ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Condenados por morte de vereador vão ficar mais 6 anos presos

Elverson Cardozo e Nadyenka Castro | 24/02/2012 20:37
Irineu e Valdemir vão cumprir apenas dois quintos da pena. (Foto: João Garrigó)
Irineu e Valdemir vão cumprir apenas dois quintos da pena. (Foto: João Garrigó)

Réu confesso pela execução do presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, Irineu Maciel foi condenado há 19 anos de prisão. Já o comparsa e contratante do assassinato, Valdemir Vassan, foi condenado a 18 anos. Apesar da sentença, Irineu e Valdemir vão cumprir apenas dois quintos da pena e, por isso, devem permanecer presos por cerca de 6 anos.

Com o cumprimento de um quinto da pena, Irineu Maciel ficaria por 7 anos e 6 meses na prisão, mas como já cumpriu 1 ano e 4 meses antes do julgamento, permanecerá em regime fechado por 6 anos e 1 meses.

Da mesma maneira, Valdemir Vassan. Com o cumprimento da pena estipulada ele ficaria por 7 anos e 2 meses preso, mas como também já cumpriu um 1 ano e 4 meses, permanecerá por 5 anos e 8 meses em regime fechado.

Há também a possibilidade de regressão de regime, do fechado para o semi-aberto, por exemplo. Mas a medida depende do bom comportamento de Irineu e Valdemir.

Após a sentença, o advogado de defesa, José Roberto Rodrigues da Rosa, afirmou que vai entrar com recurso de apelação ao Tribunal de Justiça. O advogado pretende rediscutir a tese de menor participação de Valdemir no crime. A decisão relatou, não foi unânime por parte dos jurados.

Com a decisão dos jurados, é menor o risco dos vereadores e prefeitos apontados como mandantes serem absolvidos ou de o processo ser anulado. Porém, por várias vezes a acusação afirmou que se os réus fossem absolvidos pela qualificadora de mando, o processo contra vereadores e o prefeito poderia ser anulado.

O tribunal, por sua vez, tem três opções: Negar o recurso, reduzir a pena ou anular o julgamento realizado hoje.

Nos siga no Google Notícias