ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Com presença de presidente nacional, OAB-MS abre Conferência Estadual

Nyelder Rodrigues e Anahi Zurutuza | 08/06/2017 21:38
Conferência trienal trouxe presidente nacional da OBA para abertura e debates (Foto: Alcides Neto)
Conferência trienal trouxe presidente nacional da OBA para abertura e debates (Foto: Alcides Neto)

Foi aberta nesta quinta-feira (8) em Campo Grande mais uma edição da Conferência Estadual da Advocacia de Mato Grosso do Sul, evento realizado pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) pela 14ª vez e que vai até sábado (10). O tema do encontro é "A Constituição Brasileira no Novo Milênio: Desafios, Avanços e Retrocessos".

Antes das palestras que fazem parte da programação, foram homenageados cinco advogados com a entrega da medalha Heitor Medeiros, sendo eles Alfredo Candido Ferreira, Elenice Carille, Irajá Messias, Luiz Roberto Villa e Rene Siufi.

De acordo com o secretário-geral da OAB-MS, Marco Aurélio de Oliveira Rocha, a escolha dos nomes foi feita pelo Conselho da Seccional. A intenção é homenagear advogados que contribuíram para a categoria com protagonismo. A concessão das medalhas é feito a cada três anos, quando é realizada a conferência estadual.

Já quem ficou responsável por dar o pontapé inicial aos debates do evento foi o presidente da OAB nacional, Claudio Lamachia. "Estou muito honrado e alegre em receber o convite para palestrar em Mato Grosso do Sul. Venho até aqui representando mais de 1 milhão de advogados do Brasil no evento que prepara o tema da conferência nacional, no fim do ano", comenta.

Sobre a atuação da OAB, Lamachia também defende que a instituição siga zelando pela "limpeza" no cenário político brasileiro. "Vemos o quadro se agravando e a classe política sendo colocada em xeque", frisa o dirigente.

Ele também destaca que, hoje, estamos em um momento de vivenciar e buscar vencer, o que ele chama de "verdadeira cruzada contra a corrupção e contra a impunidade", completando que "Tudo isso tem que ser feito de acordo com a lei, sem criminalizar a política", finaliza o presidente da OAB.

Já o presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, ressalta a conferência trisanual como o maior encontro de advogados do Estado, sendo um captador de opiniões e mensagens diversas da advocacia e da sociedade de um modo geral.

"A presença do presidente nacional coroa este evento, ainda mais que passamos por um momento de efervescência e a OAB tem de se posicionar de forma contundente, pois o Brasil espera que possamos contribuir para melhorar a nossa sociedade", opina.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), também foi à abertura da conferência e participou da mesa de debate. "Sou operar jurídico, vim da advocacia privada e sei da importância desses eventos, que só enriquecem e trazem aperfeiçoamento a todos operadores de Justiça participantes", destaca Marquinhos.

A Conferência - Realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo sob o tema "A Constituição Brasileira no Novo Milênio: Desafios, Avanços e Retrocessos", a XIV Conferência Estadual da Advocacia de Mato Grosso do Sul visa fomentar o aperfeiçoamento da cultura jurídica, promovendo também, amplo debate acerca de assuntos de interessa da classe.

Entre os nomes presentes no evento, estão além do presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, nomes como Estefânia Viveiros, Pablo Stolze Gagliano, Marcos André de Almeida Malheiros, Valdetário Andrade Monteiro, Nelson Nery Júnior, Georges Aboud, Henrique Ávila, Lara Selem e Alexandre Mazza.

Outro nome que confirmou presença foi o conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Carlos Eduardo Dias. O evento tem parceria da ESA-MS (Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul) e da CAAMS (Caixa de Assistência aos Advogados de Mato Grosso do Sul). Mais informações pelo site www.esams.org.br.

Nos siga no Google Notícias