ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Contra projeto aprovado na Câmara, ‘ubers’ fazem carreata no Centro

Anahi Zurutuza e Luana Rodrigues | 08/04/2017 13:02
Protesto de motoristas da uber passou pela avenida Afonso Pena (Foto: Marcos Ermínio)
Protesto de motoristas da uber passou pela avenida Afonso Pena (Foto: Marcos Ermínio)

Ao menos 50 motoristas da Uber percorrem as ruas da região central entre o fim da manhã e o início da tarde deste sábado (8) para protestar contra o projeto de lei 5587 de 2016, que regulamenta a atividade de aplicativos de “caronas pagas” no Brasil e foi aprovado nesta semana pela Câmara Federal. Senadores ainda têm de analisar a proposta para que ela seja encaminhada à sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

De acordo com o representante dos “ubers” de Campo Grande, Wellington Dias, o protesto no Centro tem objetivo de chamar a atenção da população. Os motorista fizeram buzinaço e pintaram os para-brisas com as hastags “#direitodeescolha” e “#uberfree”.

“Não concordamos com o texto aprovado e temos outra sugestão de projeto de lei”, afirmou.

O percurso dos motoristas começou nos altos da avenida Afonso Pena. Os condutores passariam pelas principais ruas da região central e programaram o fim do protesto para o cruzamento da rua 14 de Julho com a avenida Mato Grosso.

Legislação – O projeto de lei, que inicialmente visava proibir serviços alternativos aos táxis, teve o texto modificado para aceitar os apps e deixar a regulamentação a cargo dos municípios. Deputados aprovaram a proposta na terça-feira (4).

Uma emenda aprovada logo depois da votação do projeto, contudo, retira do projeto o trecho que estabelece que transporte individual de passageiros é uma atividade de natureza privada. O relator da matéria, deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), declarou à imprensa nacional que a emenda pode inviabilizar a atividade.

“Como a emenda tira a parte que diz que é uma atividade privada, transforma em pública. Atividade pública precisa de concessão. Se os municípios não têm legislação montada, você inviabiliza”, afirmou ao G1.

Carreata na Afonso Pena (Foto: Lucimar Couto)
Carreata na Afonso Pena (Foto: Lucimar Couto)
Nos siga no Google Notícias