ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com foco na prevenção aos maus-tratos, Decat inaugura "Sala Laranja"

Evento foi na manhã desta sexta-feira (8) em alusão ao mês de campanha contra crueldade animal

Ana Paula Chuva e Mariely Barros | 08/04/2022 12:25
Momento em que faixa simbólica da Sala Laranja é cortada. (Foto: Mariely Barros)
Momento em que faixa simbólica da Sala Laranja é cortada. (Foto: Mariely Barros)

 “O que vale mais é a prevenção. A Polícia Civil se importa com a prevenção”, disse Maércio Barbosa, delegado titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), durante inauguração da “Sala Laranja”, na unidade na manhã desta sexta-feira (8).

O evento, em alusão à campanha “Abril Laranja”, mês de prevenção contra crueldade animal, contou com a participação de representantes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e da Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal).

A sala será um setor dentro da delegacia para o enfrentamento aos maus-tratos animais, onde  em conjunto com os demais órgãos, será feito o trabalho mais amplo de resgate, castração e procura de lar temporário para os animais. O espaço irá funcionar por intermédio de uma parceria entre a Decat, CRMV, CCZ, Subea e Ong Cão Feliz .

“Outra coisa que queremos com essa parceria também é impulsionar algo que nós idealizamos e tem dado 100% de retorno que é o termo de adequação. Ou seja, fazer com que as pessoas denunciadas por maus-tratos, independente de responderem criminalmente, elas próprias se adequem à criação do animal, o ambiente físico onde o animal vive e o modo de tratamento, para que ele não precise ser resgatado e retirado do lugar”, declarou Maércio.

Sala Laranja fica dentro da unidade da Decat no Centro. (Foto: Mariely Barros)
Sala Laranja fica dentro da unidade da Decat no Centro. (Foto: Mariely Barros)

O objetivo da “Sala Laranja” é o trabalho preventivo para evitar casos de maus-tratos. No local, há um auditório onde serão promovidas palestras e cursos aos tutores autuados, além dos atendimentos já feitos pela delegacia.

Segundo a titular da Subea, Ana Cristina Camargo, a cerimônia de inauguração é só o início das atividades do “Abril Laranja”. “Já estamos planejando uma blitz no Centro da cidade para dar orientações à população sobre os maus-tratos animais”, afirmou Ana Cristina.

“Essa discussão não tem que ficar presa só a esse mês. Ela tem que se estender para todos os meses do ano. Muitas pessoas não tem esclarecimentos sobre o que são os maus-tratos”, completou o delegado Maércio.

A coordenadora do CCZ, Juliana Resende, ressaltou a importância da inclusão dos médicos veterinários na campanha, já que os profissionais são preparados para identificar sinais de maus-tratos e crueldade nos animais.

“Cada vez mais, o CCZ está se integrando com outros órgãos, já que os animais que sofrem maus-tratos podem passar por uma mudança de comportamento, ficando maus, agressivos e atacando as pessoas, resultando na transmissão de zoonoses para os humanos”, disse Juliana.

Representantes dos setores de proteção animal e da Polícia Civil. (Foto: Mariely Barros)
Representantes dos setores de proteção animal e da Polícia Civil. (Foto: Mariely Barros)

A cerimônia aconteceu no final da manhã de hoje e contou ainda com a presença do delegado Edilson dos Santos Silva, diretor do Departamento de Polícia Especializada, e foi quem cortou a faixa simbólica da sala.

A Decat está situada na Rua 7 de setembro, 2421, Centro, Campo Grande. O telefone para denúncias é o (67) 3325-2567 e o horário de funcionamento da delegacia é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias