ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com três candidatos, PT realiza eleições para diretório municipal

Encabeçam as chapas o atual president

Tainá Jara e Fernanda Palheta | 08/09/2019 11:05
O advogado e ex-BBB, Ilmar Renato, o Mamão, o atual presidente do partido, Agamenon Prado, e a professora Mariuza Guimarães (Foto: Marina Pacheco)
O advogado e ex-BBB, Ilmar Renato, o Mamão, o atual presidente do partido, Agamenon Prado, e a professora Mariuza Guimarães (Foto: Marina Pacheco)

Com o desafio fortalecer o partido para as eleições de 2020 no maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, três candidatados disputam o diretório do PT (Partido dos Trabalhadores) municipal, neste domingo. A votação é realizada na Câmera de Vereadores, em Campo Grande, começou às 9h e segue até às 17h.

Encabeçam as chapas concorrentes, o atual presidente e ex-secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, Agamenon Rodrigues do Prado; a professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Mariuza Guimarães; e o advogado ex-BBB, Ilmar Renato Granja Fonseca, conhecido como Mamão.

Agamenon aposta no fortalecimento do partido para as eleições municipais de 2020. Nomes como do ex-governador Zeca do PT, do ex-deputado federal, João Batista dos Santos e dos deputados estaduais, José Almi e Pedro Kemp, são cogitados para representar o partido da disputa pela prefeitura da Capital. Para os cargos do legislativo, já há 43 pré-candidatos. “Pretendemos fazer quatro cadeiras em 2020”, afirma.

Atualmente, o PT tem apenas um representante no parlamento municipal, o vereador Ayrton Araújo. O partido nunca elegeu um prefeito na Capital.

Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Mariuza Guimarães, também disputa o diretório municipal defendendo a adoção de novas estratégias. “O partido precisa retomar suas origens. A nossa função é organizar a classe trabalhadores e fortalecer a sigla”.

Ela lembrou que também está cotada para disputar a prefeitura da Capital no ano que vem a assistente social, Eloisa Castro Berro. No entanto, a professora acredita que o deputado estadual, Pedro Kemp, pode agregar mais alas da esquerda.

Conhecido por participar do reality show Big Brother Brasil, Ilmar Renato, o Mamão, afirma que foi convocado por um grupo de militantes para participar da disputa e aceitou o desafio. “O PT tem de se reencontrar com suas origens e voltar a fazer movimento popular. Deixamos de disputar as ruas e, como na política não há espaço vazio, elas foram ocupadas por outras pessoas”.

Filiados decidem diretório em eleições neste domingo (Foto: Marina Pacheco)
Filiados decidem diretório em eleições neste domingo (Foto: Marina Pacheco)

Filiados - Os filiados demonstraram otimismo com a votação. O empresário Flávio Moura, 28 anos, está no partido desde 2006. “Sonho que o partido volte a crescer”.

A estudante Jéssica Ribeiro Gutierrez, 26 anos, filiou-se ao partido neste ano e participa da primeira disputa para o diretório municipal. Para ela, o vínculo partidário mesmo em um momento de crise da legenda, é uma forma de demonstrar consonância com bons valores do PT. “É importante participar da política”, ressaltou.

O principal líder do partido no País, o ex-presidente Lula, está preso desde o ano passado por corrupção e levagem de dinheiro. O episódio desencadeou a maior crise do PT desde que foi criado, no final dos anos 80.

Nos siga no Google Notícias