ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Como sempre polêmico, Horário de Verão começa no domingo em MS

Luciana Brazil | 16/10/2013 10:49
Horário de verão começa no próximo domingo (20). A medida vai até o dia 16 de fevereiro. (Fotos: Marcos Ermínio)
Horário de verão começa no próximo domingo (20). A medida vai até o dia 16 de fevereiro. (Fotos: Marcos Ermínio)

Todo ano a discussão é a mesma. Definitivamente o horário de verão não é unanimidade. No próximo domingo (20) inicia a mudança e muita gente já começa a reclamar, mas há quem adore a medida.

À meia-noite de sábado (19) para domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro.

Para quem não gosta as reclamações são sempre as mesmas, que vão desde dias que amanhecem mais escuros até pouco tempo para se habituar à mudança. “Quando a gente começa a se acostumar com o horário, ele acaba. Detesto. Tenho que acordar com o céu ainda escuro”, disse a advogada Nauane Lendi, 31 anos.

Já o eletricista José Maurício, 30, comemora a chegada do período que ele considera como tempo de “alegria”. “É sol até mais tarde, dá uma sensação de vida. Nossa, é muito bom. Eu gosto muito”.

Comprometendo as regiões sul, sudeste e centro-oeste, o objetivo da alteração é a economia de energia. Com os dias mais longos, por causa da luz solar, é possível diminuir o consumo de energia elétrica nos horários de pico.

Apesar dos argumentos, o webmaster Diogo Lima, 23, também não fica muito satisfeito quando começa o período. “Quando a gente acorda está escuro ainda. Não gosto por causa disso”. Porém, Diogo completa dando o lado positivo do horário. “O bom é que o dia fica mais longo. A gente sai do trabalho e ainda está sol”.

Sempre na expectativa da alteração no horário, a estudante Flávia Juli, 25, gostaria que a mudança fosse definitiva. "Se pudesse escolher eu queria que ficasse para sempre nesse horário", diz. “Quando a gente viaja no fim do ano e vai para praia é tão gostoso. O sol se põe tarde e a gente pode ficar um tempão curtindo o dia”, lembrou.

Eliane diz que se adapta rápido ao horário.
Eliane diz que se adapta rápido ao horário.

Eliane Gonçalves, 35 anos, dona de casa, diz que para ela a medida não faz muita diferença, já que é apenas uma hora. "Não vejo muito problema. Me adapto bem. Gosto do horário".

Estados e Motivos: Ao todo, 11 estados aderem ao horário: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Tocantins chegou a aderir à medida no ano passado, mas foi excluído novamente neste ano. O estado da Bahia, que também adotou o horário de verão em 2011, em 2013 está fora da mudança.

No verão de 2012 para 2013, a mudança gerou economia de 4,5% no período de pico, entre 18 e 21 horas, nos estados em que foi implantada.

A medida foi instituída pela primeira vez, pelo então presidente Getúlio Vargas, no verão de 1931/1932.

A explicação se baseia na posição da Terra em relação ao Sol. Nesta época do ano, por causa desta posição, os dias são mais longos, o que faz com a luminosidade natural seja melhor aproveitada. Com isso, se reduz o consumo de energia nos horários de pico, evitando o uso de energia elétrica gerada por termoelétricas, que é mais poluente e mais onerosa.

Desde 1931 a medida é adotada em vários estados brasileiros.
Desde 1931 a medida é adotada em vários estados brasileiros.
Nos siga no Google Notícias