ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Com estoque de sangue em nível crítico, Santa Casa faz triagem para transfusões

Com a queda das doações, banco de sangue da Santa Casa está em nível crítico e cirurgias eletivas são as primeiras impactadas

Ana Paula Chuva | 01/02/2021 15:59
Com estoque de sangue em nível crítico, Santa Casa faz triagem para transfusões
Fachada da Santa Casa, onde os estoques de sangue estão críticos. (Foto: Kisiê Ainoã | Arquivo)

A Santa Casa de Campo Grande está convocando doadores de sangue com urgência. O hospital é abastecido pelo Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul) e está com estoque quase zerado para todas as tipagens sanguíneas, com isso o hospital precisou fazer uma triagem para as transfusões de sangue e  cancelar algumas cirurgias eletivas.

 O hospital destacou que a situação está preocupante desde o ano passado e vem se agravando mês a mês, no entanto com o banco de sangue em estado crítico, as cirurgias eletivas são sempre as primeiras impactadas.

Entre os dias 24 a 27 de janeiro, o hospital precisou fazer uma triagem entre os pacientes mais graves para transfusão de sangue, ou seja, 46 pacientes deixaram de ser atendidos e 15 cirurgias eletivas  foram canceladas. Situação que não aconteceria se o estoque estivesse suficiente.

“Estamos tendo problemas de abastecimento há vários meses, mas a situação vem se agravando desde o início de dezembro. Todo sangue que usamos vem pelo Hemosul. Então se hoje temos, por exemplo, seis cirurgias eletivas agendadas e só tem sangue para duas, são essas que serão feitas, porque precisamos manter uma porcentagem das bolsas de sangue para as emergências também.”, declarou a Santa Casa em nota.

Segundo o hospital, a situação chegou ao ponto de precisar escolher entre os pacientes mais graves qual receberia a bolsa de sangue, um fato antes nunca vivido por quem trabalha no local.

"Nunca vimos uma situação assim. Quem trabalha na agência transfusional disse que nunca presenciou  uma crise como essa que vivemos desde o ano passado da pandemia para cá com a falta de sangue.", afirmou o hospital através da assessoria de imprensa.

A queda nos estoques de sangue na Santa Casa é resultado da queda de doações no Hemosul, responsável pelo abastecimento dos bancos de sangue em todos os hospitais da rede pública e privada do Estado, que no último dia 15 estava com os estoques em 14%.

Por isso, os interessados em ajudar devem procurar o hemocentro coordenador da Capital e realizar a doação que pode ser agendada em razão da pandemia de covid-19 pelos telefones (67) 3312-1516, 3312-1529 e no WhatsApp (67) 99295-6316.

Para doar é necessário ter documento oficial com foto, se alimentar bem antes de doar, possuir mais de 55 kg, e ter idade entre 16 e 69 anos. O Hemosul em Campo Grande fica na rua Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro e a doação pode ser feita das 7h às 17h.

Nos siga no Google Notícias