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Capital

Consórcio antecipa linha de ônibus para atender funcionários de shopping

Muda horario de ônibus 51A, mas Consórcio lembra que há outras linhas que podem atender trabalhadores

Silvia Frias e Clayton Neves | 27/05/2020 13:23
Usuários do transporte na saída de shopping reclamam da demora para conseguir chegar em casa (Foto/Arquivo: Direto das Ruas)
Usuários do transporte na saída de shopping reclamam da demora para conseguir chegar em casa (Foto/Arquivo: Direto das Ruas)

O Consórcio Guaicurus antecipou o horário da linha 51 (Bandeirantes/Shopping) no ponto do Shopping Campo Grande, depois que foi constatado o aumento da demanda criado a partir das 20h, com o fechamento das lojas mais cedo. A demora entre os veículos e a falta de opção foram as principais reclamações dos usuários do transporte coletivo, principalmente, dos funcionários do estabelecimento.

Desde o dia 12 de maio, trabalhadores tem enviado ao canal Direto das Ruas reclamações de que, sem aviso prévio, a linha 51B foi retirada do ponto, o que provocou aglomeração e atraso para chegada no terminal e ao destino final. Um dos relatos é que o ônibus passava às 19h55, ou seja, 5 minutos antes do fechamento das lojas shopping, horário imposto a partir das medidas sanitárias por conta da covid-19.

João Rezende e Oscar Kaari falam das mudanças (Foto: Henrique Kawaminami)
João Rezende e Oscar Kaari falam das mudanças (Foto: Henrique Kawaminami)

O diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende, confirmou que foram feitas alterações nas linhas 51A e B, mas diz que nunca houve ônibus previsto no horário das 19h55.

Segundo ele, a linha 51 A seguia pela Avenida Afonso Pena e, depois, voltava pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, enquanto o 51 B fazia o sistema inverno, ambos para o Terminal Bandeirantes.

Com a mudança implantada, o 51 A, agora, faz ida e volta pela Avenida Afonso Pena e o 51 B teve numeração alterada para 54, fazendo o trajeto ida e volta pela Avenida Fernanda Corrêa da Costa.

Desde segunda-feira, segundo Rezende, a linha 51 A, que passava às 20h35 foi antecipada para 20h15. O diretor do consórcio explica que a alteração foi feita depois que levantamento mostrou que os usuários da linha já estavam no ponto a partir das 20h12. A nova linha 54 passa às 21h.

Segundo ele, o que pode ter causado confusão entre os usuários do transporte coletivo é que a linha 54 não para em frente ao shopping e, sim, no ponto do outro lado da Avenida Afonso Pena, na Praça das Águas.

Além das linhas 51 e 54, Resende diz que ainda há outra opção para quem quer ir ao centro da cidade: a 056 (Centro/Shopping), que passa pelo shopping, região central até o terminal Hércules Maymone.

Para o Hércules Mayomone, aliás, também há a linha 518, que passa às 20h40 no ponto do shopping, de acordo com diretor do consórcio.

Resende diz que se o ônibus deixar passageiros no ponto, por conta do regramento sanitário que exige somente que ninguém viaje em pé, o motorista avisa o plantonista na garagem, que pode ser deslocado, caso o tempo de distância seja menor do que se for esperar pelo próximo horário.

Mudanças – o levantamento citado já serviu como base para várias alterações no transporte coletivo e foi realizado pela Paint Consultoria. O resultado dessa pesquisa foi divulgado pela empresa em audiência na Câmara Municipal, no dia 11 de fevereiro. A pesquisa foi feita em novembro e dezembro de 2019 com 62 mil usuários do transporte que utilizam sete terminais e os dois de integração em Campo Grande.

O consultor da Paint Consultoria, Oscar Kaari, disse que os ajustes vão continuar ocorrendo, já que as equipes da consultoria andam nos terminais diariamente e medem a dinâmica dos passageiros.

Por causa disso, as alterações podem ser feitas conforme situações fora da regularidade, como os saques do auxílio emergencial, movimentação em datas comemorativas, como Dia das Mães e, em agosto, Dia dos Pais.

Nos horários de maior demanda, plantão na garagem pode ser acionado, caso seja necessário (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos horários de maior demanda, plantão na garagem pode ser acionado, caso seja necessário (Foto: Henrique Kawaminami)

João Resende disse que algumas mudanças feitas a partir da pesquisa e de ajustes por conta da pandemia vão continuar, como as que foram feitas com as linhas 51 e 54. A que ainda está em estudo e pode se tornar efetiva é a linha 56.

O consórcio também tem um número de Whatsapp para reclamações. O atendimento é de 5h a meia-noite pelo número 67 992084130.

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