A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Maio de 2019

18/02/2019 17:39

Congresso no dia 27 debate os desafios de controle em parcerias na saúde

Apresentação faz parte do lançamento do 33º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, marcado para o dia 27, a partir das 19h, no Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande.

Gabriel Neris
Fernando Mânica é procurador no PR, professor e autor de diversos livros e artigos nas áreas do Direito Administrativo (Foto: Divulgação)Fernando Mânica é procurador no PR, professor e autor de diversos livros e artigos nas áreas do Direito Administrativo (Foto: Divulgação)

Doutor em Direito do Estado, o procurador Fernando Mânica ministra palestra sobre os desafios de controle em parcerias na saúde. A apresentação faz parte do lançamento do 33º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, marcado para o dia 27, a partir das 19h, no Tribunal de Contas do Estado, em Campo Grande.

Fernando Mânica é procurador no Paraná, professor e autor de diversos livros e artigos nas áreas do Direito Administrativo, Direito Regulatório, Direito do Terceiro Setor e Direito da Saúde.

Ele defende parcerias para que um melhor atendimento na saúde seja oferecido à população. “Uma das possibilidades constitucionalmente admitidas para a melhoria do atendimento à saúde da população consiste na celebração de parcerias com a iniciativa privada. Essa estratégia tem sido usada por diversos Estados sociais e democráticos de direito ao redor do mundo e tem como objetivo para a esfera pública a expertise privada no provimento de serviços de saúde”, diz.

Segundo Mânica, a operacionalização das parcerias no setor de saúde exige atenção dos gestores públicos e órgãos de controle. “Isso porque em um país como o Brasil, marcado pelo patrimonialismo e pela corrupção, muitas parcerias na saúde acabam produzindo efeito contrário como a precarização dos serviços e desperdício de verbas públicas”.

A palestra traçará um panorama sobre o cabimento e regime jurídico de cada uma das modalidades de parcerias no setor de saúde. “A partir daí, a palestra tem como foco discutir os principais desafios na fiscalização das parcerias, tanto pelo sistema de controle interno quanto pelo controle externo”, observa o advogado João Paulo Lacerda, presidente do IDAMS.

O evento tem entrada gratuita e é realizado pelo IBDA (Instituto Brasileiro de Direito Administrativo) em parceria com o IDAMS (Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul).

Com entrada gratuita, o evento de lançamento do Congresso Brasileiro de Direito Administrativo também contará com abertura do professor Fabrício Motta, presidente do IBDA e o lançamento da segunda edição do livro “Parcerias com o terceiro setor”, coordenado por ele e os advogados Fernando Mânica e Rafael Arruda Oliveira.

Na oportunidade, ainda serão divulgados os temas e a lista de palestrantes do congresso, que conta com nomes como Maria Silvia Zanella Di Pietro, Marçal Justen Filho, José dos Santos Carvalho Filho, Weida Zancaner e Márcio Cammarosano.

O congresso será realizado em Campo Grande entre os dias 16 e 18 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento acontece anualmente em capitais brasileiras e neste ano homenageará Celso Antônio Bandeira de Mello, professor de direito da PUC/SP.

Preso por violência doméstica diz ter sido torturado por detentos em presídio
Um rapaz, de 29 anos, condenado por violência doméstica diz ter sido torturado por colegas de cela no Estabelecimento Penal do Regime Aberto de Campo...
Jovem tem WhatsApp clonado após anunciar venda de veículo em site
Mais um morador de Campo Grande teve o seu aplicativo de WhatsApp, clonado por golpistas. Neste sábado (18) um rapaz, de 27 anos, procurou a polícia ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions