ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Coronavírus chega ao Presídio Militar e major pede liberdade

Unidade é administrada pela Polícia Militar e fica no Jardim Noroeste

Aline dos Santos | 01/09/2020 09:45
Presídio Militar fica ao lado da Máxima, presídio Jair Ferreira de Carvalho, no Jardim Noroeste. (Foto: Marcos Maluf)
Presídio Militar fica ao lado da Máxima, presídio Jair Ferreira de Carvalho, no Jardim Noroeste. (Foto: Marcos Maluf)

Primeiro caso de covid-19 no Presídio Militar de Campo Grande, major entrou com pedido de liberdade provisória. O oficial foi preso em maio deste ano, na operação Oiketicus, e afastado do comando da PM (Polícia Militar) em Coxim.

No pedido de habeas corpus, que tramita na 2ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a defesa anexou resultado do exame PCR (cotonete), que foi colhido em 25 de agosto.

O documento informa que o major estava com sintomas gripais, foi levado para o hospital porque a unidade não tem assistência médica. Na sequência, retornou ao presídio, onde está em isolamento. O oficial de 45 anos tem hipertensão.

Ele foi preso em operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) sobre a Máfia do Cigarro, esquema que paga propina para a livre circulação dos produtos contrabandeados do Paraguai.

O Presídio Militar é administrado pela PM e fica no Jardim Noroeste. No mesmo bairro, está localizado o Complexo Penitenciário com quatro unidades penais, num total de 4.715 internos.

No sistema prisional administrado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), são 1.028 casos de novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo 868 presos.

A reportagem entrou em contato por telefone com a assessoria de imprensa da PM, que informou ser o primeiro caso da doença. Por email, a corporação informou que o Presídio Militar tem 40 custodiados, sendo dois casos confirmados e um suspeito. Os dois diagnosticados com o novo coronavírus foram isolados e recebem acompanhamento médico. (Matéria editada às 11h33 para acréscimo de informação)

Nos siga no Google Notícias