ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Comerciantes reclamam de abandono, enquanto revitalização fica na gaveta

Christiane Reis | 09/08/2016 18:08
Lojas fechadas na Rua 14 de julho. (Foto: Alcides Neto)
Lojas fechadas na Rua 14 de julho. (Foto: Alcides Neto)

Inúmeras lojas fechadas, com placas de aluga-se, mostram bem que as principais ruas do Centro de Campo Grande não chamam mais a atenção dos empresários. Na mais otimista das previsões, a tão sonhada revitalização da região, prevista no programa Reviva Centro, vai “cair no colo” da próxima administração municipal.

Quem confirma o cenário negativo é o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Adelaido Vila. “Desde que houve a proposta de mudanças, nós só estamos perdendo. As mudanças nas fachadas foram feitas, não ajudaram nada, hoje dificulta que os próprios consumidores encontrem as lojas. É só andar pelas ruas que vemos placa de aluga e vende para todo lado. As grandes lojas estão deixando o Centro e daqui a um tempo vai se transformar em centrão popular. Tão cedo isso não vai se resolver, pois o ano é de eleições e a situação ficará para o próximo prefeito”, resume.

O empresário Robson Alves tem loja na área do vestuário na Rua 14 de Julho e diz que a situação atual traz um sentimento de abandono. “Precisamos que lembrem de nós, que lembrem dos comerciantes do Centro de Campo Grande, porque hoje o sentimento é de que estamos abandonados. Pagamos caro e não temos incentivos. Esperamos que a revitalização ocorra o quanto antes, porque realmente estamos esquecidos”.

Carlos Bellin, que mantém loja de calçados também na 14 de Julho, conta que está no local há 20 anos e que, apesar de ter considerado a proposta do Reviva Centro muito bonita, até agora nada ocorreu e ainda não se sabe o motivo. “Em algum momento o projeto foi esquecido e isto é muito ruim para os lojistas”.

Ele lembra que é preciso fazer algo para atrair o consumidor ao Centro da Cidade. Para iniciar o tão sonhado projeto, conclui, será preciso planejamento eficiente.

Na Rua Dom Aquino quase esquina com a 14 de julho, o cenário se repete (Foto: Christiane Reis)
Na Rua Dom Aquino quase esquina com a 14 de julho, o cenário se repete (Foto: Christiane Reis)
Consumidores não têm cobertura para caminhar na Rua 14 de julho. (Foto: Christiane Reis)
Consumidores não têm cobertura para caminhar na Rua 14 de julho. (Foto: Christiane Reis)

Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Hermas Renan Rodrigues, é grande a frustração por parte dos empresários, diante da inércia do municípios com relação ao caso. “É uma situação delicada, pois o empresário fez o que lhe cabia e o Poder Público nada fez até agora. A proposta não evolui”, disse. Ele contou que os empresários estão formando uma comissão para cobrar providências e conhecer os motivos que justifiquem tanta demora.

A Prefeitura foi procurada pelo Campo Grande News, mas até a conclusão da reportagem não deu retorno. No site oficial do município, a informação mais recente sobre a situação do projeto é que o prefeito, Alcides Bernal (PP), esteve em Brasília, na quarta-feira (3), para tratar de diversos assuntos, entre eles a autorização do Senado para o Executivo da Capital tomar emprestado US$ 56 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A ideia do projeto é um 'shopping ao céu aberto', prevendo prioridade ao pedestres, acessibilidade, mobiliário urbano.

O Plano para Revitalização do Centro foi instituído em 20 de julho de 2010 pela Lei Complementar 161. No ano seguinte, a prefeitura baixou decreto sobre os anúncios nas fachadas das lojas, exigindo reformas. Em 2014, foi criado o Funcentro (Fundo de Fomento ao Plano de Revitalização do Centro).

Consumidores - A exemplo do presidente do Conselho de Segurança da Região Central, Adelaido Vila, os consumidores acreditam que o pouco realizado até agora não trouxe benefícios. “Está muito ruim, sem originalidade, época de fim de ano e datas comemorativas fica insuportável, não tem nem sombra para podermos andar. O povo está deixando de vir aqui”, declarou a dona de casa, Irene Fagundes, 56 anos.

“Ficou bem difícil para identificar as lojas. Muito pequeno, não conseguimos ver e essa questão das coberturas também dificulta. Hoje, dia de chuva, não temos caminhar”, disse a técnica de enfermagem, Andrea Theodoro Siqueira, 35 anos.

Nos siga no Google Notícias