 12.182 notificações de dengue, e, considerando a população de 2,5 milhões de habitantes, aparece com alta incidência: 470 casos por 100 mil habitantes. Apenas Taquarussu não teve caso notificado em 2020.

Nos siga no Google Notícias