ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com mais de 4 mil vagas de emprego, fundações amanheceram vazias nesta sexta

Até às 8h30, apenas três pessoas haviam ido até a Funsat à procura de uma oportunidade de trabalho

Por Geniffer Valeriano e Idaicy Solano | 29/12/2023 09:27
Cadeiras vazias na Funsat, nesta sexta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)
Cadeiras vazias na Funsat, nesta sexta-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

Com mais de 4 mil vagas de emprego, Funsat (Fundação Social do Trabalho) e Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) amanheceram vazias nesta sexta-feira (29). Até às 8h30 desta manhã, cerca de 1 hora após a abertura das fundações, apenas três pessoas foram em busca de uma oportunidade de emprego.

A gerente da Funsat, Hilda Luciene de Oliveira Mendes, conta que durante o final de ano a procura por emprego diminui e tende a crescer a partir do mês de janeiro. “Então, na verdade, o pessoal já no final do ano já quer aproveitar as festas. Quando você vir aqui em janeiro você vai ver que as pessoas deixam tudo para janeiro”, diz.

Hilda ainda relata que a expectativa é que a Funsat atenda cerca de 20 pessoas neste último dia útil do ano. Até às 8h30 apenas três pessoas haviam ido à fundação à procura de uma vaga de trabalho. “Geralmente o perfil de quem procura emprego nessa época é igual. Ele é a pessoa que perdeu o emprego e não quer entrar no ano desempregado. A pessoa que perdeu o emprego no final do ano vai correr aqui. É esse perfil, pessoas que realmente não aguentam ficar e esperar outro ano para procurar emprego”, pontua.

Hilda de Oliveria, gerente da Funsat (Foto: Henrique Kawaminami)
Hilda de Oliveria, gerente da Funsat (Foto: Henrique Kawaminami)

Ainda é detalhado pela gerente que a busca por emprego durante o encerramento do ano é realizada tanto por jovens como por idosos. “Agorinha mesmo foi atendido um rapaz novo, porque ele também perdeu o emprego e ele não quis esperar a virada. Então, o perfil de quem vem procurar vaga no finalzinho do ano é que ele não quer entrar no próximo ano desempregado. Tem pessoas que até abrem mão do seguro, porque já querem entrar o ano trabalhando”, detalha.

Desempregado há 15 dias, Sebastião Pinheiro, de 63 anos, foi uma das pessoas atendidas nesta manhã. O idoso foi até a Funsat à procura de uma oportunidade de trabalhar na fazenda. Ao ser questionado sobre o motivo de buscar um emprego no último dia do ano, o idoso respondeu: “Quem sabe Deus abençoa para começar bem o Ano Novo”.

A reportagem também esteve na Funtrab. Durante o período que a reportagem permaneceu no local, ninguém havia procurado a fundação. Os atendentes não falaram com a reportagem.

Sebastião Pinheiro está procurando por emprego há 15 dias (Foto: Henrique Kawaminami)
Sebastião Pinheiro está procurando por emprego há 15 dias (Foto: Henrique Kawaminami)

Vagas -  Nesta sexta-feira, a Funsat possui 2.236 vagas, tendo como destaque oportunidades para auxiliar de linha de produção (154), repositor de mercadorias (24), ajudante de carga e descarga de mercadoria (51), auxiliar de estoque (41), alimentador de linha de produção (35), desossador (26), entre outras.

Também são oferecidas vagas de perfil aberto, que não exigem experiência comprovada, entre os cargos estão atendente do setor de frios e laticínios (133), repositor de mercadorias (133), soldador (24), vendedor interno (21), motofretista (12).

Quem deseja ir atrás de uma das vagas de emprego deve comparecer à sede da Funsat com documentos pessoais: RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de trabalho ou acessar o aplicativo Sine Fácil. A fundação funciona entre 7h e 17h na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória.

Já a Funtrab oferta 1.936 vagas para Campo Grande que variam entre estágios, empregos temporários e de tempo integral. Dentre as oportunidades oferecidas estão as funções de ajudante de carga e descarga, balconista, caseiro, costureiro, eletricista, mecânico, mestre de obras, operador de caixa, padeiro, preparador físico, produtor de rádio, repositor e até vigia são algumas das oportunidades anunciadas pela agência estadual.

Para se inscrever em uma das vagas, basta comparecer à sede da fundação. A agência estadual de empregos está localizada na Rua 13 de Maio, 2773, e está aberta para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A documentação necessária para concorrer a uma das oportunidades inclui RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e Carteira de Trabalho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias