ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Contra violência, programa reforma segurança em 160 escolas públicas

Programa foi escolhido por entidade internacional e será monitorado durante 1 ano; Policiais farão rondas em 160 escolas municipais e estaduais de Campo Grande

Izabela Sanchez e Mayara Bueno | 04/10/2017 16:35
(Marina Pacheco)
(Marina Pacheco)

Os homicídios de jovens de 15 a 19 representaram 46,8% do total de assassinatos em 2015, segundo o Atlas da Violência, do Ipea (Instituto de pesquisa econômica aplicada). O crescimento da violência entre crianças e adolescentes é o cenário que motiva, conforme o governo, o lançamento do programa 'Escola Segura, Família Forte' da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), que irá atender 160 escolas públicas de Campo Grande, entre municipais e estaduais, com rondas e atendimento comunitário.

O lançamento ocorre na tarde desta quarta-feira (4), na Praça do bairro Estrela do Sul, com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do titular da Sejusp, José Carlos Barbosa. Representantes da comunidade, autoridades das pastas de Segurança e da Educação e diversos servidores das forças policiais também participam do lançamento.

O local escolhido para lançar o programa integra lista de bairros periféricos como Nova Lima e José Abraão onde há os maiores índices de violência nas escolas e no entorno dos locais de ensino, conforme explicaram os realizadores. O programa também foi selecionado por uma entidade internacional para ser acompanhados durante 12 meses.

Viaturas são adaptadas para o atendimento (Marina Pacheco)
Viaturas são adaptadas para o atendimento (Marina Pacheco)

Viaturas adaptadas - Adquiridas por R$ 55 mil cada, no âmbito do programa 'MS mais Seguro', 6 viaturas adaptadas da polícia militar farão as rondas. Dois policiais estarão em cada veículo, das 6h30 às 23h, de segunda à sexta-feira, segundo o coordenador das frotas, Coronel Renato Tolentino.

A ideia, após um período de 'teste', é ampliar para outras cidades do Estado, explica o governador. "Dando certo nas grandes cidades, com certeza vamos levar para todas cidades. A gente espera que com a presença deles diminua os problemas vivenciados e beneficie a comunidade escolar. Diminuir a violência não é só colocar policial, mas mudar cultura. As palestras e outros projetos podem ajudar isso".

Coordenador do programa, Valson Campos dos Anjos é servidor da Sejusp e afirma que 20 policiais já foram capacitados para o projeto. Ele relata que trabalhou como diretor de várias escolas no Estado e que o policiamento "é o sonho de todo diretor". Valson citou o caso de um aluno assassinado no início da década de 1990 para ilustrar a questão. Hoje, conta ele, as escolas são alvo de furtos e diversos tipos de violência ocorrem no entorno dos estabelecimentos de ensino.

A Sejusp afirma que o número de ocorrências em relação às escolas é irrisório, mas que o baixo índicice ocorre porque os delitos e crimes não culminam em boletins de ocorrência, e dessa forma, perdem o registro. Para o coordenador, no entanto, a experiência diária ilustra a violência.

É o que também afirma uma pesquisa global feita com mais de 100 mil professores e diretores de escola do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio (alunos de 11 a 16 anos), que colocam o Brasil no topo de um ranking de violência em escolas. A enquete da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) afirma que 12,5% dos professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. É o índice mais alto entre os 34 países pesquisados - a média é de 3,4%.

Valson Campos dos Anjos, coordenador do programa (Marina Pacheco)
Valson Campos dos Anjos, coordenador do programa (Marina Pacheco)

Grupo de Whatsapp - O Coronel Tolentino explica que além do 190, os policiais e envolvidos no projeto farão parte de um grupo no aplicativo de comunicação Whatsapp. O Coronel declarou que as crianças e adolescentes que forem vistas de uniforme podem ser abordadas pelos policiais. Ainda assim, segundo ele, a conscientização, também é objetivo do programa, que tem parceria com diversas autarquias estaduais e municipais das pastas de segurança pública e educação.

Programas como o Proerd, de combate às drogas; Justiça Restaurativa, que incentiva a resolução de conflitos e o Proceve, que combate a evasão escolar, devem ganhar reforço. Outra questão alterada para o atendimento específico da região escolar é o carro adaptado.

"Esses policiais passaram por capacitação em polícia comunitária. Não é uma ação repressiva, também vai ter conscientização, para que passe a mensagem de que a escola é um ambiente de paz. Vão estar em contato direto com os policiais, estabelecer um contato direto para poder confiar na polícia militar", declarou o secretário estadual de segurança.

Os alunos que forem "flagrados" matando aula serão encaminhados para a escola. Já aqueles que praticarem qualquer ato infracional, serão encaminhados para à delegacia responsável, segundo o Coronel que coordena as frotas. 

"É muito importante e vai integrar todos os projetos de segurança pública já existentes, vai criar um canal de comunicação. A ideia é aproximar dos alunos, da escola, e dos pais, para que as pessoas passem a confiar na polícia", complementou o secretário.

Titular da Sejusp, José Carlos Barbosa, durante o evento (Marina Pacheco)
Titular da Sejusp, José Carlos Barbosa, durante o evento (Marina Pacheco)

Selecionado por entidade internacional

O programa foi o único selecionado no Brasil, na área de segurança, pela CAF (Corporação Andina de Fomento) - ligada ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, para ser acompanhado durante 12 meses. Após o período, se a violências nas escolas da Capital diminuirem, a entidade pode ingressar com capacitação e financiamento, e o programa pode ser ampliado para outras cidades do Estado.

Vendedora, Mônica Mas, 41, acompanhou o lançamento e afirma que a violência da região motivou a matrícula dos 2 filhos em escolas do centro, onde há policiamento.
"Não coloco porque acho inseguro, não tem ronda, a escola onde estudam é no centro porque tem ronda, é extremamente importante ter esse projeto", comentou.

Nos siga no Google Notícias