ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Consumidor é orientado em como instalar padrão de energia corretamente

Viviane Oliveira | 25/07/2013 20:50

A Enersul começou a orientar os consumidores por meio da conta de energia sobre a instalação correta do padrão. Por enquanto, o cliente ainda não é notificado se não adequar a nova regra, porém se o funcionário da concessionária não conseguir fazer a leitura por duas vezes, na 3ª o consumidor é notificado e a energia suspensa.

De acordo com a concessionária, além de a campanha ser realizada na conta, também é feita nas casas de materiais de construção e onde vende produtos de eletricidade para que as novas construções sejam feitas conforme as regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Conforme a Enersul, o padrão deve ser instalado na parede externa do prédio, em muro, mureta ou poste, mas sempre dentro do terreno do consumidor e com visor da caixa de medição voltado para a rua.

Nos casos de instalação em parede externa do imóvel e mureta o visor da caixa pode estar em posição lateral, desde que seja possível o acesso dos funcionários que fazem a medição do relógio.

Além disso, o cliente pode instalar cadeado no local de acionamento do disjuntor, porém é recomendado que a chave fique em local de fácil acesso do cliente, para casos de falta de energia. Para quem está construindo agora, a orientação é que o relógio de medição deve ficar, no máximo, até 1,5m da via pública.

Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, está norma foi atualizada em fevereiro de 2011 pela Enersul com recomendação da Aneel.

Nos siga no Google Notícias