A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

21/03/2013 11:58

Criação da CPI da Saúde gera confusão na Câmara dos Vereadores

Mariana Lopes e Luciana Brazil

A sessão desta quinta-feira (21), na Câmara dos Vereadores, teve confusão e bate boca entre os parlamentares da base do prefeito, Alcides Bernal (PP), e vereadores da oposição. A polêmica se deu por causa da apresentação do requerimento  de criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar denúncias de desvios na aplicação dos recursos públicos da Saúde. O documento foi elaborado pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS) e pelo vereador José Orcírio, o Zeca do PT. 

Para a CPI ser criada, o requerimento precisa ter, no mínimo, a assinatura de 10 vereadores. Porém, até o momento, apenas 7 deles assinaram, sendo todos da base aliada ao prefeito, exceto o vereador Paulo Pedra (PDT), que é da oposição.

O líder do prefeito, Marcos Alex (PT), se recusou a assinar o documento, alegando que precisava analisar melhor a necessidade da CPI. O vereador imediatamente foi remendado pelo colega Zeca do PT, que o criticou principalmente pelo cargo que ele ocupa.

Segundo a vereadora Luiza, a CPI foi solicitada pelo Conselho Curador da Fundação Carmen Prudente, Hospital do Câncer. “A Câmara tem responsabilidade pela aplicação dos recursos públicos”, defendeu a parlamentar.

O pedido veio ontem, após o escândalo envolvendo diretores do Hospital do Câncer, do Hospital Universitário e da Santa Casa, que são acusados de desvio de diversos recursos públicos, envolvendo inclusive a participação da clínica particular Neorad, pertencente a Adalberto Abrão Siufi, que chegou a ser preso.

Eles são acusados de superfaturar a cobrança dos serviços em até 70% acima da tabela prevista pelo SUS, pagar por tratamento de paciente morto, remunerar parentes na direção com altos salários e contratar as próprias empresas para a prestação dos serviços.

Para a oposição, a CPI servirá apenas para desviar a atenção da incompetência do prefeito, Alcides Bernal (PP), em administrar a cidade. “Eu não vou assinar o requerimento porque isso vai ser bandeira política”, justificou o vereador Elizeu Dionízio (PSL).

Segundo o parlamentar, dos 79 requerimentos solicitados na Prefeitura, apenas 15 foram respondidos. “Nós vamos pedir e documentos e a comissão não terá todos os documentos e a Polícia Federal vai concluir o inquérito antes da conclusão da CPI, ou seja, não vai resolver nada”, prevê Elizeu.

Já assinaram o requerimento os vereadores Cazuza (PP), Chocolate (PP), Eduardo Romero (PTdoB), Zeca do PT, Paulo Pedra, Alceu Bueno (PSL), além da vereadora Luiza.

A esperança da base aliada era de conseguir as assinaturas dos vereadores Gilmar da Cruz (PRB), Ayrton Araújo (PT) e Chiquinho Telles (PSD), que na última hora desistiu de assinar. “A carroça está passando na frente dos bois”, justificou Chiquinho.



santa palhaçada essa CPI não servirá para nada ou apenas para investigar o governo do próprio Bernal, o outro Prefeito já não tem mais mandato seus atos agora será julgado pelo TC, quando o Bernal assumiu deveria ter feito esse levantamento, não fez, incompetência pura.
 
milton romanini em 21/03/2013 12:51:05
SE OS VEREADORES NÃO ASSINAR,
NÃO TEM IMPORTÂNCIA.
MAS NÓS A POPULAÇÃO,
VAMOS FAZER UM ABAIXO ASSINADO,
E CONSEGUIR ESTA CPI.
CHEGA DE ROUBO,
A SAÚDE DO POVO NÃO MERECE ISTO.
 
fabio de melo em 21/03/2013 12:40:14
VAMOS DEIXAR A ´INCOMPETÊNCIA´ DO NOSSO PREFEITO DE LADO E VAMOS VER SE NOSSOS VEREADORES SÃO COMPETENTES E ASSINAR LOGO ESTA CPI, PARA PROVAR PARA A POPULAÇÃO DE CAMPO GRANDE A VERDADE E O MERECIMENTO DO NOSSO VOTO.
 
fabio de melo em 21/03/2013 12:36:01
Nessa disputa entre executivo e legislativo municipal, o único derrotado é o povo de Campo Grande, que confiou em ambos e está sendo deixado em ultimo plano, cada um defendendo interesses próprios e de seus partidos. Eu estou com vergonha.
 
CESAR M. CASTRO em 21/03/2013 12:23:28
Sempre admirei o trabalho da atual vereadora Luíza Ribeiro. Em todos os cargos e instituições públicas pelo qual passou sempre deixou seu traço de competência e compromisso. Parabéns, já vem mostrando a que veio nesse primeiro mandato. Serve de exemplo aos seus colegas da câmara.
 
Pedro Alves Netto em 21/03/2013 12:13:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions