ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

De areia a fralda, cerca de 800 toneladas de lixo vão parar no esgoto anualmente

Resíduos sólidos são retirados nas estações de tratamento de esgoto nas unidades Los Angeles e Imbirussu

Aletheya Alves | 02/01/2022 12:09
Parte do lixo retirado da rede coletora de esgoto em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)
Parte do lixo retirado da rede coletora de esgoto em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)

Em 2021, cerca de 800 toneladas de resíduos sólidos, que vão de areia até fraldas, foram retirados do esgoto em Campo Grande. Conforme a concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto na Capital, Águas Guariroba, toda essa quantidade de lixo não deveria ser depositada na rede coletora e gera problemas.

Além de areia e fraldas, gordura, preservativos, absorventes e embalagens plásticas estão entre os resíduos retirados nas estações de tratamento. Coordenador de operações de esgotamento sanitário, Renato Ozório Vilela explica que todo o lixo é coletado durante as etapas iniciais do tratamento de esgoto.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A rede coletora de esgoto capta o esgoto nas residências e encaminha para a rede de tratamento. Primeiro, vai para uma estação elevatória e depois, segue bombeado até a estação. Há gradeamento nas estações elevatórias e também nas estações de tratamento", explica.

De acordo com Renato, existem três redes com funções distintas. A primeira é para abastecimento de água potável, a segunda é para coleta de esgoto e a terceira é destinada para drenagem de água pluvial. Todas as 800 toneladas de lixo são referentes à segunda rede.

Antes de chegarem até as unidades de tratamento e serem retirados da rede, os resíduos podem provocar diversos problemas. Renato explica que canos podem ser entupidos e parte das galerias obstruídas, “as fraldas, por exemplo, incham, assim como absorventes. Já a gordura vai se fixando nas paredes do encanamento e, por isso, muitas vezes, há vazamentos”.

Separação dos resíduos sólidos é feita inicialmente através de gradeamento. (Foto: Kísie Ainoã)
Separação dos resíduos sólidos é feita inicialmente através de gradeamento. (Foto: Kísie Ainoã)

Após passar pelas chamadas estações elevatórias, antes do tratamento e de chegar às estações, grande parte do lixo segue o caminho. Ao chegar nas estações de fato, os resíduos passam por separação e são retirados da água.

Em seguida, toda a quantidade é despejada em caçambas, que são destinadas ao aterro sanitário. Conforme Renato explica, grande parte do lixo poderia ser reciclado, como embalagens plásticas, mas devido ao descarte incorreto no esgoto é levado ao aterro.

Sistema de esgotamento - Atualmente, a rede coletora de esgoto abrange mais de 80% de Campo Grande. Todo o esgoto coletado é tratado em duas estações, sendo a Los Angeles e a Imbirussu.

Terra e areia são separadas durante processo nas estações de tratamento. (Foto: Kísie Ainoã)
Terra e areia são separadas durante processo nas estações de tratamento. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias