A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

19/09/2015 16:06

Com hospitais lotados, 16 aguardam transferência de postos de saúde

Ricardo Campos Jr.

Campo Grande tem 16 pessoas em postos de saúde aguardando vagas em hospitais na tarde deste sábado (19), segundo informações passadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A situação é vista com normalidade diante do déficit de leitos existente no município e a lotação registrada cotidianamente.

Segundo o coordenador do serviço, Luiz Antônio Moreira da Costa, nenhum dos pacientes em questão tem o estado de saúde considerado crítico. Por isso, eles não entram na decisão judicial que autoriza a prefeitura a pagar leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em unidades particulares se for preciso.

“Na medida em que vão abrindo vagas, esses pacientes são encaminhados segundo o tempo de espera e gravidade. Não são quadros que implicam em risco iminente de morte, mas precisam ser encaminhados, porque posto não é hospital”, explica.

Uma pessoa pode ficar até vinte e quatro horas internada em uma unidade de saúde. Acima disso há o descumprimento de outra sentença que proíbe a permanência de pacientes nas unidades em períodos superiores a um dia.

Segundo Costa, a média diária de fila no SUS na Capital é de 15 a 20 pessoas, por isso a situação é considerada dentro da normalidade.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions