ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  30    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Comerciantes comemoram oficialização de corredor comercial na Av. dos Cafezais

Nova lei busca atrair investimento, organizar o trânsito e ampliar estrutura para impulsionar o comércio local

Por Geniffer Valeriano e Clara Farias | 30/04/2025 07:00
Comerciantes comemoram oficialização de corredor comercial na Av. dos Cafezais
Lojas de artigos variados presente na Avenida dos Cafezais (Foto: Osmar Veiga)

“Um comércio puxa o cliente do outro.” É com essa percepção que empresários celebram a criação da lei que autoriza a formação de um corredor comercial na Avenida dos Cafezais, no Jardim Centro Oeste. A sanção da Lei n.º 7.399 foi publicada em edição extra do Diogrande (Diário Oficial do Município) nesta segunda-feira (28), com veto parcial.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Empresários celebram a sanção da Lei n.º 7.399, que cria um corredor comercial na Avenida dos Cafezais, no Jardim Centro Oeste. O trecho, que vai do cruzamento com a Avenida Delegado Alfredo Hardman até a Rua Campo Nobre, abriga diversos comércios e é considerado estratégico para o fluxo de clientes. A nova legislação visa promover o desenvolvimento sustentável do comércio, atrair novos empreendimentos e melhorar a circulação de veículos e pedestres. A administração do corredor ficará a cargo da Sidagro, que também será responsável por campanhas publicitárias e ampliação de vagas de estacionamento.

O novo corredor comercial vai do cruzamento da Avenida dos Cafezais com a Avenida Delegado Alfredo Hardman até a Rua Campo Nobre. O trecho abriga mercados, atacadistas, restaurantes, farmácias, peixarias, consultórios odontológicos, casas lotéricas, revendas de gás, pet shops, salões de beleza e dezenas de outros comércios.

Por ser uma das principais vias do bairro e concentrar grande fluxo de veículos, a avenida é vista como ponto estratégico para empreendedores. O comerciante Marcos Lúcio, de 38 anos, proprietário de uma loja de refrigeração, é um dos que migrou para a região.

Comerciantes comemoram oficialização de corredor comercial na Av. dos Cafezais
Funcionário de sorveteria arrumando mesas e cadeiras (Foto: Osmar Veiga)

“A Cafezais é mais movimentada, tem muitos comércios e acaba que um vai puxando o cliente do outro. O consumidor vai tomar um açaí e já vê que eu conserto refrigerador. Enquanto está aqui, já nota que tem uma borracharia do outro lado da rua ou até mesmo uma floricultura”, afirma.

Há mais de 20 anos, Rodrigo Souza Damázio, de 34 anos, acompanha o desenvolvimento do comércio desde 1996, quando seu pai abriu uma loja de materiais de construção na avenida. Inicialmente, o comércio ficava próximo ao Bairro Los Angeles, mas foi transferido para a área que agora integra o corredor.

“A gente fica contente com a aprovação da lei porque o pessoal estava precisando desse apoio. Antes a gente até brincava dizendo: ‘quando for em Campo Grande trago tal coisa’, mas agora aqui está bem desenvolvido”, comenta Rodrigo.

Comerciantes comemoram oficialização de corredor comercial na Av. dos Cafezais
Rodrigo comemora a sanção da lei, após acompanhar o crescimento da avenida (Foto: Osmar Veiga)

Para Agenor Nunes de Oliveira, de 44 anos, o comércio da região sempre teve movimento, mas a inauguração de um atacadista intensificou o fluxo. “Hoje temos clientes que vêm do Los Angeles, Moreninhas, Ramez Tebet e da Cohab. Agora as pessoas não precisam mais ir até o Centro para encontrar algum produto”, avalia.

Já o morador Matheus Mota, de 30 anos, acredita que falta pouco para a avenida estar completa. “Tem lotérica, mercado, barbearia... Para a Cafezais se tornar uma avenida de ponta só falta um banco. A gente não precisa praticamente sair de casa”, diz.

Comerciantes comemoram oficialização de corredor comercial na Av. dos Cafezais
Vista aérea do trecho da avenida que se tornou o novo corredor comercial (Foto: Osmar Veiga)

O que muda com a lei? - A Lei n.º 7.399 autoriza o Executivo municipal a promover o desenvolvimento sustentável do comércio na região, atrair novos empreendimentos, assegurar o controle urbano, favorecer o trânsito de pedestres e melhorar a circulação de veículos. A legislação também prevê a ampliação das vagas de estacionamento e campanhas publicitárias para divulgar o novo corredor.

Com a sanção, a área comercial passa a ser administrada pela Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), responsável por incentivar e promover o comércio local.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias