ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Comércio central e shoppings da Capital funcionarão no feriado

Raiza Calixto e Flávia Lima | 09/10/2015 10:50
Lojas de brinquedos devem registrar movimento maior no sábado. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)
Lojas de brinquedos devem registrar movimento maior no sábado. (Foto:Arquivo/Marcos Ermínio)

Quem ainda não providenciou o presente do Dia das Crianças, tem até sábado para realizar a compras, já que o funcionamento do comércio na região central de Campo Grande será facultativo na segunda-feira (12), por isso, apenas as lojas âncoras devem abrir as portas ao público.

Conforme o sindicato dos comerciários, as lojas centrais podem abrir mediante adesão. No sábado e na segunda, as lojas abrem normalmente das 8h as 18 horas, já no domingo o horário de funcionamento é das 9h as 18h. Ainda de acordo com o sindicato da categoria, os funcionários devem receber 7% do valor do piso salarial, o que equivale a R$ 63,00 além de um dia de folga. Além disso, o funcionário tem direito a uma folga na semana subsequente.

O shopping Pátio Central, localizado na Rua Cândido Mariano, 1380, é um dos estabelecimentos que estarão com as portas abertas no dias 12, mas em horário reduzido, das 9 às 15 horas. Mas quem quiser, poderá aproveitar o sábado, quando acontecerá uma ação para comemorar o Dia das Crianças com a distribuição de algodão doce, pipoca e balões, das 8h30 às 20 horas.

Também o camelódromo funcionará em horário normal no sábado das 8h às 18 horas. Para aproveitar o movimento de quem sairá em busca do presente para as crianças, no domingo o local funciona das 8 horas ao meio-dia e na segunda-feira, abre às 8 horas e funciona enquanto houver movimento.

O local ainda terá atrações especiais no fim de semana, como cama elástica, pipoca e algodão doce, tudo gratuito. As atividades terão um horário diferenciado do centro popular, começando às 9 horas e seguindo até às 15 horas.

Já os supermercados mantém o horário de atendimento normal. Conforme a Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), não haverá mudanças no horário, inclusive no domingo (11), data em que se comemora a divisão do Estado.

A abertura ocorre com a ressalva de que, conforme estabelece a convenção coletiva firmada entre o Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Campo Grande e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande, como forma de compensar o dia trabalhado, as empresas supermercadistas deverão efetuar, nesta mesma data, o pagamento de R$50,00, em vale-compra e ainda proporcionar uma folga aos trabalhadores, no prazo de 30 dias.
Nos municípios do interior, os funcionários devem seguir orientações dos sindicatos locais ou da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul).

Órgãos e repartições públicas também não terão expediente, voltando ao funcionamento normal na terça-feira (13). Apenas os serviços essenciais serão mantidos. Tanto no final de semana quanto no feriado, a Defensoria Pública funcionará apenas em regime de plantão, o órgão disponibiliza o telefone 67 9134-9041 para atendimento.

No caso dos postos de saúde, apenas as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas funcionam sem restrição de horário. Os locais que mantém atendimento integral são os postos da Vila Almeida, Coronel Antonino e Universitário, além dos Centros Regionais nos bairros Nova Bahia, Moreninhas, Aero Rancho, Tiradentes, Guanandi e Coophavila II.

Sobre a coleta de lixo, devido a greve dos funcionários da Solurb, a prefeitura não soube informar se o serviço será mantido na segunda-feira (12).

Com a greve dos bancos, a orientação é utilizar os caixas eletrônicos ou antecipar os saques nos agentes autorizados bancários e lotéricas, já que em algumas agências a reposição de cédulas não tem sido feitas. Mas é preciso ficar atento ao horário de funcionamento das casas lotéricas, que funcionarão no sábado das 8h às 13h. No domingo e na segunda-feira os estabelecimentos não abrirão, voltando a funcionar somente na terça-feira(13).

Já os correios funcionarão na sexta-feira das 7h45 as 17h45 e as agências que abrem aos sábados também funcionarão normalmente, já no domingo  e na segunda o órgão não abre, O Detran (Departamento Estadual de Transito) não funcionará no feriado, também retomará as atividade na terça-feira.

Quanto aos shoppings, o Campo Grande abrirá normalmente, das 10h às 22h no sábado. No domingo (11) e segunda-feira (12), as lojas e quiosques abrem do meio-dia às 20 horas e as lojas âncoras do meio-dia às 21 horas.

O cinema funciona das 13 horas às 22h30 e a Praça da Alimentação das 11 às 22 horas, no domingo e segunda-feira.

Já no Norte Sul Plaza, no domingo (11), o horário será do meio-dia às 20h e, na segunda-feira (12), das 10 às 22 horas.

No Shopping Bosque dos Ipês, o horário de funcionamento tanto no domingo (11) quanto na segunda-feira (12) será o mesmo, com as lojas âncoras abrindo do meio-dia às 21 horas, as satélites das 14 às 20 horas, praça de alimentação e o Walmart, das 10 às 22 horas e cinema das 11h às 22h.

Nos siga no Google Notícias