ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Condenado por ferir três no trânsito vai trabalhar com bombeiros

Em 2013, Aderivaldo feriu três pessoas, entre elas Catarina Rosa Mantovan, que precisou aprender a andar e falar novamente

Danielle Valentim | 30/08/2018 07:26
Aderivaldo durante o julgamento em 2017. (Foto: André Bittar/Arquivo/Campo Grande News)
Aderivaldo durante o julgamento em 2017. (Foto: André Bittar/Arquivo/Campo Grande News)
Catarina foi a vítima mais grave apresentando sequelas após alta hospitalar. (Foto: Arquivo Pessoal)
Catarina foi a vítima mais grave apresentando sequelas após alta hospitalar. (Foto: Arquivo Pessoal)

Aderivaldo de Souza Ferreira Junior condenado a 2 anos e seis meses de detenção pela lesão corporal de três pessoas no trânsito, em agosto de 2013, teve a pena substituída por alternativa. Agora, o apenado vai trabalhar com o Corpo de Bombeiros, todos os sábados, das 23 às 5 horas, ajudando no socorro de vítimas de acidentes de trânsito.

O veículo que ele conduzia bateu em um poste na Rua Ceará esquina com a Rua Amazonas, no bairro Santa Fé, no dia 3 de agosto de 2013. O caso ganhou repercussão, pois além do motorista estar embriagado, uma das ocupantes do veículo, Catarina Rosa Mantovan, na época estudante de direito com 19 anos, ficou em estado grave e após alta precisou aprender a andar e a falar novamente.

Aderivaldo foi condenado a dois anos e seis meses de detenção e suspensão do direito de dirigir, mas na última terça-feira (28) teve a pena privativa de liberdade substituída por uma pena alternativa. A decisão é juiz Aluízio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, que estabeleceu prazo de cinco dias, para que Aderivaldo inicie o cumprimento da pena alternativa.

Ele foi levado a júri popular em setembro de 2017 e os jurados desclassificaram a conduta para lesão corporal. O juiz aplicou a pena máxima, prevista no art. 303 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de dois anos de detenção, acrescida pelo concurso formal (por serem três vítimas). Para tal, considerou as circunstâncias, a culpabilidade e as graves consequências.

“Uma das vítimas ficou em coma por vários dias, passando a utilizar cadeira de rodas por certo período, sem trabalhar, tendo, inclusive, que parar o curso universitário e fazer fisioterapia para se recuperar das sequelas”, escreveu na sentença condenatória.

O quantum da pena foi justificado com base na proibição de proteção deficiente aos bens jurídicos relevantes como a vida no trânsito. “Eis que, mesmo a pena máxima é insignificante, mormente se causou clamor público pela preocupação de que a segurança é um direito de todos e dever do Estado adotar as medidas necessárias à contenção dos abusos ou excessos”.

Substituição – Para substituir a pena privativa de liberdade por restritiva de direito, o juiz determinou ao acusado prestar trabalhos junto ao Corpo de Bombeiros, ajudando a resgatar ou socorrer justamente vítimas de acidentes de trânsito.

Caso - Segundo a denúncia, no dia 3 de agosto de 2013, o Aderivaldo dirigia em alta velocidade, sob efeito de bebida alcoólica, pela Avenida Ceará, quando chocou-se de forma violenta contra um poste de energia elétrica, nas proximidades do cruzamento com a Rua Amazonas. O acidente lesionou os três amigos que estavam no carro.

O réu foi preso em flagrante, permanecendo na prisão até 8 de agosto de 2014, quando obteve habeas corpus para responder o processo em liberdade. O júri popular foi realizado no dia 29 de setembro de 2017 e os jurados, a pedido do promotor de justiça, desclassificaram a tentativa de homicídio para o crime de lesão corporal.

Embora as vítimas tivessem manifestado o desejo de que não processar o réu, tendo uma delas admitido em juízo que estava errado ao entrar no veículo do acusado, o juiz Aluízio Pereira dos Santos condenou o motorista, enquadrando-o no crime de lesão corporal no trânsito, tomando como base o art. 291, inc. I e III do CTB, que prevê que o processo não depende da vontade das vítimas quando o condutor estiver dirigindo sob efeito de álcool e com excesso de velocidade.

Nos siga no Google Notícias