A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

12/07/2012 15:17

Comovido, prefeito determina que cão Scooby não seja sacrificado

Marta Ferreira
Scooby teve ferimanetos nas patas quando foi arrastado e já tem sintomas da leishmaniose. (Foto: Minamar Junior)Scooby teve ferimanetos nas patas quando foi arrastado e já tem sintomas da leishmaniose. (Foto: Minamar Junior)

Mesmo que dê positivo o exame de que está sendo feito para constatar se o cão vira-lata Scooby tem leishmaniose, ele não será sacrificado. A informação foi repassada ao Campo Grande News pela assessoria de imprensa do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Scooby, que ficou conhecido após ser amarrado em uma moto e arrastado até o CCZ (Centro de Controle de Zooonoses), virou motivo de uma campanha na internet, que teve mais de 10 mil assinaturas em uma petição pública, para que não seja submetido a eutanásia, procedimento padrão para cães diagnosticados com a doença.

Pela manhã, o prefeito já havia divulgado em seu Facebook que Scooby seria tratado e não sacrificado. Depois, a postagem foi retirada e substituída por uma explicando que o cão vai ser tratado enquanto os resultados dos exames não saem e que fosse confirmada a doença, ele teria o mesmo destino de outros cães com leishmaniose.

Agora à tarde, após muitos comentários no Facebook, nova mudança. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, diante da situação de Scooby, o prefeito ficou sensibilizado e se reuniu com técnicos da área para determinar que o animal não fosse sacrificado.

Scooby permanece no CCZ, para onde foi levado após sofrer as agressões. O dono alegou que o animal estava com sintomas de leishmaniose e que só o amarrou à moto para levar até o local porque havia chamado e o Centro não havia enviado equipe ao local.

O prefeito também anunciou hoje que vai ser implantado no CCZ um pronto-socorro veterinário.



parabens que seja banida em todos os estados do BRASIL sacrificar os animais por essa doença ou outra que seja ,exite tratamento ,os anumais merecem viver!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
NILCEMAR CALDEIRA em 13/07/2012 12:36:06
Parabéns prefeito por implantar um pronto-socorro veterinário no CCZ,pois qdo levei meu cachorro lá ouvi da boca do funcionário q ali apenas fazia eutanásia. Como ficam as pessoas que n tem condições para pagar um bom vet?Mês passado sacrifiquei meu cachorro por conta desta praga de doença. Deveriam popularizar o tratamento,baratear os custos, pois nao encontrei saída para salvar meu cachorro.=(
 
Caroline Dourado em 13/07/2012 11:10:19
Parabéns prefeito..mas com certeza o CCZ tem que rever a eutanásia de outros cães, isso não pode mais acontecer..Peter Daniel Rees Junior, por favor se informe melhor sobre a doença antes de falar qualquer coisa, o tratamento existe e é muito eficaz..
 
Taísa Rodrigues em 13/07/2012 11:02:15
MEU DIA FICOU MAIS FELIZ COM A NOTICIA DE QUE O SR. PREFEITO DETERMINOU NÃO SACRIFICAR O SCOOBY...
NÓS TEMOS QUE TER MAIS COMPAIXÃO COM NOSSOS AMIGOS CANINOS.
VALEU NELSINHO TRAD, VC GANHOU UMA FÃ COM SUA ATITUDE.

UM BEEEEEEIIIIIJJJJOOOOOO SCOOBY!!!!!!!! VIDA LONGA MEU AMIGUINHO!
 
ana paula oliveira em 13/07/2012 10:51:17
Alen de ótimo prefeito, é de ótimo coração, parabens novamente pela sua atitude com o scoobydoo, gostei muito , grande abraço.
 
Sergio Candia Scaffa(Paxá) em 13/07/2012 10:50:01
Parabens Prefeito...
GOSTEI MUITO DA SUA ATITUDE...
Fiquei muito feliz com a noticia de que o cão não vai ser sacrificado e sim tratado...
 
Virlene Espindola em 13/07/2012 10:37:39
Parábens,senhor prefeito.O Brasil precisa de governantes que escutem o povo,que seu gesto humanitário seja seguido por muitos outros políticos.Precisamos de pessoas assim governando,com lucidez,belo atitude!
 
marina weber cousseau em 13/07/2012 09:44:30
Se esse animal não tivesse sido matéria de TV em rede nacional, provavelmente ele já teria sido sacrificado, pois seu exame deu positivo para Leishimaniose, mas como teve essa repercursão e a sociedade se sensibilizou, o Sr. Prefeito assim como um imperador romano suspendeu o sacrificio. Mas o que a população não sabe é que nos relatórios da Secretaria de Saúde em 2011 foram sacrificados 18.000.
 
Roberto Pereira Coelho em 13/07/2012 09:35:19
parabéns sr. prefeito, esse seu gesto demonstra que temos politicos com coração. Deus com certeza esta sorrindo de felicidades diante dessa sua atitude.
 
nazareth ramos em 13/07/2012 09:15:37
Parabéns ao Prefeito pela atitude. Mas devemos lembrar que a leishmaniose para os cães é como o vírus HIV para as pessoas,não tem cura,infelizmente, mas tem tratamento!
O engraçado é que sempre que se trata de leishmaniose,as pessoas do CCZ vêem a eutanásia como solução..Conheço um cachorro que vive com essa doença ha 3 anos e está muito bem. Não vamos sacrificar nossos amigos galerinha ;)
 
Bruna Carolina em 13/07/2012 09:11:51
Valeu Scooby!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
nelson abrao em 13/07/2012 09:11:14
sou totalmente a favor do tratamento de leishmaniose para caes, pois em outros paises o tratamento é autorizado. Agora eu acho estranho, pois a pouco tempo atras o secretario de saude, Mandetta , que na minha opiniao , nao sabe de nada, pessimo secretario de saude, disse á populaçao, que o tratamento feito pelas clinicas particulares nao era autorizado. Se explica agora Mandetta!!
 
MARIO SUGANO em 13/07/2012 08:35:28
Gostaria de saber o que vao fazer com a pessoa que fez isso. Pois maus tratos a animais é crime e essa pessoa deve ser punida. Isso é muita maldade, horrivel mesmo.
 
valesca gonçalves em 13/07/2012 08:14:37
Queria que no Brasil as penas fossem mais severas para pessoas que maltratam os animais. Queria ter visto no momento em que esses monstros estavam levando o cachorro arrastando na moto nossa não iria responder por mim!
 
Natalia Oliveira em 13/07/2012 07:40:15
parabéns ao prefeito e principalmente a quem dedicou a este apelo...

viva o nosso amigo Scooby!!!
 
Ronnie Girardi em 13/07/2012 03:42:15
Fico feliz e grata ao sr. prefeito pela vida do Scooby, mas entendo que sua atitude só será realmente louvável se for estendida a todos os outros animas. Pois, até então, milhares vêm sendo executados, ao invés de tratados...
 
Maria Alice Simão em 13/07/2012 02:31:02
viva a vida..

obs: leishmaniose tem cura...
 
Bruna Meneses em 13/07/2012 01:27:31
cadeia para esse safado que fez isso com o bichinho!!!! Tem que ser punido!!!!!
 
Bruna De Oliveira Lima Kvitko em 13/07/2012 01:19:49
Por mais que eu agradeça no caso do Scooby ao prefeito, sua "clemência" não deveria se limitar a casos pontuais.
NÃO aceito e não gosto do que vem sendo feito: todos os dias temos centenas de Lennox sendo EXECUTADOS, ao invés de curados.
 
Norah André em 13/07/2012 01:00:45
Olha nda contra o cachorro, uma atitude boa do prefeito, mas se for assim os outros cachorros q estão no ccz ou q chegam com lesh não deve ser sacrificados!!!
 
rodrigo ancel rocha em 12/07/2012 10:17:46
parabems prefeito isso e uma atitude de humanidade nao e porque ea animal que tem que ser maltratado fica o meu muito obrigado
 
sueli ferreira em 12/07/2012 09:29:58
Parabéns Sr. Prefeito e Parabéns a todos nós que militamos pela causa animal. Em nome dos tantos que sofrem calados pela crueldade e intolerância.
Precisamos de leis mais duras e eficazes, com penas severas. Todo aquele que causa dor deve ser punido pela sua covardia.
 
Diogo Souza em 12/07/2012 09:23:31
Meus Parabéns ao Prefeito pela atitude.Este UPA para os animais também é de excelente iniciativa. Infelizmente os covardes que maltratam e torturam animais são submetidos a uma acusação por crime de maltratos a animais cujo a pena é uma piada.No frigir dos ovos nunca vão presos.Infelizmente o congresso nacional não aprova projeto de lei que prevê aumento de penas para esses monstros.
 
Edgar Calixto Paz em 12/07/2012 07:43:13
Sr Prefeito, sendo o senhor um profissional da saude, vamos manter a coerencia com as campanhas publicas que ate aqui foram executadas. Se for necessario executar um animal que esta contaminado vamos faze-lo. Continue a cuidar da saude publica, de seus eleitores e valorize a sua equipe de profissionais da saude.
 
Peter Daniel Rees Junior em 12/07/2012 05:34:54
E nenhum tipo de pena para a "pessoa" que fez isso?
 
Marcio Brunholi em 12/07/2012 05:19:33
Me surpreendi com o Prefeito agora..... coisa linda....ainda existem pessoas de bom coração....
 
Lucia Carvalho em 12/07/2012 05:17:18
Imagina se resolvessem condenar a eutanásia todas as pessoas que tivessem resultado HIV positivo?

As autoridades devem pensar da mesma forma que não queremos entes queridos sendo sacrificados por causa de doenças sem cura, nossos animais merecem o mesmo tratamento.
Deus fica feliz quando cuidamos bem deles!
 
Oswaldo Benites Junior em 12/07/2012 05:16:43
Observando a foto nota-se que as unhas do cão estão curtas e ele esta gordinho,será que tem mesmo leishmaniose? existe uma dermatite que derruba pelos em parte do corpo do cachorro e fica com um cheiro horrivel, tem tratamento assim como a leishmaniose tbm tem. Obrigada senhor Prefeito,o cão merece ser salvo,ja sofreu bastante.
 
Teresa Moura em 12/07/2012 04:33:28
Parabens ao prefeito pela iniciativa! Atitudes como essa são louváveis! Que Deus o abençoe!
 
Ricardo Franco em 12/07/2012 04:31:44
Graças á Deus uma notícia boa!!!
 
daniela de paula carneiro Barbosa em 12/07/2012 04:29:03
Parábens ao prefeito Nelsinho pela atitude! muitos cães já foram sacrificados em nossa cidade sem necessidade... Esperamos tbm leis mais rígidas para quem maltrata animais...
e desde já, agradecemos tbm pelo pronto-socorro veterinário!!
 
JACKELLYNE DE HOLANDA em 12/07/2012 04:01:28
Parabens pela atitude do Prefeito.
Espero que esse caso possa servir de jurisprudência para outros casos semelhantes, pq sinceramente acho um absurdo o CCZ passar nas casas, examinar os cães e, se tiverem com a leishmaniose, simplesmente ligam avisando que vão sacrifica-lo.
 
Francisco Oliveira em 12/07/2012 03:58:23
tem que penaliza e um monstro que e esse dono criar o s animais para nao dar os cuidados que eles merecem . leishmaniose tem tratamento sim seu safado;