A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

16/10/2013 10:49

Como sempre polêmico, Horário de Verão começa no domingo em MS

Luciana Brazil
Horário de verão começa no próximo domingo (20). A medida vai até o dia 16 de fevereiro. (Fotos: Marcos Ermínio)Horário de verão começa no próximo domingo (20). A medida vai até o dia 16 de fevereiro. (Fotos: Marcos Ermínio)

Todo ano a discussão é a mesma. Definitivamente o horário de verão não é unanimidade. No próximo domingo (20) inicia a mudança e muita gente já começa a reclamar, mas há quem adore a medida.

À meia-noite de sábado (19) para domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro.

Para quem não gosta as reclamações são sempre as mesmas, que vão desde dias que amanhecem mais escuros até pouco tempo para se habituar à mudança. “Quando a gente começa a se acostumar com o horário, ele acaba. Detesto. Tenho que acordar com o céu ainda escuro”, disse a advogada Nauane Lendi, 31 anos.

Já o eletricista José Maurício, 30, comemora a chegada do período que ele considera como tempo de “alegria”. “É sol até mais tarde, dá uma sensação de vida. Nossa, é muito bom. Eu gosto muito”.

Comprometendo as regiões sul, sudeste e centro-oeste, o objetivo da alteração é a economia de energia. Com os dias mais longos, por causa da luz solar, é possível diminuir o consumo de energia elétrica nos horários de pico.

Apesar dos argumentos, o webmaster Diogo Lima, 23, também não fica muito satisfeito quando começa o período. “Quando a gente acorda está escuro ainda. Não gosto por causa disso”. Porém, Diogo completa dando o lado positivo do horário. “O bom é que o dia fica mais longo. A gente sai do trabalho e ainda está sol”.

Sempre na expectativa da alteração no horário, a estudante Flávia Juli, 25, gostaria que a mudança fosse definitiva. "Se pudesse escolher eu queria que ficasse para sempre nesse horário", diz. “Quando a gente viaja no fim do ano e vai para praia é tão gostoso. O sol se põe tarde e a gente pode ficar um tempão curtindo o dia”, lembrou.

 

Eliane diz que se adapta rápido ao horário.Eliane diz que se adapta rápido ao horário.

Eliane Gonçalves, 35 anos, dona de casa, diz que para ela a medida não faz muita diferença, já que é apenas uma hora. "Não vejo muito problema. Me adapto bem. Gosto do horário".

Estados e Motivos: Ao todo, 11 estados aderem ao horário: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Tocantins chegou a aderir à medida no ano passado, mas foi excluído novamente neste ano. O estado da Bahia, que também adotou o horário de verão em 2011, em 2013 está fora da mudança.

No verão de 2012 para 2013, a mudança gerou economia de 4,5% no período de pico, entre 18 e 21 horas, nos estados em que foi implantada.

A medida foi instituída pela primeira vez, pelo então presidente Getúlio Vargas, no verão de 1931/1932.

A explicação se baseia na posição da Terra em relação ao Sol. Nesta época do ano, por causa desta posição, os dias são mais longos, o que faz com a luminosidade natural seja melhor aproveitada. Com isso, se reduz o consumo de energia nos horários de pico, evitando o uso de energia elétrica gerada por termoelétricas, que é mais poluente e mais onerosa.

Desde 1931 a medida é adotada em vários estados brasileiros. Desde 1931 a medida é adotada em vários estados brasileiros.
Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


O que eu sou contra é essa mudança de horário, só traz aborrecimentos e o próprio organismo sente, quando se está adaptando, novamente muda, isso é terrível, deveria então estabelecer um horário único, que fosse esse de verão então, pois em vez de atrasarmos o relógio no inverno, permanecesse esse mesmo horário durante o ano inteiro.
 
André Lima em 16/10/2013 18:09:54
Polêmico para os ignorantes influenciáveis por pessoas que só querem aparecer quando houve a tentativa de igualar o nosso horário com o de Brasília, apareceram profissionais insípidos, querendo aparecer e ter seus 15 segundos de fama, dizendo que a mudança iria trazer transtornos e doenças para a população, ai o que acontece a grande maioria burra de um povo sem cultura, acostumados aos mouses, people na tv e micareli do céu, se desesperaram reclamaram.

Horário de verão é muito bom, dá tempo de sair do trabalho e ir a um dos nossos belos parques para praticar atividades físicas com a luz do sol..

Como Três Lagoas, está se desenvolvendo e sua população adota como capital, a cidade de Araçatuba SP, eles utilizam sempre o horário de Brasília nos afazeres do dia dia...
 
Odracir Siarom em 16/10/2013 15:10:01
.... Um horror esse horário infame, também acordo muito cedo, umas 4, 4.30 da matina e agora por volta de cinco é tão lindo ver o céu clarear, a partir de semana que vem quando cair a ficha do céu realmente claro já se terão passado das seis, não trabalho mais fora mas sinto muita dó de quem o faz e precisa se submeter a esse. Para mim não importa que tenha sol até 19.30 porque de praxe durmo cedo e não sou um ser vivente noturno, prefiro o dia, sempre preferi, noite prá mim de qualquer modo, independente do que aventa o relógio, é hora de descanso e de sono.
 
Lucia Maria Miranda em 16/10/2013 15:05:57
Se estamos num país democrático, deveria ter votação a respeito desse horário. Esse é um período que o dia fica mais longo e todo mundo fica muito cansado, além de não vermos economia nenhuma de energia na conta.
 
angelica santos em 16/10/2013 14:58:30
gostaria de saber o que é que muda para nós trabalhadores que saimos de casa cedo e voltamos no final da tarde. Não muda nada, então parem com esta polemica todo ano na
véspera da troca do horário atual pelo de verão.
 
oziel sortica em 16/10/2013 14:37:32
Pra quem tem que dormir cedo e acordar cedo para trabalhar é horrível.
 
RODRIGO FERREIRA em 16/10/2013 13:58:07
Odeeeeeeeeeeeeeeeeio!!!!!!!!!!!
 
liliane r da silva em 16/10/2013 13:42:30
Volto a repetir, esse horário é bom para aposentado..... esse balela de economizar energia é puro papo furado.
 
LUIZ Santos em 16/10/2013 13:37:45
Odeiooooooooooooooooo, esta droga de horário e porque a conta não diminui nunca.
 
Luciana Costa em 16/10/2013 13:31:11
Deveriam manter horario de verão da Brasilia o ano todo. Acordar com escuro ou com sol não faz diferença (na verdade mesmo acordando de meio dia o quarto é escuro, já que tem venezianas de madeira, que não premitam a entrada de luz) mas quando você volta em casa e ainda tem sol é muito melhor. Em vez de ficar dentro (maldita televisão) da para sentar fora, na varanda, conversar, tomar uma cerveje ou um vinho, comer fora, no ar fresco. Finalizar o dia em casa com luz do sol é muito melhor. De manha na verdade nem importa estar escuro ou ja ter sol, pois não tem como curtir o sol mesmo; tem que trabalhar...
 
Marcos da Silva em 16/10/2013 13:21:23
esse horário tinha que ser mantido o ano todo, é bem melhor!!
 
roberto bezerra de meneses jr em 16/10/2013 13:20:43
que interessante, dia que amanhece escuro.
 
Rafael Pereira em 16/10/2013 13:14:38
Na minha humilde opinião, esse horário de verão só serve pra tumultuar a rotina da gente. Sempre há "economia" na energia, porém o bolso do brasileiro, entra horário de verão, sai horário de verão, continua o mesmo: sem dinheiro e pagando impostos cada vez maiores. Não sei pra onde vai o dinheiro dessa "economia", mas uma coisa é fato: para benefício do trabalhador é que não é!!
 
Angélica Dutra em 16/10/2013 13:11:40
Poderia ficar o ano todo no horário de verão.
 
Romeu Luitz em 16/10/2013 13:05:43
Quem não gosta de horário de verão são somentes os preguisosos que não gostam de acordar cedo.
A economia de energia é enorme, não vamos parar por causa dos preguisosos!!!
 
Marcos Antonio Carlic em 16/10/2013 12:57:12
EU ODEIOOOOOOOOOOOOO ESSE HORARIO, QUEM FOI QUE INVENTOU ISSO NÃO PRECISA LEVANTAR MTO CEDO
 
quezia chaves alencar em 16/10/2013 12:53:09
Eloisa Fernandes se você acorda de madrugada e dorme muito cedo, realmente não influencia nada. Mas para aqueles que acordam no horário normal e dormem mais tarde a diferença é para melhor, sim!
 
João Dias em 16/10/2013 12:11:30
Não sou contra o horario de verao mas a mudança repentina de horarios pode causar :

Aumento de 5% (um aumento imenso), em ataques cardíacos (infartos)
Aumenta o stress
Aumenta a sonolencia durante o dia e a probabilidade de acidentes
Diminue a produtividade
Alterações de humor
Aumento de crises de enxaquecas

Se o governo realmente se preocupa com seus gastos e com a saúde da população, é importante que suspenda a lei que institui o horário de verão, pois já está cientificamente comprovado que o adiantamento e posterior atraso dos relógios em uma hora traz problemas à saúde e mais gastos do que economias aos cofres publicos. Pense nisto afinal é a sua saude que esta em risco
 
Jose Batista em 16/10/2013 12:10:00
sempre a mesma frescura
 
Cyro Escobar em 16/10/2013 11:53:20
Deveria mudar para o horario de Brasilia!! Amo horario de verão!!
 
Elaine Carrilho em 16/10/2013 11:47:20
Eu, simplesmente odeio esse horário de verão que para nos consumidores não representa nada. A economia da energia elétrica não chega ao nossos bolsos e sim para os dos políticos, que inventaram isso com o pretexto de economizar o País. Somos obrigados a adpatar cronologicamente o nosso organismo a esse horário, e quando o nosso corpo começa a aceitar a mudança brusca , volta tudo de novo. Tá tão bom esse horário, às 05:00 hs da manhã já é dia claro. Pensa! Eu acordo todos os dias às 04:40hs, vou passar acordar às 03:40hs. Aí dá pra ficar de bom humor o dia inteiro?
 
Norma Sueli em 16/10/2013 11:37:26
Pra quem Sai 17:00 hs do seu serviço , e bom. chega Com sol ainda em casa. Mas para quem so sai as 18:00 hs chega de noite do mesmo jeito que o outro horario. A unica diferença e acordar mais cedo. Nao gosto. Prefiro o atual mesmo.
 
Adriana Silva em 16/10/2013 11:36:16
DETESTOOOOO! acordo todos os dias super cansada, não vejo nada de bom neste horários, os dias são mais longos, a noite é curta, e para quem gosta e quer que seja definitivo deveria levar em conta que no inverno seria terrível e principalmente para quem estuda levantar com o dia escuro para sair na rua, ninguém merece. Para mim esse horário é para desocupados que não precisam acordar bem cedo.
 
Eloisa Fernandes em 16/10/2013 11:35:34
nossa adoro o horário de verão!!
 
Juliana Pinho em 16/10/2013 11:26:59
Eu gosto do horário de verão, na verdade já estou acordando mais cedo, junto com o nascimento do Sol. Mas este horário deveria acabar no final de janeiro. No início de fevereiro, 6h da manhã já estará escuro e o horário habitual deveria voltar no começo do mês, e não no dia 16/02.
 
Paulo solar em 16/10/2013 11:25:46
Seria interessante manter alinhado com o horário de Brasília.
 
Joaquim Seabra em 16/10/2013 11:16:37
Graças a Deus eu amo este horario acho que tinha que ser permanente adoroooooo
 
Rosely Tomaz em 16/10/2013 11:10:51
Adoro o horário de verão! Parece que o dia rende mais!
 
JESSICA MACHADO em 16/10/2013 10:54:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions