Com rede de apoio, projeto qualifica mulheres para atuar na construção civil
Os cursos vão de pintora de obras a operadora de BobCat

De pintora de obras a operadora de BobCat, o projeto “Elas Constroem” oferece capacitação gratuita para mulheres interessadas em atuar na construção civil. A iniciativa busca combater a falta de mão de obra qualificada no setor e ampliar a presença feminina nos canteiros de obras.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O projeto “Elas Constroem” oferece capacitação gratuita para mulheres na construção civil, com cursos de pintura predial, assentamento de revestimento cerâmico e operação de BobCat. A iniciativa, promovida pelo Sinduscon/MS em parceria com o Senai e outras entidades, visa combater a falta de mão de obra qualificada e ampliar a presença feminina no setor. As participantes contam com apoio psicológico, acolhimento infantil e alimentação. As inscrições estão abertas até 25 de julho, e ao final do curso, haverá um encontro com empresas para promover oportunidades de emprego.
Ao todo, são oferecidos três cursos: pintora de obras imobiliárias (160h), assentadora de revestimento cerâmico (160h) e operadora de BobCat com NR18 (40h). As vagas são limitadas, variando de 15 a 25 alunas por turma. As aulas teóricas ocorrem on-line, e as práticas são realizadas na Escola da Construção, do Senai.
Para garantir a permanência das participantes, o projeto conta com uma rede de apoio. As alunas terão acesso a acolhimento infantil, apoio psicológico, ações voltadas à saúde e bem-estar, além da oferta de alimentação.
As inscrições seguem até o dia 25 de julho e podem ser feitas por meio de formulário on-line, acesse clicando aqui. Ao fim da capacitação, será promovido um encontro entre as alunas e empresas associadas ao sindicato, com foco na empregabilidade e na criação de oportunidades de contratação.
“Além de suprir a demanda por profissionais qualificados, o projeto reforça nosso compromisso com a diversidade e a geração de renda para mulheres. Acreditamos que essa iniciativa vai transformar vidas e elevar a qualidade do setor”, afirma Kleber Recalde, presidente do Sinduscon/MS.
As formações são oferecidas pelo Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), em parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o Senai e a Semu (Secretaria Executiva da Mulher).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.