ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com foco na qualificação, casa abre com inscrições para cursos na quinta-feira

Flávia Lima | 08/12/2015 09:56
Espaço para cursos e qualificação já receberá inscrições na quinta-feira. (Foto:Divulgação)
Espaço para cursos e qualificação já receberá inscrições na quinta-feira. (Foto:Divulgação)

A Funtrab (Fundação do Trabalho), inaugura nesta quinta-feira (10), a Casa da Qualificação, que terá a proposta de reinserir o trabalhador no mercado de trabalho através de cursos de qualificação. O local, que vai funcionar na Rua 7 de setembro, entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, no Centro de Campo Grande, vai oferecer cursos profissionalizantes de, no mínimo, 40 horas, além de encaminhar os qualificados ao mercado do trabalho através da Intermediação de Mão de Obra, Banco Cidadão e Economia Solidária.

Segundo o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, a casa terá capacidade para atender pelo menos 1, 8 mil trabalhadores por mês. Ele explica que o projeto surgiu devido à grande necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado.

De janeiro a outubro deste ano, a Funtrab por meio das 31 Casas do Trabalhador, atendeu 475.522 pessoas até outubro. Desse total, 80 mil foram encaminhadas para as vagas intermediadas.

Acosta afirma que, apesar do grande contingente de pessoas desempregadas em busca de uma colocação no mercado do trabalho, por outro lado também há empresas de setores da economia que não conseguem preencher seus quadros de funcionários em virtude da escassez de profissionais qualificados, por isso, acredita ser necessário a criação de espaços onde os trabalhadores possam se preparar para suprir esta demanda. 

Já na inauguração estarão disponíveis, inicialmente, cinco cursos: Alimentação, Comércio, Beleza e Estética, Telemática e Turismo e Hospitalidade.

As inscrições serão abertas a partir das 8 horas, na Rua 7 de setembro, 912, já que os cursos têm início imediato, na sexta-feira (11). Os candidatos interessados devem ter a idade mínima de 16 anos completos e escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso e devem trazer RG, CPF e comprovante de residência.

Podem se inscrever desempregados ou empregados sob risco de desocupação, trabalhadores beneficiários do Seguro Desemprego, beneficiários dos programas sociais, jovens que buscam emprego, ocupação e renda e empreendedores, artesãos e autônomos. Os candidatos pode se inscrever em até 2 cursos.

Os cursos terão carga horária de 40 horas e acontecerão inclusive aos sábados e domingos, com a opção de escolha no período matutino, vespertino ou noturno.

Nos siga no Google Notícias