A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/04/2011 17:01

Com pronto-socorro lotado, Santa Casa apela a pais que levem crianças ao posto

Jorge Almoas e Viviane Oliveira
Crianças com virose esperam desde às 14h atendimento na Santa Casa. (Foto João Garrigó)Crianças com virose esperam desde às 14h atendimento na Santa Casa. (Foto João Garrigó)

Só na manhã desta sexta, 26 crianças estavam internadas por problemas respiratórios no Pronto Socorro da Santa Casa, o maior hospital de Mato Grosso do Sul. À tarde a cena se repete e para diminuir a superlotação do PS, a Santa Casa está apelando aos pais que procurem os postos de saúde antes de irem ao hospital.

Já na entrada no Pronto Socorro é possível ver crianças com os pais a espera de atendimento. Todos reclamam que não encontram pediatras nos postos.

Alessandra Soares, de 26 anos, levou Giovana de 1,8 ano ao hospital. Três horas depois, eles ainda esperavam, a menina com febre por conta da gripe. "É o terceiro dia que ela está assim. Já levei ao posto, mas só deram remédio. Aqui podem fazer um raio x".

Luzirene da Silva, 29 anos, apareceu com Luiz Claiton da Silva, também com o mesmo quadro. Mora em uma chácara e o posto de saúde mais próximo é o das Moreninhas, mas só tem pediatra a noite"

O número de internações de hoje é mais que o dobro das internações realizadas ontem. Segundo funcionários da Santa Casa, o tempo seco durante a semana gerou surto de viroses causando tosse, febre e mal-estar

Nos postos de saúde, os pacientes passam por triagem e consulta prévia, que pode identificar a causa do problema e receitar medidas de controle.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, na primeira semana de abril foram atendidas 561 crianças no Pronto Socorro, número 33% maior que o registrado em março, quando foram 419 atendimentos. No começo do mês, foram 50 internações.

No hospital, a pediatria responde por 70% dos atendimentos.

A cozinheira Vânia Fonseca chegou às 14 horas com o filho Ryan Gabryel, de 4 anos, também com febre. Ela conta que procurou o posto de saúde 24 horas do Aero Rancho, mas também não encontrou pediatra.

"Aqui, pelo menos, tenho certeza que ele será atendido", comenta.



isso e um absurdo, acredito q se o dinheiro publico fosse melhor empregado principalmente na saude ,o atendimento seria bem melhor os hospitais seriam melhores equipados e a santa casa nao estaria em uma situacao dessas, aqui em ponta por aond moro olha so oque ta acontecendo ,,,a saude um caos e ao mesmo tempo esta sendo contruido um Parque "Parque dos Ervais " com um custo de 22 milho~es é isso mesmo 22 milhoes de reais ISSO SIM EU ACHO UM ABSURDO...quem precisa de um parque com esse custo ,,,sendo que nossos hospitais , postosn de saude ,,,em estado precario ,,,,acredito que se os recursos do governo fossem melhor aplicados a saude e educacao estariam em melhor situacao.....
 
Rubens oliveira em 09/04/2011 07:56:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions