A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

17/04/2011 12:25

Crianças e pais disputam lugar com sujeira na avenida Afonso Pena

Vivianne Nunes
Sem perceber o perigo logo ao lado, mãe senta criança em canteiro sujo (Foto: Simão Nogueira)Sem perceber o perigo logo ao lado, mãe senta criança em canteiro sujo (Foto: Simão Nogueira)
Crianças e garrafas de bebidas alcoólicas no mesmo espaço de lazer (Foto: Simão Nogueira)Crianças e garrafas de bebidas alcoólicas no mesmo espaço de lazer (Foto: Simão Nogueira)

Um cenário de muitos contrastes. É o que se pôde observar na manhã de hoje em um dos eventos voltados para o lazer em Campo Grande.

Durante o evento Domingo no Parque, promovido pela Funesp (Fundação Municipal do Esporte e do Lazer) os canteiros da Avenida Afonso Pena estavam tomados por garrafas de bebidas alcoólicas, latas, petis, copos plásticos e muita sujeira que se misturava aos passos apressados das crianças.

A reportagem do Campo Grande News esteve no local e constatou a sujeira esparramada pelo chão, muitas vezes próximo ou, ao lado dos cestos de lixo colocados a disposição da comunidade, em uma prova clara de que, além da falta de infraestrutura para a limpeza da área, há também, a falta de conscientização das pessoas que usam o local.

O bancário Edivandro Maiolo Marques estava nos Altos da Afonso Pena participando do evento na companhia da esposa e da filha de sete anos e lamentou a sujeira.

“É a segunda ou terceira vez que eu venho com a família, acho um evento bacana, mas precisa de cuidados”, afirmou. Para ele, a ‘bagunça’ deixada no local é responsabilidade dos freqüentadores noturnos da Avenida mais movimentada de Campo Grande.

A dona de casa Luciene Quintanilha, lembra que o horário de ir com as crianças até o parque é no período da manhã.

Isso porque mais tarde, segundo ela, o local fica intransitável, referindo-se aquilo que ela chamou de ‘baixaria’ por conta dos carros de som com altos volumes e grupos de jovens que se reúnem para ingerir bebidas alcoólicas.

Milena Martins foi ao Parque para levar os dois filhos e reclama da situação encontrada (Foto: Simão Nogueira)Milena Martins foi ao Parque para levar os dois filhos e reclama da situação encontrada (Foto: Simão Nogueira)

Sentada com uma das filhas em baixo de uma das tendas armadas próximo aos canteiros, Milena Martins retirou das mãos da menina de apenas um ano, um pedaço de uma garrafa de cerveja que havia sido jogado no local.

“A gente não fica sossegada com isso. As pessoas não respeitam o local, não sabem jogar lixo no lixo”, afirmou.

O chefe da divisão de Esporte e Lazer da Funesp, Luis Soares Garcia Júnior, afirmou em entrevista ao Campo Grande News que uma reunião já foi agendada para amanhã às 7h30min na Secretaria de Obras do Município para tratar deste assunto. “Queremos desenvolver um projeto em conjunto com o Meio Ambiente, também para a conscientização das pessoas”, afirmou.

Segundo ele, a situação da Avenida será levada ao conhecimento das autoridades para que os servidores se mobilizem em limpar o local antes e depois do evento. Apenas hoje, cerca de cinco mil pessoas podem ter passado pelo evento.



o assunto trata da falta de eduação da população "CAMPO GRANDENSE", não se pode generalizar todo mundo q frequenta os altos da afonso pena como vagabundo e desocupado, pois ali tmbm frtequentam muitos pais com filhos para andar de bicicleta principalmente em dias de muito calor, eu por exemplo sou frequentadora assidua, mas se quer ingiro bebida alcoolica, e fico sim ate tarde mas levo "meu lixinho" no carro pra ser jogado em casa pois não encontro lixeiras no local. Ali é um local de lazer, o q deve ser mudado é a educação da população!
 
Eloise dos S. Freitas em 18/04/2011 10:34:11
Além da sujeira nas vias principais, também cena de bêbados juvenis inconsequentes é uma ofensa à população. Essa sociedade peca tanto em educação quanto em moralidade. Moro em frente a Orla Morena, é um absurdo ver á tarde jovens fumando maconha, bebendo e deixam o rastro de "rebeldia" pela via, onde transitam crianças, idoso e até mesmo animais,
 
Caroline Figueira em 18/04/2011 10:21:04
A falta de educação dos campo-grandenses é de mais; esse problema não e de hoje que acontece. O pior que quem deixa essa sujeira são pessoas que vem de qualquer lugar de Campo Grande ate os ricos tem a sua parcela de culpa. Eu acho que essa atitude porca e por que faltam praças em vários bairros de Campo Grande. Se você for a Afonso Pena depois que amanhecer você vai achar ate camisinha, fora as embalagens de vários produtos, garrafas de suco e de cerveja. Já não chega a violência nos autos da Avenida agora a sujeira esta tomando conta também.
 
Edson Garcia em 18/04/2011 08:44:52
AQUELES BANDO DE ATOA QUE FICAM NOS ALTOS DA AFONSO SABADO E DOMINGO ANOITE DEVERIAM RECEBER EDUCAÇÃO E MULTAS PELO SOM ALTO E LIXO DEIXADO NO CHÃO.
 
JEAN LUIZ em 18/04/2011 08:37:00
Pessoal só sabe reclamar nos comentários, mas duvido que cada um faz sua parte.
Se cada uma das pessoas fizessem sua parte, nada disso estaria acontecendo.
 
Moacyr Neto em 18/04/2011 08:34:05
Com uma só palavra eu encerro a discussão: "Berço!".
 
Fábio Garcete de Almeida em 18/04/2011 08:27:41
O Problema não é limpar...
E sim manter limpo...

As pessoas tem que se consientizar de que todo espaço é nosso (da população).
É triste ver a situação do local...
 
Nazil de Campos em 17/04/2011 12:47:12
PASSEI POR ESTE LOCAL NA MADRUGADA DE HJ E AQUILO QUE SE VIA AOS DOMINGOS NOS ALTOS DA AFONSO PENA AGORA É AOS SABADOS A NOITE, SE ESTENDENDO ATÉ ALTAS HORAS DA MADUGADA DE DOMINGO, É POR ISSO QUE ESTA SUJEIRA TODA, TEM QUE COLOCAR UM POSTO FIXO DA GURDA MUNICIPAL NESTE LOCAL,
 
LUCAS em 17/04/2011 12:45:16
É lamentável esta situação de lixo na cidade, agora culpar o poder público por não limpar, é maior ainda.
O povo que é sem caráter e sem educação, lembrando que educação vem de casa. Eu sou pai de três jovens, ensinei a eles o seguinte: Filhos, se você não encontrar lixeira para por o lixo porque o Poder Público não os coloca, faça a tua parte, traga o lixo para casa e coloque na nossa lixeira, pois no dia seguinte o caminhão de lixo vai passar, pega e joga o lixo na beira da rodovia. (isto é no lixão).
 
Roberto Motta em 17/04/2011 06:14:38
Com a proibição da vendas bebidas nas conveniência e postos de combustivel, os beberrões levam pra lá, e a farra continua kd a fiscalização pra coibir esta falta de respeito?
 
Felipe Salinas em 17/04/2011 05:31:39
isso td e so uma questao de educção pois se ta sujo e pq os mal educados jogam sujeira ali, e com certeza os filhos deles farao a mesma coisa amanha....
 
lucyneide santos em 17/04/2011 04:54:57
este é o cenario e resultado da falta de educação destas pessoas,o problema não é limpar e sim manter limpo,de que adianta a prefeitura colocar lixeiras a cada esquina e o povo mal educado( não generalizando) mas não só os campograndense e sim boa parte do povo brasileiro é mal educado q quando esta fora do país nos envergonha com sua falta de civismo e educaçao,deviam fazer uma coisa colocar uns guardas q quando vissem alguem a jogar lixo no chão apitasse q nem aquelas buzinas de animais com o som dos porcos kkkk,assim quem sabe com a vergonha q passa a pessoa não repetisse mais em ser porcalhhão,atenção prefeituras é uma boa idéia kkk
 
regiane yasmim em 17/04/2011 04:51:58
Concordo com o Lucas, pq não põe um posto fixo da guarda municipal. avenida, e que estes fiquem fazendo ronda??? pq o prefeito não coloca também postos fixos da guarda municipal ao lon go da via morena, com rondas 24hs??? FALTA GESTÃO PÚBLICA NESTA CIDADE DE MAL-EDUCADOS. se aca que não são mal-educados simplesmente pegue seu carro e dê uma volta pela cidade, vc vai entender o que digo.
 
Marcos Cézar em 17/04/2011 04:17:00
Concordo que a população é mal educada, incluse vejo mtas pessoas jogando lixos de seus carros direto nas ruas, pessoas tbm descartando o lixo até em bueiros, como se td essa campanha relacionando as echentes ao entupimento dos bueiros fosse infundada,uma voltinha pela períferia e a constatação é mto triste de entulho de contrução, móveis,animais mortos etc. desprezados nos terrenos baldios,margem dos corregos, canteiros, praças etc.alem desse descarte irracional tem os que teimam em queimar lixo, poluindo o ar e acabando com a saúde do vizinho,quase tds as noites ficamos c/as portas trancadas por causa da fumaça e olha que o tempo seco ainda está por vir, infelizmente temos que fazer a nossa parte influenciando nossa família e amigos e a prefeitura precisa distribuir lixeira pela cidade, inclusive nesses locais de grande concentração de pessoas e onde houver eventos.
 
Felipe Oliveira em 17/04/2011 04:07:25
OSWALDO BENITES, CONCORDO COM VOCÊ REALMENTE. COPA DO MUNDO AQUI? ISSO ACONTECEU NOS AUTOS DA AV AFONSO PENA, JA PENSOU SE A MÍDIA RESOLVE MOSTRAR A SUJEIRA DOS BAIRROS MAIS DISTANTES? COPA DO MUNDO DAQUI? kkkkkkk...ATÉ PARECE!!!!!
 
Edna Rodrigues em 17/04/2011 02:53:44
Não é de hoje que o campograndense, não são todos, não tem educação, e ainda queiramos te copa do mundo por aqui!
 
Oswaldo Benites em 17/04/2011 02:18:37
A Prefeitura faz sua parte, limpando a avenida antes e depois do evento, colocando toda a infraestrutura necessária, tais como brinquedos, tendas, banheiros químicos, lixeiras, pessoal treinado, mas ainda não dispões de mecanismos, além da orientação, que incutam na cabeça das pessoas que usam os espaços públicos, que aquilo é de todos e como tal deve ser preservado. Chato ver que a mídia pouco ou quase nada fala da beleza do evento, da alegria das crianças e pais, preferindo sempre a crítica.
Poderia com a força que tem fazer tantas campanhas institucionais, quanto necessárias fossem, visando conscientizar a população, afinal, manter a cidade limpa é um dever de toda comunidade.
 
Sérgio Rabello de Almeida em 17/04/2011 02:15:21
ISSO NÃO É NOVIDADE PARA CMPO GRANDE. ESTA CAPITAL É SUJA COM UM POVO MAL EDUCADO QUE NÃO DÁ A MÍNIMA PARA O QUE É EDUCAÇÃO DE UM MODO GERAL, ÍSTO É O REFLEXO DE UM GOVERNO EM IGUAL CONDIÇÃO, SEM EDUCAÇÃO. ESTE FATO DIVULGADO OCORRE NO MEIO DA "ALTA SOCIEDADE", FREQUENTADORES DA AV. AFONSO PENA ONDE O USO INDISCRIMINADO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, GERAM CONSEQÜENTEMENTE VANDALISMO E LIBERTINAGEM. FALTA MUITO PARA SER UMA CAPITAL. ACOOOOOOORRRRDA CAMPOGRANDENSES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
ROBERTO SANTOS. em 17/04/2011 02:13:26
Acabo de voltar do evento. É a 1°vez que vou e achei muito bom, porém acredito que poderia ser melhor.
O calor da nossa Morena é um fator que deveria ser levado em consideração.
Se vesse uma forma de levar esse evento para o perído da tarde (apartir das 16:30), levando em consideração que o publico alvo são crianças e o calor das 10:00hs é muito grande.
Sabemos que nesse horário que sugeri a avenida é tomada por 'jovens' (pra não dizer arruaceiros em sua maioria).

Talvez um outro local para o evento num domingo a noite..

Qnt a sujeira, falta educação para que esse lixo seja jogado nas lixeiras que ESTÃO LÁ.

Em todo caso, um projeto muito bom!
 
Larissa Almeida em 17/04/2011 01:37:07
A avenida afonso pena suja? Que milagre, pois o prefeito só se preoculpa com a limpeza do centro da cidade, pois nos bairros é uma vergonha a sujeira, ele acha que somente os populares dos bairros chiques de Campo Grande pagam iptu!!!!!!!!!!!!!
 
RODRIGO MARETO em 17/04/2011 01:18:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions