ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com rede de apoio, projeto qualifica mulheres para atuar na construção civil

Os cursos vão de pintora de obras a operadora de BobCat

Por Geniffer Valeriano | 15/07/2025 13:56
Com rede de apoio, projeto qualifica mulheres para atuar na construção civil
Mulheres em aula prática de curso de pintura predial realizado pelo Senai (Foto: Arquivo Campo Grande News))

De pintora de obras a operadora de BobCat, o projeto “Elas Constroem” oferece capacitação gratuita para mulheres interessadas em atuar na construção civil. A iniciativa busca combater a falta de mão de obra qualificada no setor e ampliar a presença feminina nos canteiros de obras.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O projeto “Elas Constroem” oferece capacitação gratuita para mulheres na construção civil, com cursos de pintura predial, assentamento de revestimento cerâmico e operação de BobCat. A iniciativa, promovida pelo Sinduscon/MS em parceria com o Senai e outras entidades, visa combater a falta de mão de obra qualificada e ampliar a presença feminina no setor. As participantes contam com apoio psicológico, acolhimento infantil e alimentação. As inscrições estão abertas até 25 de julho, e ao final do curso, haverá um encontro com empresas para promover oportunidades de emprego.

Ao todo, são oferecidos três cursos: pintora de obras imobiliárias (160h), assentadora de revestimento cerâmico (160h) e operadora de BobCat com NR18 (40h). As vagas são limitadas, variando de 15 a 25 alunas por turma. As aulas teóricas ocorrem on-line, e as práticas são realizadas na Escola da Construção, do Senai.

Para garantir a permanência das participantes, o projeto conta com uma rede de apoio. As alunas terão acesso a acolhimento infantil, apoio psicológico, ações voltadas à saúde e bem-estar, além da oferta de alimentação.

As inscrições seguem até o dia 25 de julho e podem ser feitas por meio de formulário on-line, acesse clicando aqui. Ao fim da capacitação, será promovido um encontro entre as alunas e empresas associadas ao sindicato, com foco na empregabilidade e na criação de oportunidades de contratação.

“Além de suprir a demanda por profissionais qualificados, o projeto reforça nosso compromisso com a diversidade e a geração de renda para mulheres. Acreditamos que essa iniciativa vai transformar vidas e elevar a qualidade do setor”, afirma Kleber Recalde, presidente do Sinduscon/MS.

As formações são oferecidas pelo Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), em parceria com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o Senai e a Semu (Secretaria Executiva da Mulher).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias