A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

23/01/2013 11:35

Corte nos salários atinge 450 funcionários da Prefeitura da Capital

Aline dos Santos
Na Central de Atendimento ao Cidadão, serviços foram paralisados. (Foto: Luciano Muta)Na Central de Atendimento ao Cidadão, serviços foram paralisados. (Foto: Luciano Muta)

O corte de gratificações, que na prática reduz o salário, foi denunciado por duas categorias ao Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), num total de 450 funcionários municipais. 

Além de 50 servidores da Central de Atendimento ao Cidadão “William Maksoud Filho”, que protestaram hoje contra o corte da bonificação de R$ 306, os 400 administrativos da Educação relatam não terem recebido a gratificação do Profuncionário, equivalente, em média, a R$ 150.

De acordo com o presidente do Sisem, Marcos Tabosa, o sindicato aguarda posicionamento da Prefeitura até sexta-feira. Caso não haja acordo, será convocada assembleia dos servidores. “Estamos tentando avançar no diálogo. Isso para nós é redução de salário. A gratificação é paga há anos”, afirma Tabosa.

O Profuncionário é um curso de qualificação com um ano e oito meses de duração. A categoria dos administrativos da Educação é composta por merendeiras, monitores, bibliotecários. Servidora há 16 anos, uma funcionária, que pediu para não ser identificada, relata que recebe 20% do salário como gratificação desde março de 2011. “Para a gente, é como se fosse incorporado ao salário. Usava para ajudar a pagar a faculdade”.

No quadro da Prefeitura, os funcionários da Central do Cidadão e os administrativos entram nas categorias 1 a 13, que correspondem a servidores em cargos de níveis fundamentais e médios.  Conforme Tabosa, é o grupo que tem menor a remuneração, com faixa salarial de R$ 700. “São categorias com remuneração inferior. Se bobear, tem mirim que vai ganhar mais”, salienta. Para o presidente do sindicato, o impacto na folha de pagamento é mínimo, numa Capital que trabalha com orçamento de R$ 2,7 bilhões em 2013. “Isso dá menos de R$ 50 mil”, afirma.

Surpresa - Hoje, os servidores da Central de Atendimento ao Cidadão fizeram paralisação por meia hora em protesto contra o corte do benefício. A folha de pagamento foi fechada ontem e os servidores surpreendidos com a remuneração menor. Após reunião com o secretário de Administração, Ricardo Ballock, eles retornaram ao trabalho, mas sem garantias de voltar a receber a gratificação que dá um “plus” no salário bruto de R$ 700.

As gratificações que aumentam a remuneração dos servidores não estão inclusa no salário, que por lei não pode ser reduzido. De acordo com o presidente do Sisem, as vantagens vêm sendo estabelecidas por decreto, que não dão segurança ao trabalhador.

No caso do magistério, por exemplo, qualquer alteração deve ser feita por projeto de lei. “Qualquer coisa que o prefeito for tentar tirar ou mexer, o estatuto prevê encaminhamento de projeto para a Câmara”, explica o presidente da ACP (Sindicado Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Alves.



A população de Campo Grande queria mudança, agora deve arcar com as consequências, olha as mudanças ai meu povo!!!!!!Não estou defendendo o prefeito anterior Nelson Trad Filho, mas acredito que a gente deve desejar mudanças para melhor e não para pior, mas o povo não raciocina direito, queria porque queria mudança ,e não se importou se era pra pior, é melhor uma administração mais ou menos do que esta que esta ai, o prefeito parece perdido não tem nem equipe formada para administrar a capital, mas fazer cortes e com ele mesmo!!!!
 
danielle morais em 05/02/2013 15:50:33
O voto, é democrático, há quem aponte a eleição de Bernal apenas aos funcionários, mas uma cidade não é feita apenas por estes, que conforme relatado são cidadãos que como muitos sobrevivem com um mísero salário. Sou professora, e os que trabalham no administrativo merecem respeito pelos demais cidadãos, e pela Administração municipal. Tendo votado ou não, temos um prefeito eleito pela população, assim como temos vereadores, que se deram aumento abusivo, também estes eleitos pela população. Porém, nós funcionários temos nossas famílias, contas, e compromissos a serem honrados. Alterar a data de nosso pagamento, retirar valores de salários de quem já ganha tão pouco, é falta de consideração com a gente que faz de verdade, com os colaboradores da adm pública.
 
Andréa Ferraz Oliver em 31/01/2013 13:27:23
Eu acho que tinha que diminuir mais, afinal foi a escolha da maioria dos servidores e do povo, portanto arquem com as consequencias do seu voto.
 
Hamilton Fernandes em 24/01/2013 08:51:24
POXA... QUE DÓ...
Ta ruim é...??? Pede pra sair que tem gente bem mais qualificada querendo entrar. O pior é que tem gente acima colocando até a DENGUE nas costas do PREFEITO.. VAI ESTUDAR QUE GANHA MAIS DO QUE FICAR ESCREVENDO BOBEIRA.
 
RAFAEL MOREIRA em 24/01/2013 08:25:38
Mas os servidores queriam mudanças...estavam cansados do ex-prefeitos...o que acontece?já estão com saudades ......
 
camila fregadolli gonçalves em 24/01/2013 08:22:55
porque nao cortam os saláerio dos vereadores? garanto que vai economizar bem mais.
e além do mais é um salario muito alto pra esses corruptos de meia Tigela, fazedores de leis na surdina......as leis que esses crápulas criam deve ter a participaçao da sociedade,dos cidadao afinal sao criadas pra penalizar os cidadãos,nada melhor que a aprovação dos mesmos.
ABAIXO A REELEIÇAO
ABAIXO O VOTO OBRIGATÓRIO
Deve ser considerado o argumento que quatro anos de mandato nos cargos executivos do país é um tempo curto para desenvolver projetos importantes, de âmbito mais amplo e mais prolongados. A legislação, portanto, deveria ampliar o mandato para 5 anos que seja e eliminar a re-eleição.
Afinal, não há nada mais republicano do que a alternância no poder.

 
leonardo lima em 24/01/2013 08:20:07
Acho que a grande questão é que um concursado ganha salário mínimo e um comissionado ganha R$1.500,00 sabe, nada contra os comissionados mas dá impressão que pra que o salário deles seja digno, o dos concursados é achatado ao nivél de miserável, é assim tamb ém no governo estadual, ou seja é herança da forma como os con cursados são tratados por onde o André passa. Sejam mais justos senhores governantes!
 
José Arnaldo em 24/01/2013 07:42:32
Sr. marcos dias ... você só falou besteira!
 
André Santos em 24/01/2013 07:25:31
A constituição diz que o PODER EMANA DO POVO. Será??? Até que ponto??
Vergonha...vergonha...Onde vamos parar. O Sr. Bernal ta perdido, n sabe quem nomeia, como procede...só acusa a administração passada e solução??? Não terá?? E a vergonha q é os salários dos vereadores?? Isso é de matar...cara isso é dmais...Esse corte aí é pra investir onde? Pq n corta as verbas q excedem dentro daquela casa de leis que deveria ser orgulho ao Campograndense, mas que emana podridão......vergonhosamente é o que tem se tornado nossa cidade!!! Manifestem-se pessoal...as coisas não podem continuar assim...
 
Julio Antonio em 24/01/2013 02:02:35
parabens sr prefeito, estou com tigo.
 
celso oscar em 24/01/2013 00:44:32
Ué, e o Bernal? A maioria votou nele, seja funcionário público ou não, então aguentem, pois já esta mostrando a que veio. Tomara que diminua mais ainda o salário e que não pague em dia. Outra coisa é parar de defender político como se fosse alguém intimo, pois todos são iguais e não estão nem aí para a população.
 
Mario Junior em 23/01/2013 23:58:12
Os servidores municipais deveriam ganhar gratificacoes por produtividade, assim seriam resolvidos dois problemas: a má remuneracao deles e o moroso e mal atendimento feito pela maioria deles.
 
lucidio souza em 23/01/2013 23:37:17
Esses que comentam que é justo e normal cortar gratificações de servidores, que já ganham um salário baixíssimo, deveriam é se indignar com o aumento concedido aos Srs. vereadores , prefeito e secretários de nossa capital, de 61% de uma só vez! Agora, eses mesmos vereadores , se dizendo bonzinhos e preocupados com a cidade(na verdade, se preocupam só com o bolso deles), vêm "posar para as lenters da imprensa" catando lixo pela cidade!! Tá é bobo quem acredita nessa desfaçatez!
 
MARCELLO MENDES em 23/01/2013 22:59:49
e o bernal?????
é só começo...da péssima administração....kkkkk
 
ivani carvalho em 23/01/2013 22:43:20
Epa, epa... O Bernal não tem nada a ver com está situação, pois desde que entendo por gente a situação já existia. Isso é resultado de pessoas incompetentes na administração anterior, vamos ser sinceros e parar de falar mal do atual prefeito. Para mudar toda essa situação critica tem que trocar mesmo, quem sabe muda de verdade. O povo só sabe reclamar e nada está bom, que mania de pobreza.
 
Maria Madalena em 23/01/2013 22:13:47
fais mais de 15 anos q não atrasão o salario da prefeitura ... vote no bernal ... eu não votei
 
ROBSON LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS em 23/01/2013 21:25:58
Sou servidor e acho que os comentários falando que os servidores NÃO TRABALHAM e que TRATAM MAL os contribuintes, isso realmente acontece la e não podemos negar, mas não pode generalizar,pq tem muito funcionário competente, educado e humano ali. E quanto ao comentário ''QUE CONCURSADOS ACHAM QUE NÃO DEVEM TRABALHAR'', acho que isso é pensamento de gente atrasada, pois mais da metade dos atendentes no minimo são FORMADOS ou estão cursando uma GRADUAÇÃO ou uma PÓS, ninguém esta ali esperando cair do céu um salario alto igual dos NOMEADOS ou COMISSIONADOS que ganham mais que todos que estudaram para passar no concurso público. Estamos apenas lutando pelo direito de ser tratado como GENTE e receber pelo menos o suficiente para viver, pois estamos SOBREVIVENDO...
 
Flavio Fagundes de Almeida em 23/01/2013 20:54:44
ANA GONÇALVES , EM RESPEITO AO BONS SERVIDORES , EU RETIRO O MEU COMENTÁRIO. ESPERO QUE TODOS SEJAM PRUDENTES NO ATENDIMENTO AOS CIDADÕES PT OBRIGADO PT DESCULPAS PT
 
VALMIR BARBOSA em 23/01/2013 20:19:27
Pagamento no quinto dia util, isso era lógico que ele iria fazer, não estou entendendo a surpresa. Isto é só o começo, esperem para o pior, pois o que estamos presenciando é puro autoritarismo da parte dele e da sua equipe com relação aos funcionários da prefeitura.
 
Alice da silva em 23/01/2013 19:17:51
hoje em dia não basta votar neste ou naquele prefeito, vamos ser justos com nos mesmo.O prefeito não tem culpa nenhuma nos nossos salários.. o que temos que fazer.. é estudar fazer cursos e estar pelo menos entre os melhores..assim..não tem prefeito que diminuem salários..O bom proficional sempre será disputado no mercado de trabalho.
 
Odair Alves Teixeira em 23/01/2013 18:51:59
Não estão satisfeitos pedem as contas. Por que o que tem de funcionários que atendem mal nessa central não está escrito na matéria. Eu já fui inumeras vezes la e fui mal atendido.
 
gustravo mendes em 23/01/2013 18:33:01
A maioria dos servidores concursados da prefeitura votaram no Bernal. Agora não reclamem do erro que vcs fizeram.
 
Alexandre Rodrigues em 23/01/2013 18:03:04
Quem votou nesse prefeito queria mudança...,pois é já esta mudando.. ,com dengue,com redução do salário dos funcionários da própria prefeitura, nossa cidade já esta famosa na mídia, é isso ai, não reclamem, isso é só o começo................aguardem que mais novidades virão.
 
Mara da Silva em 23/01/2013 17:45:02
O QUE MAIS ME DEIXA TRISTE FOI A MAIORIA DESTE PESSOAL QUE TRABALHA NA PREFEITURA TER SEUS COMPROMISSOS, E AGORA COMO FICA A SITUAÇÃO DESTE POVO MEU DEUS! PENSO QUE É UMA FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO QUE VOTOU NESTE BERNAL. TENHO VERGONHA DE SER CAMPOGRANDENCE... FORA BERNAL!!!! FORA SE POSSIVEL MUDE DE CAMPO GRANDE
 
ely monteiro em 23/01/2013 17:23:46
Gratificação não é salário. Os trabalhadores da prefeitura de Campo Grande precisam se mobilizar para fazer de fato uma carreira justa onde o salário seja real. Gratificação você não leva pra aposentadoria. Gratificação pode ser retirada a qualquer momento, anoitece mas não amanhece.
 
Ana Cristina Ferreira em 23/01/2013 16:41:02
Pois é, minha gente!
Além de ralarmos nessa Prefeitura, POIS MUITA HÁ MUITA GENTE CAPACITADA E TRABALHADORA, só falta agora o Bernal tirar todo o abono do nível 14, daí nossa "IMENSO SALÁRIO" será maravilhosoooooooooo! E agora ele está com esse papo de nos pagarmos no 5º dia útil!!!!!????? Que palhaçada é essa?????
ACORDA GALERA DA PREFEITURA!!! TO VENDO QUE VAI TER GREVE EM BREVE!
 
Melissa Araújo em 23/01/2013 16:28:34
Sr, Valmir concordo em partes com seu comentário, tem sim muitos funcionários da Seleta ganhando bem e se encostando na Prefeitura, tem também aquele povo que acha que porque passou em concurso público não precisa fazer mais nada. Fato! Penso que concursados deveriam sim poder ser dispensados ou demitidos quando necessário ai as coisas mudariam bem, mas o Sr há de convir que tem muito funcionário ralando nessa prefeitura para ganhar 200,00 por mês, pois com os descontos que são absurdos se ele utilizar o "convênio" é isso que recebe um funcionário. As coisas precisam mudar sim, tem muita gente trabalhadora no setor público que também merece um pouco de atenção e respeito.
 
Anna Gonçalves em 23/01/2013 15:54:14
SENHORES SERVIDORES VG MUITOS DOS SENHORES,GANHAM MAIS DO MERECEM VG ALGUNS NEM SÃO CONCURSADOS PT QUER GANHAR MELHOR VAI RALAR NA INICIATIVA PRIVADA VG TRABALHAR AOS SABADOS E ATENDER BEM OS CIDADÕES PT MUITAS VEZES EU FUI NA ATEND. CENTRAL E FUI MAL ATENDIDO COM FUNCIONÁRIOS TATALMENTE DESPREPARADA E SEM EDUCAÇÃO PT
 
valmir barbosa em 23/01/2013 15:42:12
Engraçado isso o salario dos vereadores aumenta horores e dos que trabalhan de verdade diminui , estranho.
 
valmir da silva em 23/01/2013 15:41:25
Só que ningem reparou que o salario vai começar a ser pago no quinto dia util, é Bernal axo que muita gente quebrou a cara com vc. Como dizia mudança pode ser pra pior.
 
Renato Oliveira em 23/01/2013 15:40:24
E o Bernal? Esta me saindo melhor que a encomenda!! Para tomar uma decisão dessas o prefeito so pode estar vivendo em outra GALAXIA!! Ele deve residir na FREELANDIA aonde e tudo de GRATIS. Pouca vergonha!!
 
edilene rocha em 23/01/2013 15:40:21
e o bernal??? acho que ja esta mostrando o despreparo para administrar uma cidade kkkkkkkkkkk....bom que pena ele esta reduzindo o salario mas vcs estao colhendo o que plantaram ...nao queriam mudança ??? antes de mudar deveriam ter se certificado de quais seriam as mudanças....estava tao bom antes ...vcs vao sentir saudades do Nelsinho trad que pagava em dia kkkkkkkkkkkkk
 
samuellen vieira de souza em 23/01/2013 15:27:55
Concordo com a Anna Gonçalves, trabalho na Prefeitura a quase 17 anos, e o que vejo é que o difícil acesso "provimento", só é pago para Professores, diretores, equipe técnica, e o restante dos funcionários, não trabalham na mesma escola?, pq não tem direito?, será que não fazem parte da educação?, vamos analisar isso aí Senhor Prefeito!!
 
Irandir Gomes em 23/01/2013 15:12:06
Começaram as mudanças, até porque não era isso que a população esperava do novo prefeito? A baderna esta no ar!! Sera que o salario do novo prefeito tambem vai diminuir?
 
klevilson de souza em 23/01/2013 15:03:33
bom de mais esse salario .>>! pra fica jogando paciencia em quanto a fila tá kilométrica!!!
muito bem pago , recebo a mesma coisa e ainda ralo o dia todo !! pede pra sair , ou vai estudar pra ter mais conhecimento e automaticaamente ganha mais dinheiro !!! #éoqueacho
 
carlos Hoff em 23/01/2013 14:42:40
Quem mandou votar? tatu não sobe em poste,alguém colocou lá;é só o começo! aguardem mais bombas.........
 
Marcia Pereira Santini em 23/01/2013 14:16:17
Isso porque é um prefeito que trabalha para as "PESSOAS", a educação é só um detalhe!!!!
 
Claudia da Silva em 23/01/2013 14:08:50
Se o Bernal não arrumar o salário base dos administrativos esse ano, a Prefeitura vai parar. Esperem pra ver. Acham que é fácil a maioria dos servidores ter salário bruto de 700 reais e com os descontos, o salário cair pra 600 reais líquido todo mês? Acham mesmo que é possível viver com isso? Em empresas privadas, fazendo a mesma função uma pessoa ganha R$ 1.200,00. É uma vergonha esse salário da Prefeitura. Tem que equiparar isso, urgentemente, se ele não quiser uma paralisação geral.
 
Paulo Miranda em 23/01/2013 13:47:17
Quem mandou votar no Bernal...
 
Patricia Andrade em 23/01/2013 13:45:43
Para ganhar mais o jeito será tornarmos vereadores rs rs
 
Lourdes Rezende em 23/01/2013 13:40:36
Olha esses servidores querem tbem ganhar sem fazer nada. so ficam conversando e as filas imensa. vou la fazer um negocio falam entra na internet e tira, se eu to la porque nao tenho internet e nem sei mecher como vou tirar. mandam ir em lan house. se eles nao querem trabalhar tem que ganhar so o salario. ta certo seu prefeito isso mesmo gratificação so pra quem quer trabalhar. fora os de licensa medica né.
 
marcos dias em 23/01/2013 13:05:21
para informar o tal secretário de administração só para variar não resolveu nada, e a atual administração tinha conhecimento sim da bonificação pois o secretário da semre informou a cada servidor no dia 07 que não iriam perder a bonificação, e eles acreditaram que pena.
para aqueles que estão criticando a ação dos servidores esses devem ser os novos beneficiados do Bernal . cuidado Bernal esses servidores que foram prejudicados tem familias e eles tambem tem titulos de eleitor, 4 anos passam bem rapidinho.
alguém comentou do chefe da central de atendimento, ha sim , ainda não tem assim como muitos setores da prefeitura.
 
maria da silva em 23/01/2013 13:02:31
E O BERNAL???????
começou a mostrar para o que veio......
 
Luiz Duarte em 23/01/2013 12:54:18
ESTOU SENTINDO CHEIRO DE GREVE...
 
Danilo Aquino em 23/01/2013 12:48:26
E o Bernal?
Ta gerindo a prefeitura...rsss. Um desrespeito dos vereadores e prefeito. Seus salários 15 mil e 21 mil, respectivamente, e servidores recebendo pouco mais que um salario minimo. Vergonha isso!!!
 
paulo gomes em 23/01/2013 12:43:33
ata então as promessas de campanha não podemos acreditar mesmo.Vamos lembra que o congelamento do iptu é promessa de campanha.
 
elizete miranda em 23/01/2013 12:42:50
A realidade é que o salário do administrativo da PMCG é uma vergonha em todas as secretárias, lembrando que o funcionamento depende exclusivamente deste profissional. Na SESAU ganha-se um pouco mais mesmo, mas pode-se dizer que são 2 empregos dia e noite!!! Resultado funcionários escravos dos plantões e doentes por ficarem dias sem dormir!
 
olivio ribeiro de paula filho em 23/01/2013 12:30:45
Que palhaçada é essa prefeito Bernal! Se quer fazer contenção de despesas, comece reduzindo a contratação de tantos assessores parlamentares que ficam sugando a Prefeitura, aliás o Diário Oficial só aparece nomeação de assessor parlamentar. Cortar a bonificação do Pró-Funcionário é muita falta de respeito com os funcionários.
Acorda SISEM, não se pode permitir tal absurdo!
 
ana carolina gouveia em 23/01/2013 12:30:26
Pois é, até agora o Bernal não disse quando vai pagar os salários... será que vai continuar no 2º dia útil????
 
Jaqueline Souza em 23/01/2013 12:19:56
Isto é uma vergonha, acorda prefeito chega de botar culpa nos outros, tome medidas logica e pacifica, pois estas categorias tem que ser respeitada. Este cargo eletivo e assim, as pessoas assume, não respeita os funcionarios. Acorda bernal. Este secretarios tem que ter autonomia se nao a Vaca esta indo para brejo.
 
daniele lima em 23/01/2013 12:11:21
É isso ai... pra quem votou no Bernal, taí a resposta dele com o povo!!
 
gislaine mendes da silva em 23/01/2013 12:02:39
Muito bom para que todos da categoria acordem e lutem por melhoria deste salário. Só quatrocentos e cinquenta? como assim? Eles são mais eficientes que os outros? Queremos justiça e portanto queremos bonificação para todos da categoria. Acorde SISEM, estamos acompanhando.
 
Mari clotilde em 23/01/2013 11:59:28
em contrapartida, a SESAU, torna-se a bem quista da pmcg.com plantoes em postos de saude a r$200,00, em media cada funcionario perfaz cincos plantoes, como tambem recebe a mesma importancia por sindicancia.Onde esta a justiça perante o restante do funcionalismo.
 
gisele sanches em 23/01/2013 11:57:42
Que falta de respeito com o povo. Pedimos licença para resolvermos nossos problemas na prefeitura e nos deparamos com esse tipo de situação. Não colocaram ninguem para acolher o povo e dar uma satisfação.É uma verdadeira bagunça, é secretario que diz não saber de nada, é chefe que fica tentando justificar dizendo que é culpa da outra gestão e o povo de novo pagando o pato. Por favor prefeito, administre para as pessoas, começando a valorizar seus funcionários, revendo esse salário , que se duvidar é menor que de um mirim.
 
Danny Cruz em 23/01/2013 11:55:42
Espero que o sindicato faça algo por todos da categoria, pois não vamos aceitar bonificações só para atendentes da central de atendimento. Estamos acompanhando o Sindicato. Estamos de olho.
 
Cellia Martins em 23/01/2013 11:48:42
Olha eu concordo que a casa tem que ser arrumada na prefeitura sim mas como sempre a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco! Por exemplo na educação as escolas mais distantes tem uma gratificação por difícil acesso, mas esse beneficio só é pago a professores, equipe técnica e diretores. Os funcionários da limpeza, monitores de alunos, assistentes administrativos e merendeiras que ganham salário minimo NÃO RECEBEM ou seja só que não precisa tem gratificação então que se moralize isso ou TODOS tenham direitos ou NINGUÉM, na prefeitura anterior só a "Elite" era privilegiada com bonificações e gratificações. Cansei de ver servidor passar necessidade. Se for para moralizar parabéns ao prefeito mas se for para mudar os "escolhidos" então...