ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com nova via e lago artificial, obras em torno de shopping chegam à etapa final

Paula Vitorino | 28/09/2011 10:11

Com nova via e lago artificial, obras em torno de shopping chegam ao final

Muro de arrimo já está sendo erguido em torno de Shopping para liberação do estacionamento e pavimentação da nova rua. (Foto: João Garrigó)
Muro de arrimo já está sendo erguido em torno de Shopping para liberação do estacionamento e pavimentação da nova rua. (Foto: João Garrigó)

As obras de contenção de enchentes e o novo reordenamento viário em torno do Shopping Campo Grande ficam prontas a tempo da chegada da estação mais chuvosa do ano, o verão. A previsão é da empreiteira responsável pelas obras, que está na terceira e última etapa, e da Prefeitura Municipal.

A obra deve ser totalmente entregue, para o alívio da população, em meados de dezembro, sendo que a parte correspondente ao espaço interno do Shopping será liberada já em novembro.

De acordo com o secretário de obras, João de Marco, o prazo até dezembro já considera alguns dias de chuva dentro do cronograma e, por isso, não deve ter atrasos. "Só não contamos com grandes períodos de chuva, aí vai atrasar", frisa. Cada dia de chuva representa dois dias de trabalho perdido.

A região é uma das mais afetadas pelas enchentes na Capital, que em 2010 foi responsável por arrastar veículos e parte do asfalto da rua Paulo Coelho Machado e avenida Afonso Pena.

O projeto tem investimento de cerca de R$ 11 milhões, segundo o secretário , e promete solucionar os problemas de drenagem, como também mudar a paisagem do local.

Na parte de drenagem, já foi construída uma galeria para as águas fluviais do córrego Prosa, que antes não tinham vazão e causavam enchentes. O recurso total foi de cerca de R$ 8 milhões, em 200 metros de galeria, com 7 metros de largura.

E uma bacia de contenção das águas do Prosa está em construção, com o objetivo de aumentar a área de escoamento do córrego, em espaço com capacidade para 15 milhões de litros d’água.

De Marco esclarece que a bacia ficará na superfície, como uma espécie de lago artificial. “Quando ela estiver cheia, a população poderá contemplar a paisagem com as águas”, diz.

Já a parte que corresponde ao reordenamento viário muda o tráfego no local com a criação de uma nova via, a rua Mauro Wanderley, que vai interligar a Via Park até a Rubens Gil de Camilo, cortando a Paulo Coelho Machado e Afonso Pena.

A rua terá pista dupla e extensão de 300 metros. O objetivo é desafogar o trânsito das avenidas Afonso Pena e Via Park, melhorando o sistema de trânsito com a instalação, também, de nova sinalização semafórica.

O desenho da nova via já pode ser percebido por quem passa pelo local. Uma das principais alterações feitas para a sua construção foi a retirada do monumento símbolo do Shooping Campo Grande, que dará lugar a nova pista de tráfego.

O engenheiro responsável pela execução da obra, Rodrigo Freitas, explica que a última etapa para a pavimentação da via já está em execução. A obra começa logo após o término do muro de arrimo em torno do Shopping.

Com o muro pronto, o estacionamento do Shopping será liberado para a conclusão das obras de reforma do empreendimento. A parte que corresponde ao espaço do Shopping está prevista para ser entregue em novembro, até o dia 23, quando o estabelecimento inaugure as reformas, já com o lançamento da campanha de Natal.

Nos siga no Google Notícias