ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com estoque de sangue crítico, Santa Casa da Capital restringe cirurgias

Estoque de sangue do tipo O positivo, por exemplo, está zerado; apenas procedimentos de urgência e emergência serão realizados

Liniker Ribeiro | 23/09/2020 13:51
Estoque de sangue da Santa Casa é considerado crítico (Foto: ASCOM Santa Casa de Campo Grande)
Estoque de sangue da Santa Casa é considerado crítico (Foto: ASCOM Santa Casa de Campo Grande)

A Santa Casa de Campo Grande anunciou que irá restringir a realização de procedimentos cirúrgicos, a partir desta quarta-feira (23), devido à situação crítica dos estoques de sangue. Com isso, apenas cirurgias de casos de urgência e emergência devem ser realizadas.

Segundo nota divulgada hoje pela assessoria de imprensa do hospital, a quantidade atual de bolsas de sangue é insuficiente para garantir assistência adequada aos pacientes.

Sangue do tipo O positivo, por exemplo, está esgotado na unidade de saúde, informou o hospital. A Santa Casa revelou ainda, que com a situação em nível crítico, funcionários que estão em condições de doar sangue estão sendo convocados para ajudar.

Caos – Mais cedo, o hospital já havia alertado para situação crítica na unidade de saúde. Denúncia aponta que, nas últimas 48 horas, 180 pacientes deram entrada no local, 134 deles encaminhados no sistema “vaga zero”.

Em documento enviado ao CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul), o hospital alerta para o “altíssimo risco de desassistência aos pacientes”.

Doações de sangue – A coleta de sangue tem sido realizada por meio do Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro.

O funcionamento é de segunda até sexta-feira, das 7h às 17h. Já aos sábados, o horário é das 7h até 12h, exceto no 1º sábado do mês, que funciona entre 7h e 17h. No Interior, as doações podem ser realizadas em Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Paranaíba e Coxim.

Durante o período da pandemia, o banco de sangue criou a opção de agendamento para doações, mas a demanda espontânea segue ativa. É possível entrar em contato pelos números (67) 3312-1516, 3312-1529 e 99298-6316.

Fachada da Santa Casa de Campo Grande anúnciou restrição de cirurgias (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Fachada da Santa Casa de Campo Grande anúnciou restrição de cirurgias (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)


Nos siga no Google Notícias